A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, informa que às 23h59 desta quarta-feira, 12 de dezembro, o sinal analógico de TV será desligado em 395 cidades do interior paulista. A decisão foi tomada pelo Gired, (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização dos Canais de TV e RTV) liderado pelo presidente da Anatel Leonardo Euler de Moraes, e homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A partir de agora, São Paulo torna-se o primeiro estado brasileiro com sinal de TV aberta 100% digital.
Com o objetivo de informar e orientar a população sobre essa mudança, além de campanhas em TV, rádio, impressos, portais, redes sociais e do trabalho nas ruas, a Seja Digital realizou centenas de eventos e ações de mobilização social. Foram mais de 900 mobilizadores e antenistas que trabalharam em mutirões de agendamentos e instalação dos equipamentos que dão acesso ao sinal digital. As Caravanas da TV Digital, por exemplo, percorreram cidades da região, impactando milhares de pessoas que puderam tirar dúvidas e receber orientação sobre como preparar seus aparelhos de TV para receber o sinal digital.
“O trabalho no interior de São Paulo, que em número de cidades é a maior região por onde a Seja Digital já passou, foi uma emocionante aventura que buscou apoiar 7 milhões de pessoas e 2,5 milhões de domicílios. O desafio de atingir todas as casas demandou agilidade para mobilizar cada canto das cidades. Foi um trabalho de formiguinha levando apoio, acolhimento, orientação e escuta para entregar com afeto um benefício para quem mais precisava, além de informação para todos, garantindo assim o direito de assistir gratuitamente TV de qualidade”, comenta Cecília Zanotti, gerente de mobilização da Seja Digital.
Juntamente com as prefeituras parceiras, cerca de 1,5 mil servidores foram capacitados para atuar como multiplicadores, levando informação às comunidades por meio do trabalho de campo. O atendimento à população também foi realizado em pontos como os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de diversas cidades. “Foi muito bacana participar de todo este processo de acesso à informação e cultura e ver a felicidade no rosto das pessoas ao verem a programação pelo sinal digital. A televisão é praticamente o único meio de diversão de muitas famílias e, principalmente, de idosos”, conta Luciana Martins Tridico, gestora da Assistência Social de Monte Aprazível, na região de Votuporanga.
A aposentada Maria dos Ângelos da Silva Gonçalves, moradora de Araçatuba, é um exemplo. “O processo de desligamento foi muito divulgado aqui na minha cidade. Eu fui muito bem atendida quando fui ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para agendar a retirada dos equipamentos. Estou muito feliz, pois a imagem da minha TV está muito melhor e eu não precisei pagar nada por isso”, disse. Já Laurides de Fátima Macedo recebeu atendimento em sua casa, no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba. “A equipe passou em casa e foram todos simpáticos e muito bem identificados com uniformes. Facilitou minha vida e agora a imagem da minha TV está ótima”, afirma.
Até o momento, mais de 780 mil kits foram distribuídos gratuitamente pela Seja Digital às famílias de menor renda da região. A entidade continuará distribuindo os equipamentos por pelo menos mais 30 dias. As famílias que retiraram e instalaram o kit ainda concorreram a prêmios da Instalação Premiada, promoção criada pela Seja Digital. Cem cartões pré-pagos no valor de R$2 mil foram sorteados.
A moradora de Jaú, município da região de Botucatu, Lilian Cristina Lemos, de 36 anos, foi uma das ganhadoras. Lilian instalou os equipamentos sozinha e ficou muito feliz com a qualidade da TV digital. “Cheguei em casa e foi muito simples instalar, segui as orientações e deu tudo certo. A qualidade da imagem e do som melhorou em 100%, não tem nem comparação”, completa.
Para quem precisava comprar os equipamentos, a entidade realizou a Mega Ação Digital, evento que aconteceu simultaneamente em mais de 50 cidades da região, em parceria com mais de 250 lojas. Durante os dias 19 e 20 de outubro, a população teve a oportunidade de adquirir conversores, antenas e TVs digitais em condições especiais.
“Com essa fase do interior, o estado de São Paulo completa o desligamento de suas 645 cidades, atingindo 44 milhões de habitantes”, completa Cecília Zanotti, gerente de mobilização da Seja Digital. A expectativa é que a região siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento: o site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita).
Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.