Quarta-Feira
2 de Dezembro de 2020
Dia Nacional do Samba. Dia Panamericano da Saúde  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Se você está percorrendo o caminho de seus sonhos, comprometa-se com ele!"
(Paulo Freire)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Informes sobre a sucessão à Reitoria da UFSCar
O Processo na Justiça Federal, a Contestação da UFSCar e a Situação Atual

clique para visualizarUFSCar
5 de Novembro de 2020

Uma Ação Judicial, de autoria dos docentes da UFSCar candidatos a reitor e vice pela Chapa 1, foi impetrada na 2ª Vara da Justiça Federal de São Carlos (Processo 5001619-42/2020.4.03.6115), solicitando, dentre outros, a "nulidade das listas tríplices".
Ao tomar ciência, a Procuradoria Regional Federal da 3º Região (PRF3) encaminhou ofício à Procuradoria Federal Junto a UFSCar (PF-UFSCar) notificando sobre a Ação Judicial, e solicitando subsídios para elaborar a defesa da UFSCar. Na mesma data a PF-UFSCar encaminhou a solicitação à Reitoria da UFSCar, para que fossem providenciados os referidos subsídios para a defesa. A Reitoria respondeu à PF-UFSCar através do Ofício nº 259/2020/GR, encaminhando uma descrição objetiva de todos os procedimentos adotados no processo de sucessão à Reitoria, bem como documentos comprobatórios (deliberações do ConsUni, Edital e Resultado da Pesquisa Eleitoral, etc).
A Procuradoria Regional Federal da 3º Região (PRF3) apresentou então, em 16/10/2020, a Defesa da UFSCar na referida Ação Judicial, solicitando que "seja indeferido o pedido de liminar", que seja decretada "total improcedência do pedido", dentre outras solicitações.
A Justiça Federal então promulgou Decisão Liminar no dia 22/10/2020, determinando a suspensão da Lista Tríplice, e determinando à UFSCar notificar o MEC de tal suspensão. De imediato a UFSCar dá conhecimento ao MEC através do Ofício nº 287/2020/GR e divulga Comunicado a toda a Universidade.
Ainda no âmbito desta Ação Judicial, em 26/10/2020 o docente da UFSCar candidato a reitor pela Chapa 2 protocolou Recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região - TRF3 (5029389-22.2020.4.03.0000), solicitando efeito suspensivo à decisão da justiça de primeiro grau, porém o pedido foi indeferido, segundo informado pelo próprio autor do recurso. O mesmo docente apresentou em 24/10/2020 Representação pedindo à UFSCar para que esta solicitasse a suspensão dos efeitos da decisão que suspendeu a lista tríplice.
Devido a denúncias recebidas, o Ministério Público solicitou à UFSCar, em três momentos, informações e documentos sobre a sucessão à reitoria: Notícia de Fato nº 1.34.023.000102/2020-85, cuja Resposta da UFSCar ocorreu pelo Ofício nº 233/2020/GRNotícia de Fato nº 1.34.023.000113/2020-65, respondida pela UFSCar pelo Ofício nº 125/2020/GR; e ainda Notícia de Fato nº 1.34.023.000146/2020-13, respondida pelo Ofício GR n° 303/2020/GR.
O MEC enviou à UFSCar o Ofício N° 414/2020/CGGE/DIFES/SESU/SESU-MEC, solicitando esclarecimentos e documentação complementar. A UFSCar respondeu através do Ofício nº 252/2020/GR, contendo um relato dos procedimentos adotados e documentos.
Foi recebido pela Reitoria da UFSCar Ofício do candidato a reitor pela Chapa 1 com "solicitação de informações e requerimento de investigação formal e oficial sobre a confiabilidade do resultado da pesquisa eleitoral e segurança associada". A matéria será encaminhada para apreciação pelo ConsUni, responsável pela Pesquisa Eleitoral.
A Reitoria recebeu o Ofício nº 54/2020/CCBS solicitando a discussão pelo ConsUni das questões relativas a Ação Judicial, além de outros temas pertinentes a sucessão à Reitoria. Assim, a discussão será incluída na pauta da reunião do ConsUni do dia 06/11/2020.No momento, a UFSCar aguarda ser notificada de decisão de mérito por parte da justiça federal.
A atuação da UFSCar no âmbito desta Ação Judicial foi fornecer os subsídios necessários para a elaboração da Defesa da UFSCar pela Procuradoria Federal. Além disso, a UFSCar notificou ao MEC e à Comunidade Universitária quanto a decisão judicial provisória, tão logo tomou conhecimento. Não coube à UFSCar nenhuma decisão a respeito da Contestação da Ação: a UFSCar não escolheu o procurador federal que faria a Contestação, tampouco decidiu sobre os argumentos ou pedidos que seriam incluídos. A UFSCar tão somente forneceu subsídios para a elaboração da Contestação da Ação - que é o cabível e usual para a situação. 
Todas as matérias referentes a sucessão à Reitoria que requeiram deliberação, continuarão sendo trazidas para apreciação do ConsUni, como ocorreu ao longo de todo o processo, e a Comunidade continuará sendo informada prontamente das futuras decisões provenientes da Justiça. 
Encaminhamentos do Momento
O mandato da atual Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, termina no dia 07/11/2020. Já o mandato do atual Vice-reitor, Walter Libardi, termina no dia 13/11/2020. Considerando a incerteza quanto a nomeação do novo reitor (definitivo ou pró-tempore) até o final dos mandatos, a atual Reitoria está buscando orientação com a Procuradoria Federal Junto a UFSCar, quanto aos procedimentos mais indicados para a situação.  A UFSCar está, também, em diálogo com o MEC. Para tranquilidade da Comunidade, a UFSCar tomará todas as medidas a seu alcance para o melhor prosseguimento de suas atividades.
A Reitoria também está buscando dialogar com todas as partes envolvidas, visando construir soluções consensuais, tendo em vista o interesse comum, de todos os envolvidos, pelo bem da Universidade. Para que as atividades tenham plena continuidade mesmo mediante troca de gestão, foram elaborados 40 relatórios de transição, 4 reuniões gerais e 10 reuniões em áreas especificas, propiciando à nova gestão tomar ciência quanto às atividades em andamento e quanto às que requerem atenção em curto e médio prazos.
Em momento de disputas políticas e jurídicas envolvendo membros da Comunidade, é natural que as pessoas manifestem suas opiniões, favorável ou desfavoravelmente a uma parte ou outra. Mas é fundamental que estas manifestações não carreguem violência ou intolerância a pensamentos divergentes. A violência não é aceitável em nenhuma de suas formas, e a intolerância não é compatível com ambiente de pluralidade de ideias, como a Universidade.
A atual gestão da Reitoria da UFSCar, que está encerrando seu mandato em novembro de 2020, ratifica seu compromisso com a transparência, segurança jurídica, diálogo entre as partes envolvidas, diálogo com o MEC e, como não poderia deixar de ser, com a autonomia universitária.
Aos que quiserem informações mais detalhadas, e links para os principais documentos de todo o processo de sucessão à Reitoria, seguem abaixo. Com serenidade, superaremos, passo a passo, cada um dos desafios.

Wanda Hoffmann
Reitora da UFSCar

Walter Libardi
Vice-Reitor da UFSCar

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como Funciona a Sucessão na Reitoria da UFSCar e nas demais IFES
A sucessão na reitoria da UFSCar e nas demais Instituições Federais de Ensino Superior - IFES ocorre da seguinte forma: as Instituições escolhem três nomes, encaminham estes nomes em uma Lista Tríplice ao Ministério da Educação - MEC, que então providencia a nomeação de um dos três indicados, para o cargo de reitor. A Lista Tríplice deve ser elaborada por um Colégio Eleitoral composto pelo Conselho Superior da Universidade, ou outro colegiado que o englobe. Antes da reunião do Colégio Eleitoral a Universidade pode optar por fazer uma Consulta a toda a Comunidade Universitária, para identificar suas preferências quanto a quem deve ser o(a) próximo(a) reitor(a). A principal legislação que rege este processo é o Artigo 16º da Lei Nº 5.540, de 28 de novembro de 1968 e sua regulamentação através do Decreto 1.916 de maio de 1996.

A Pesquisa Eleitoral
Antes de elaborar a Lista Tríplice, a UFSCar optou por realizar uma Pesquisa Eleitoral, conforme sua tradição democrática. As discussões sobre o processo a ser adotado tiveram início no dia 24 de abril de 2020, em reunião do Conselho Universitário - ConsUni. A discussão foi ampliada para outras instâncias da Universidade, e então discutida novamente no ConsUni nos dias 22 de maio, 5 de junho, 17 de junho e 18 de junho de 2020. A pauta e as deliberações de todas as reuniões do Conselho Universitário encontram-se disponíveis no site da Secretaria dos Órgãos Colegiados - SOC.
Na reunião do ConsUni do dia 18 de junho foi aprovado Edital para realização da Pesquisa Eleitoral visando identificar as preferências da comunidade universitária com relação aos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da UFSCar no exercício 2020-2024. Para maior segurança, foi solicitado parecer da Procuradoria Federal junto à UFSCar (Parecer no. 00080/2020/CONS/PFFUFSCAR/PGF/AGU), que analisou o Edital e atestou a adequação jurídica dos procedimentos propostos para a Pesquisa Eleitoral.  
Na Pesquisa Eleitoral foram inscritas três candidaturas: a Chapa 1, cujo candidato a reitor era o Prof. Dr. Fernando Manuel Araújo Moreira; a Chapa 2, cujo candidato a reitor era o Prof. Dr. Adilson Jesus Aparecido de Oliveira; e a Chapa 3, tendo como candidata a reitora a Profa. Dra. Wanda Aparecida Machado Hoffmann. As três candidaturas foram homologadas pelo Conselho Universitário. O resultado da Pesquisa Eleitoral teve a Chapa liderada pelo Prof. Adilson J. A. de Oliveira como a mais votada, e foi homologado pelo Conselho Universitário em 11/08/2020, através do Ato Administrativo 63.
A definição dos procedimentos, homologação das candidaturas e dos resultados, e todas as demais decisões acerca da Pesquisa Eleitoral foram realizadas pelo Conselho Universitário - ConsUni.

A Lista Tríplice
Após a finalização do processo de consulta à comunidade e da homologação do resultado pelo Conselho Universitário, em 21 de agosto de 2020 o Conselho Universitário reuniu-se novamente, e decidiu - através do ato administrativo 68 - constituir o Colégio Eleitoral com todos os membros do Conselho Universitário, convocar o Colégio Eleitoral para o dia 28/06/2020, e seguir as regras estabelecidas pela Resolução 29. Estas regras, adotadas também em processos eleitorais anteriores da UFSCar, previam a indicação de candidatos no momento da reunião do Colégio Eleitoral (Art. 5º). 
Colégio Eleitoral reuniu-se no dia 28/08/2020 com a presença de 45 docentes (72%), além de 17 técnico-administrativos e estudantes (28%). No início da reunião o Parecer n° 00097/2020/CONS/PFFUFSCAR/PGF/AGU foi analisado, porém nenhum dos membros do Colégio Eleitoral propôs a adoção do Parecer, e consequente alteração nos procedimentos. Assim, a reunião do Colégio Eleitoral prosseguiu conforme os procedimentos aprovados anteriormente pelo ConsUni (Resolução ConsUni 29).
A primeira etapa dos trabalhos consistiu das indicações para o cargo de Reitor. Foram feitas 3 (três) indicações orais pelos membros do Colegiado: Prof. Dr. Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, Profa. Dra. Ana Beatriz de Oliveira, e Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins. Nenhuma outra indicação ou inscrição foi realizada pelos presentes. Em seguida foram verificadas as credenciais dos indicados a Reitor, e concluiu-se que todas as candidaturas satisfaziam aos critérios legais.
Em votação uninominal para classificar os candidatos, foram computados 49 (quarenta e nove) votos para o Prof. Dr. Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, 8 (oito) votos para a Profa. Dra. Ana Beatriz de Oliveira e 4 (quatro) votos para o Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins. A lista tríplice seguiu a ordem decrescente de votos, sendo o mais votado colocado em primeiro lugar e o menos votado colocado em terceiro lugar na Lista Tríplice. Com o mesmo procedimento foram indicados para compor a lista de candidatos a Vice-Reitor: Prof. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis (51 votos), Prof. Dr. Ernesto Chaves Pereira de Souza (6 votos) e Profa. Dra. Jeanne Liliane Marlene Michel (4 votos). Os resultados foram documentados na Ata dos Trabalhos da Mesa Eleitoral e na Ata da Reunião do Colégio Eleitoral.
No dia 03/09/2020, a Lista Tríplice foi encaminhada ao Ministério da Educação através do Ofício nº 229/2020/GR. O encaminhamento ocorreu dentro do prazo previsto na legislação - Decreto 1916/1996 Art. 9º.
Também no que se refere a Lista Tríplice, todos os procedimentos, votações e demais decisões foram realizadas pelo ConsUni e/ou pelo Colégio Eleitoral constituído pelos mesmos membros do Conselho Universitário - ConsUni.

Imagens relacionadas:

   
 
Compartilhe essa notícia
Faça um comentário
sobre esta notícia
    Envie/indique esta
notícia por email
 
         

publicidade
1
2
3
4
5
slide


:: Últimas Notícias
Engenheiros do DAEE vistoriam Córrego do Mineirinho
O prefeito Airton Garcia recebeu na manhã desta terça-feira (1º/12), no Paço Municipal, a visita do chefe de gabinete do Departamento de Águas e Energia ...
UFSCar realiza XI Encontro da Graduação em Filosofia
De 1 a 4 de dezembro, ocorre o XI Encontro da Graduação em Filosofia da UFSCar, com o tema "Política, subjetividade e verdade em tempos de pandemia". O evento ...
2º Desafio UFSCar premia projeto de atendimentos a vítimas de violência
A segunda edição do Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo premiou três projetos com impacto social na categoria Startup - Minha, Ybitec e Fila Digital -, ...
UFSCar reforma e destina espaço à arte, à cultura e a esportes
O "Espaço de Cultura Corporal" da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi planejado para reunir atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer ...
Região de São Carlos continua na fase amarela do Plano SP
O governador do estado de São Paulo, João Doria, anunciou a décima quinta atualização do Plano São Paulo, durante coletiva de imprensa no Palácio dos ...
Lucão Fernandes destaca que São Carlos precisa da ajuda dos governos Estadual e Federal
Representando o Poder Legislativo, desde a noite desta quinta-feira (26), o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Lucão Fernandes, está acompanha de perto ...
Secretaria de Transporte e Trânsito alerta para a nova resolução do CONTRAN
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito informa que o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN – publicou a resolução nº 805 que dispõe sobre ...
Testes Rápidos de HIV e sífilis podem ser realizados a partir desta terça-feira
O Centro de Atendimento a Infecções Crônicas da Prefeitura de São Carlos “Ana Cláudia Lucato Cianflone” (CAIC) realiza durante essa semana, como parte da ...
Após alagamentos e inundações, Prefeitura decreta Estado de Emergência
O decreto é essencial para que município inicie obras de recuperação dos estragos estruturais causados pelos alagamentos e inundações A Prefeitura Municipal ...
Pós-graduação em Psicologia realiza processo seletivo para doutorado
A partir de hoje, dia 9 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar está com inscrições abertas em processo seletivo para ...
ConsUni aprova moção de apoio à nomeação Pró-Tempore da atual Reitora
Na última sexta-feira (6 de novembro), o Conselho Universitário (ConsUni), órgão deliberativo máximo da UFSCar, reuniu-se em caráter extraordinário. ...
Conselho Universitário da UFSCar decide elaborar novas Listas Tríplices
Em Reunião Extraordinária realizada no dia 06/11/2020, o Conselho Universitário da UFSCar (ConsUni) decidiu "anular o processo eleitoral para a gestão ...
Inscrições abertas para os cargos de Reitor e Vice-Reitor da UFSCar
A Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, por meio de seu Conselho Universitário, torna público o "Edital de Convocação de Interessados em Apresentar ...
ACISC repassa mais R$65 mil para a Santa Casa de São Carlos
A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) repassou na manhã desta segunda-feira, 09 de novembro, mais R$ 65 mil para a Irmandade Santa Casa de ...
Procon São Carlos realiza audiência por videoconferência
O PROCON São Carlos, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Governo, iniciou nesta sexta-feira (06/11), a realização de audiências por meio de ...
Futsal Feminino de São Carlos se classifica para as quartas de final da liga nacional
A equipe de São Carlos está classificada para as quartas de final da Liga Nacional de Futsal Feminino. A classificação saiu após vencer por 6X3 a equipe de ...
EdUFSCar seleciona originais para publicação
A Editora da UFSCar (EdUFSCar) divulgou o resultado do Edital 2019, por meio do qual foram selecionados oito originais que serão publicados nos próximos meses. Ao todo, foram ...
Pesquisa identifica parasita que causava doenças em ossos de dinossauros
Uma pesquisa desenvolvida na UFSCar, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), identificou o parasita causador de uma ...
SINDSPAM parabeniza São Carlos pelos seus 163 anos
...
SINDSPAM realiza rodada de entrevistas com os Candidatos a Prefeitura de São Carlos
O Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (SINDSPAM) realizou entre os dias 26 e 30 de outubro, uma série de entrevistas com os candidatos ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2020 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.