Terça-Feira
20 de Fevereiro de 2018
Criação do Correio Aéreo Nacional  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Uma boa gargalhada e um sono descansado são as duas melhores curas."
(Provérbio inglês)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Matemática, estatística e computação consolidam-se como ferramentas fundamentais para melhorar as práticas do setor produtivo

clique para visualizarUSP São Carlos
11 de Dezembro de 2017

Um programa de pós-graduação pioneiro da USP, em São Carlos, mostra que é possível aproximar a Universidade do setor produtivo; primeiro formando aprimorou modelo utilizado no mercado financeiro        

É a segunda vez que Daniel Rodrigues vem ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Embora esteja concluindo um percurso de três anos como aluno de pós-graduação do Instituto, ele só esteve aqui quando entregou a cópia impressa de sua dissertação de mestrado e agora, no momento em que faz a defesa oral de seu projeto.

Analista de risco no Itaú-Unibanco, Daniel sonhava com a possibilidade de realizar um programa de mestrado de alta qualidade desde que ingressou no banco, em julho de 2010: “Mas era difícil encontrar uma opção em que fosse possível conciliar a pesada carga horária de trabalho com o curso, de modo que pudesse me dedicar às duas atividades”.

Por isso, quando surgiu a oportunidade de ingressar na primeira turma do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), em 2014, Daniel não pensou duas vezes. “Com as aulas sendo ministradas em São Paulo, casou exatamente com o que eu buscava”, revela o recém-mestre. “Foi uma surpresa muito boa para mim a abordagem que o programa teve, com os professores da USP direcionando o curso para um lado bem acadêmico e, sem perder a identidade da proposta, fazendo uma conexão com as necessidades atuais da indústria”, completa.

Daniel foi o primeiro a passar pela etapa final da jornada pelo MECAI. Ele apresentou a dissertação de mestrado na manhã do dia 22 de setembro. Depois dele, outros seis pós-graduandos do programa submeteram seus projetos à avaliação e, junto com Daniel, formam o grupo dos primeiros formados pelo MECAI.

Começo dos desafios – Do lado oposto ao projetor em que Daniel expõe a pesquisa que desenvolveu ao longo desses três anos, na ampla sala onde se reúne a Congregação do Instituto, estão os quatro pesquisadores que avaliarão o projeto, diante de uma ampla mesa. Entre eles, está Francisco Louzada, professor do ICMC que orientou Daniel e, antes da defesa começar, diz emocionado: “É a primeira vez que participo de uma banca formada apenas por meus ex-alunos”. A seu lado estão Adriano Suzuki e Katiane Conceição, ambos professores do ICMC, e José Augusto Fiorucci, que é pós-doutorando do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp, no campus de São José do Rio Preto.

Depois da apresentação de Daniel, Louzada diz que se sente orgulhoso por perceber que seus alunos evoluíram ao longo do tempo, mas que não deixaram de lado os ensinamentos que receberam, pois continuam pesquisando e publicando. Ao que tudo indica, Daniel dará continuidade a essa tradição porque também pretende continuar os estudos. “Espero que surja uma oportunidade de doutorado parecida com o MECAI. Estou envolvido em iniciativas para tentar aproximar a indústria das universidades e pretendo conversar bastante com o pessoal do programa, pois percebi que esse sentimento é mútuo”.

De fato, aproximar a USP do setor produtivo é um dos principais desafios que motivaram a criação do programa, tanto que a iniciativa está ligada ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI), sediado no ICMC. “Houve sempre uma dificuldade em promover esse diálogo entre as instituições acadêmicas e as empresas”, explica a professora Ellen Francine, que foi coordenadora do MECAI até novembro.

Segundo Ellen, um dos principais diferenciais dos mestrados profissionais é, exatamente, possibilitar que quem já está inserido no mercado de trabalho possa voltar para o contexto da universidade e da pesquisa. Dessa forma, surgem oportunidades para o desenvolvimento de projetos voltados a resolver problemas existentes dentro das empresas, por meio da realização de pesquisas aplicadas aos locais em que os profissionais atuam.

Reduzindo riscos – O projeto de Daniel – intitulado Aplicação de medidas de causalidade na geração de cenários de Monte Carlo como alternativa para precificação de contratos de opções – é um exemplo das contribuições que o campo da estatística pode trazer ao mercado financeiro. O professor Louzada conta que modelos estatísticos tradicionais empregados atualmente na área de finanças podem ser inadequados para estimar o valor futuro de ativos, o que aumenta, consequentemente, o risco de prejuízos. “O projeto de Daniel mostra o quanto é relevante buscarmos novos modelos estatísticos, que sejam alternativas para os modelos tradicionais, levando em consideração as relações entre diferentes ativos”, diz Louzada.

Grosso modo, a pesquisa realizada por Daniel apresenta uma metodologia estatística para a obtenção de projeções futuras aplicadas a um ativo financeiro, nesse caso trata-se da precificação de opções. Ele acredita que o estudo abre possibilidades para que a instituição em que trabalha, o Itaú Unibanco, evolua nos cálculos de risco: “Esses cálculos fornecem informações cruciais para a administração da empresa e também podem viabilizar operações que, sem essas estimativas, o Banco não faria”.

Ao mostrar que é possível promover evolução das técnicas que o mercado usa atualmente e projetar cenários futuros que forneçam um embasamento adequado para a tomada de decisões de negócios, a pesquisa de Daniel reforça quanto aproximar a Universidade do setor produtivo pode trazer vantagens para todos.

Além das finanças – A professora Ellen explica que a primeira ênfase oferecida aos alunos do MECAI foi voltada à área financeira. Porém, ao longo dos quatro anos de existência, o programa evoluiu e verificou-se a necessidade de propiciar uma formação mais abrangente. Por isso, para as turmas seguintes foi oferecida a ênfase em ciência de dados, que possibilitou abarcar a área médica, o agronegócio e a governança empresarial.

Além disso, as aulas da primeira turma foram ministradas na cidade de São Paulo, mas as demais turmas cursaram as disciplinas no ICMC. “Agora, os alunos têm aulas em São Carlos às sextas-feiras. Temos alunos que vêm de São Paulo, Ribeirão Preto e notamos uma grande demanda na região, o que não nos impede de eventualmente oferecer novas turmas com aulas na capital”, afirma Ellen.

Ela ressalta que, independentemente de onde as aulas são ministradas, há um esforço dos professores e dos alunos para concentrar as demandas em um único dia da semana, já que todos os estudantes trabalham. Mas isso não implica dizer que o nível de dificuldade é menor do que em um mestrado acadêmico.

Ao analisar os primeiros anos do MECAI, a professora destaca que a experiência tem sido muito positiva: “Houve uma evolução nas disciplinas oferecidas e no escopo de professores orientadores, pois agora temos mais pesquisadores de outras instituições, como a UFSCar e a Embrapa. Mas ainda estamos aprendendo com a experiência e queremos estabelecer parcerias mais efetivas com o setor produtivo”. A julgar pelos resultados alcançados nos primeiros quatro anos, não é preciso ser um estatístico para estimar os impactos positivos que o MECAI terá.

Imagens relacionadas:

publicidade
1
2
3
4
5
slide


:: Últimas Notícias
Confira a localização dos Radares Móveis de Velocidade desta terça-feira (20/02/2018)
Nesta terça-feira (20/02/2018), a fiscalização eletrônica de velocidade estará nos seguintes pontos: Radar 1 - Av. Trabalhador São-Carlense (Centro/Bairro) 60 ...
Casa do Trabalhador em São Carlos possui vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (19/02/2018)
A Casa do Trabalhador de São Carlos oferece vagas de emprego imediato para quem não tem ou quer mudar de emprego. Para concorrer a vaga é necessário a ...
Prefeitura vai realizar pagamento das rescisões dos funcionários da Suzantur a partir de segunda-feira
A Prefeitura de São Carlos comunicou nesta sexta-feira (16) ao Sindicato dos Empregados em Transporte Rodoviários, Urbanos, Fretamento, Intermunicipal e Suburbano de São Carlos ...
Senac São Carlos está com inscrições abertas para cursos de nível técnico
As qualificações abrangem as áreas de tecnologia da informação, arquitetura e urbanismo, beleza e estética, hotelaria e turismo, gestão e ...
Santa Casa recebe R$ 200 mil do deputado Sinval Malheiros para cirurgias eletivas do SUS
A emenda parlamentar está aprovada e depositada no Fundo Municipal de Saúde para utilização em 2018 A Santa Casa de São Carlos recebeu do deputado federal Sinval ...
Iguatemi tem novidade em espaço para crianças
As férias chegaram ao fim, mas o Iguatemi São Carlos continua com uma programação especial para as crianças e famílias que gostam de passar o tempo num ...
Casa do Trabalhador em São Carlos possui vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (16/02/2018)
A Casa do Trabalhador de São Carlos oferece vagas de emprego imediato para quem não tem ou quer mudar de emprego. Para concorrer a vaga é necessário a ...
Agentes Educacionais participam do 1º Encontro de Formação Profissional de 2018
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), iniciou nesta quinta-feira (15), no Centro de Formação dos ...
Airton Garcia acompanhou andamento das obras no Parque Novo Mundo nesta quinta-feira (15)
O prefeito Airton Garcia e os secretários de Educação, Nino Mengatti e de Obras Públicas, Reginaldo Peronti, juntamente com o vereador Edson Ferreira, acompanharam na ...
Mais de 700 atletas participam da 1ª Corrida de Carnaval
A 1ª Corrida e Caminhada de Carnaval foi um sucesso e mostrou que folia combina com esporte. Mesmo com tempo nublado, na manhã desta terça-feira (14), mais de 700 pessoas pularam ...
Prefeitura entrega carnês do IPTU 2018 no Residencial Eduardo Abdelnur e do São Carlos VIII
Os moradores do Residencial Eduardo Abdelnur e do São Carlos VIII receberam nesta quinta-feira (15), o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018. Para esses bairros, a ...
“Pantera Negra” estreia nos cinemas de São Carlos
A partir desta semana os cinemas de São Carlos exibirão o filme "Pantera Negra", confira abaixo a ficha completa do filme: Pantera Negra (Black Panther) Ação, ...
Surto de febre amarela evidencia risco de epidemias de outras doenças no Brasil
Pesquisador da UFSCar esclarece informações e alerta para o combate efetivo dos mosquitos transmissores De acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, no período ...
Confira o horário de funcionamento do Iguatemi São Carlos durante o Carnaval 2018
 Lojas do Shopping têm opções de fantasias para quem ainda não sabe o que vestir durante a folia São Carlos, 9 de fevereiro de 2018 – O Iguatemi ...
ACISC informa o horário do comércio durante o Carnaval 2018
Lojas estarão com horário especial para atender a demanda diversificada que o feriado proporciona. Por ser um dos feriados mais extensos do calendário, o Carnaval é uma ...
Atividades educativas e recreativas para crianças agitam a Área 2 da USP São Carlos
Uma semana bastante agitada em plenas férias escolares na Área 2 da USP São Carlos. Esse foi o cenário das tardes de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, quando o Campus ...
Olimpíada: Observatório abre inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Estão abertas as inscrições para os minicursos preparatórios para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica do Observatório Dietrich Schiel ...
Projeto de Tênis está com inscrições abertas no Elaine Viviani
O “Projeto Valor Social do Esporte: Tênis na Periferia” está com inscrições abertas para novos alunos. O projeto oferece aulas de tênis no Centro da ...
UFSCar recebe inscrições para pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo
Alunos que se inscreverem até o dia 15 de fevereiro têm 50% de desconto na matrícula O Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino ...
Kids Park Fazendinha: mais uma opção para a criançada no Iguatemi São Carlos
O Kids Park Fazendinha é a mais nova atração que chega ao Iguatemi São Carlos em fevereiro. De 6 de fevereiro a 31 de março, as crianças poderão ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2018 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.