A Câmara Municipal promoveu na última segunda-feira - Dia Nacional da Consciência Negra - no Teatro Municipal, a entrega oficial dos títulos de cidadania honorária de São Carlos a João Carlos Cassiano e Digenir Chaves Fugazza, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município e notável atuação em prol do movimento negro e da economia solidária. A sessão foi presidida pelo vereador Djalma Nery (PSOL), autor do decreto legislativo que regulamentou as homenagens. Estiveram presentes as vereadoras Raquel Auxiliadora (PT) e Professora Neusa (Cidadania).
Djalma destacou que João Carlos e Digenir são inspiradores para as novas gerações, “pessoas que dedicaram suas vidas à luta social, ao combate ao racismo e à educar a sociedade a seu redor”. A solenidade contou com uma apresentação do Coral Eu Canto minha África, seguido por uma breve apresentação das Batalhas de Rima da cidade, representando o movimento Hip-hop de São Carlos.
João Carlos Cassiano, natural de Taquaritinga, nascido em 27 de agosto de 194, João Carlos Cassiano é bacharel em direito e ativista do Movimento Negro desde a década de 60. Fundador do Movimento Negro, presidiu a Câmara Nacional de Participação e Desenvolvimento dos Afro-Brasileiros. Atualmente se dedica ao artesanato afro, tendo ativa militância no movimento negro.
Digenir Chaves Fugazza, natural de Mirandópolis, nascida em 1° de dezembro de 1944, é contadora e ativista da luta do Movimento da Economia Solidária. Radicada em São Carlos desde 1994, presidiu o Conselho Municipal de Economia Solidária e desenvolveu o projeto “Empoderando Mulheres”, oferecendo curso de costura para mulheres em situação de vulnerabilidade. Atualmente integra o Conselho Municipal da Comunidade Negra e preside a Associação Uniarte.