A prefeitura municipal de São Carlos, publicou no Diário Oficial, a abertura de licitação na modalidade tomada de preços, para contratação de uma empresa que irá executar a construção do Centro Municipal de Educação Infantil, Cemei Antônio Cotrim, no bairro São Carlos Oito.
Essa é uma das oito pré-escolas que serão construídas em São Carlos, financiadas pelo Governo Federal, através do FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, todas com previsão de entrega até o final de 2011.
O último balanço do FNDE, divulgado na semana passada, mostra que somente 39 de 2.003 creches e pré-escolas no Brasil com verbas liberadas foram construídas nos últimos três anos.
Para o fundo, que é vinculado ao MEC, Ministério da Educação, as prefeituras que recebem o dinheiro e constroem as unidades, são as responsáveis pela demora.
Procurado pelo Jornal da InterSom, o secretário de Planejamento e Gestão Municipal de São Carlos, Rosoé Donato, disse que das oito pré-escolas, três estão em construção, duas em processo de licitação para contratação de empresa, e outras três em licitação para a terraplanagem.
O secretário de Planejamento e Gestão Municipal de São Carlos, declarou que a falta de preparo da empresa para executar uma obra é, na maioria das vezes, a responsável pela demora, onde a multa por desistir do processo pode chegar até 20% no valor da obra. “Na verdade, nós temos um volume de obras muito grande feita pela esfera pública e privada. O país se encontra em um franco desenvolvimento. Muitas empresas ao ver grandes possibilidades de contratação, elas entraram em várias concorrências ao mesmo tempo e de repente, elas necessitaram de um capital muito maior de giro e não estavam preparadas pra isso”, declarou.
Rosoé Donato, garantiu ainda, que a construção das pré-escolas ainda está dentro do cronograma estabelecido pelo Governo Federal.
Os bairros que receberão as futuras pré-escolas são: Ipanema, Douradinho, São Carlos Oito, Santa Felicia, Itamaraty, e três no Cidade Aracy, com valor total de investimento de R$ 8 milhões.
Ainda segundo o secretário de Planejamento e Gestão Municipal de São Carlos, as obras de reforma da creche Mãe Comerciaria, localizada na rua Sete de Setembro, que deverá atender cerca de 70 crianças, estão em processo final.