Terça-Feira
22 de Janeiro de 2019
Fundação de São Vicente (1552)  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Um Guerreiro da Luz sabe que não pode prever tudo"
(Paulo Coelho)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Matemática, estatística e computação consolidam-se como ferramentas fundamentais para melhorar as práticas do setor produtivo

clique para visualizarUSP São Carlos
11 de Dezembro de 2017

Um programa de pós-graduação pioneiro da USP, em São Carlos, mostra que é possível aproximar a Universidade do setor produtivo; primeiro formando aprimorou modelo utilizado no mercado financeiro        

É a segunda vez que Daniel Rodrigues vem ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Embora esteja concluindo um percurso de três anos como aluno de pós-graduação do Instituto, ele só esteve aqui quando entregou a cópia impressa de sua dissertação de mestrado e agora, no momento em que faz a defesa oral de seu projeto.

Analista de risco no Itaú-Unibanco, Daniel sonhava com a possibilidade de realizar um programa de mestrado de alta qualidade desde que ingressou no banco, em julho de 2010: “Mas era difícil encontrar uma opção em que fosse possível conciliar a pesada carga horária de trabalho com o curso, de modo que pudesse me dedicar às duas atividades”.

Por isso, quando surgiu a oportunidade de ingressar na primeira turma do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), em 2014, Daniel não pensou duas vezes. “Com as aulas sendo ministradas em São Paulo, casou exatamente com o que eu buscava”, revela o recém-mestre. “Foi uma surpresa muito boa para mim a abordagem que o programa teve, com os professores da USP direcionando o curso para um lado bem acadêmico e, sem perder a identidade da proposta, fazendo uma conexão com as necessidades atuais da indústria”, completa.

Daniel foi o primeiro a passar pela etapa final da jornada pelo MECAI. Ele apresentou a dissertação de mestrado na manhã do dia 22 de setembro. Depois dele, outros seis pós-graduandos do programa submeteram seus projetos à avaliação e, junto com Daniel, formam o grupo dos primeiros formados pelo MECAI.

Começo dos desafios – Do lado oposto ao projetor em que Daniel expõe a pesquisa que desenvolveu ao longo desses três anos, na ampla sala onde se reúne a Congregação do Instituto, estão os quatro pesquisadores que avaliarão o projeto, diante de uma ampla mesa. Entre eles, está Francisco Louzada, professor do ICMC que orientou Daniel e, antes da defesa começar, diz emocionado: “É a primeira vez que participo de uma banca formada apenas por meus ex-alunos”. A seu lado estão Adriano Suzuki e Katiane Conceição, ambos professores do ICMC, e José Augusto Fiorucci, que é pós-doutorando do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp, no campus de São José do Rio Preto.

Depois da apresentação de Daniel, Louzada diz que se sente orgulhoso por perceber que seus alunos evoluíram ao longo do tempo, mas que não deixaram de lado os ensinamentos que receberam, pois continuam pesquisando e publicando. Ao que tudo indica, Daniel dará continuidade a essa tradição porque também pretende continuar os estudos. “Espero que surja uma oportunidade de doutorado parecida com o MECAI. Estou envolvido em iniciativas para tentar aproximar a indústria das universidades e pretendo conversar bastante com o pessoal do programa, pois percebi que esse sentimento é mútuo”.

De fato, aproximar a USP do setor produtivo é um dos principais desafios que motivaram a criação do programa, tanto que a iniciativa está ligada ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI), sediado no ICMC. “Houve sempre uma dificuldade em promover esse diálogo entre as instituições acadêmicas e as empresas”, explica a professora Ellen Francine, que foi coordenadora do MECAI até novembro.

Segundo Ellen, um dos principais diferenciais dos mestrados profissionais é, exatamente, possibilitar que quem já está inserido no mercado de trabalho possa voltar para o contexto da universidade e da pesquisa. Dessa forma, surgem oportunidades para o desenvolvimento de projetos voltados a resolver problemas existentes dentro das empresas, por meio da realização de pesquisas aplicadas aos locais em que os profissionais atuam.

Reduzindo riscos – O projeto de Daniel – intitulado Aplicação de medidas de causalidade na geração de cenários de Monte Carlo como alternativa para precificação de contratos de opções – é um exemplo das contribuições que o campo da estatística pode trazer ao mercado financeiro. O professor Louzada conta que modelos estatísticos tradicionais empregados atualmente na área de finanças podem ser inadequados para estimar o valor futuro de ativos, o que aumenta, consequentemente, o risco de prejuízos. “O projeto de Daniel mostra o quanto é relevante buscarmos novos modelos estatísticos, que sejam alternativas para os modelos tradicionais, levando em consideração as relações entre diferentes ativos”, diz Louzada.

Grosso modo, a pesquisa realizada por Daniel apresenta uma metodologia estatística para a obtenção de projeções futuras aplicadas a um ativo financeiro, nesse caso trata-se da precificação de opções. Ele acredita que o estudo abre possibilidades para que a instituição em que trabalha, o Itaú Unibanco, evolua nos cálculos de risco: “Esses cálculos fornecem informações cruciais para a administração da empresa e também podem viabilizar operações que, sem essas estimativas, o Banco não faria”.

Ao mostrar que é possível promover evolução das técnicas que o mercado usa atualmente e projetar cenários futuros que forneçam um embasamento adequado para a tomada de decisões de negócios, a pesquisa de Daniel reforça quanto aproximar a Universidade do setor produtivo pode trazer vantagens para todos.

Além das finanças – A professora Ellen explica que a primeira ênfase oferecida aos alunos do MECAI foi voltada à área financeira. Porém, ao longo dos quatro anos de existência, o programa evoluiu e verificou-se a necessidade de propiciar uma formação mais abrangente. Por isso, para as turmas seguintes foi oferecida a ênfase em ciência de dados, que possibilitou abarcar a área médica, o agronegócio e a governança empresarial.

Além disso, as aulas da primeira turma foram ministradas na cidade de São Paulo, mas as demais turmas cursaram as disciplinas no ICMC. “Agora, os alunos têm aulas em São Carlos às sextas-feiras. Temos alunos que vêm de São Paulo, Ribeirão Preto e notamos uma grande demanda na região, o que não nos impede de eventualmente oferecer novas turmas com aulas na capital”, afirma Ellen.

Ela ressalta que, independentemente de onde as aulas são ministradas, há um esforço dos professores e dos alunos para concentrar as demandas em um único dia da semana, já que todos os estudantes trabalham. Mas isso não implica dizer que o nível de dificuldade é menor do que em um mestrado acadêmico.

Ao analisar os primeiros anos do MECAI, a professora destaca que a experiência tem sido muito positiva: “Houve uma evolução nas disciplinas oferecidas e no escopo de professores orientadores, pois agora temos mais pesquisadores de outras instituições, como a UFSCar e a Embrapa. Mas ainda estamos aprendendo com a experiência e queremos estabelecer parcerias mais efetivas com o setor produtivo”. A julgar pelos resultados alcançados nos primeiros quatro anos, não é preciso ser um estatístico para estimar os impactos positivos que o MECAI terá.

Imagens relacionadas:

publicidade
1
2
3
4
5
6
slide


:: Últimas Notícias
Pesquisa avalia qualidade de vida de mães trabalhadoras
Uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO) da UFSCar, tem como objetivo verificar a associação entre uso do ...
Pesquisa da UFSCar recebe prêmio internacional de inovação em Materiais
Um trabalho desenvolvido no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) - sediado na UFSCar - recebeu o Prêmio Inovação 2018 da Nano-Micro Conference(Nano-Micro ...
Sindspam e Uniodonto lançam nova campanha de adesão com carência reduzida
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de São Carlos (Sindspam) e a Uniodonto, iniciaram mais uma campanha promocional. De 21 de janeiro até 19 de ...
ACISC convida para entrega dos prêmios de Natal
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), realizou no dia 28 de dezembro de 2018, o grande sorteio da promoção de Natal, que premiou 34 ...
Assembleia Legislativa convoca vereador Julio Cesar para assumir vaga de deputado estadual
 A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) convocou o  vereador Julio Cesar  para assumir uma vaga como deputado estadual por 40 dias, de 5 de fevereiro a 15 de ...
Praça do Jardim Pureza recebe limpeza a pedido do vereador Moisés Lazarine
O vereador Moisés Lazarine destacou que, em atendimento a pedido de sua autoria, a Prefeitura realizou na semana passada a limpeza da praça situada na rua Maestro João Seppe com ...
Robertinho Mori destaca evento alusivo ao Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa
O vereador Roberto Mori Roda (PSDB) destacou a importância da realização em São Carlos, neste dia 21 de janeiro, de evento alusivo ao “Dia Municipal de Combate ...
Após pedido da vereadora Cidinha, praça na Vila Brasília recebe serviço de limpeza
Atendendo ao pedido da vereadora Cidinha do Oncológico (SD), a Prefeitura realizou o serviço de limpeza da praça localizada na rua Venezuela, entre os bairros Vila ...
São Carlos pede ao presidente do Tribunal de Justiça uma vara especializada para Infância e Juventude
O prefeito Airton Garcia, acompanhado da secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques, e do Juiz da Segunda Vara Criminal, Cláudio do Prado Amaral, se ...
Educação: Projeto Férias começa quarta-feira
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, comunica que nesta quarta-feira, dia 23 de janeiro, tem início o Projeto Férias 2019. Esse ...
Nova política tarifária da Área Azul Digital de São Carlos entra em vigor em 28 de Janeiro
As novas tarifas da Área Azul Digital de São Carlos entrarão em vigor no dia 28 de janeiro. Os novos valores do estacionamento rotativo da cidade serão de R$0,95 (30 ...
Deborah Secco mostra os diferenciais do T-Cross em campanha digital da Volkswagen
A ação integra a campanha de pré-lançamento do modelo e ressalta suas tecnologias exclusivas, como o Park Assist 3.0 e o Detector de Fadiga  Assista aos vídeos ...
Escola de Verão em Química da UFSCar está com inscrições abertas
De 18 a 22 de fevereiro, o Departamento de Química (DQ) da UFSCar realiza a XXXIX Escola de Verão em Química "Prof. Dr. José Tércio B. Ferreira", com o ...
Edson Ferreira aponta risco de acidentes e pede reparos em asfalto no Jardim Botafogo
O vereador Edson Ferreira (PRB), protocolou na última terça-feira um requerimento à Prefeitura, solicitando providencias em relação aos buracos no asfalto da rua ...
Julio Cesar cobra agilidade no tapa buraco e cita cratera em frente à USF do Itamarati
O vereador Julio Cesar (PR) informou que vem recebendo diversos pedidos de providências na massa asfáltica em diversos bairros e cobrando um posicionamento mais ágil por parte da ...
Vereadora Cidinha pede serviço de limpeza no bairro Eduardo Abdelnur
A vereadora Cidinha do Oncológico (SD) protocolou nesta quinta-feira (17), indicação ao prefeito Airton Garcia para que determine ao setor competente a execução de ...
Preocupado com possível surto de dengue, Lucão agenda reunião para discutir medidas preventivas na cidade
O presidente da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes (MDB), e ex-presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, preocupado com um possível surto de dengue na ...
São Carlos recebe partida válida pelas quartas de final da Copa SP
A bola continua rolando no Estádio Luis Augusto de Oliveira (Luisão), em São Carlos. Nesta quinta-feira, dia 17 de janeiro, a partir das 19h15, a cidade recebe mais uma partida ...
Secretária de Gestão de Pessoas estreia PrefAOVIVO
A reestruturação administrativa foi o tema da primeira transmissão do PrefAOVIVO, um novo projeto da Prefeitura de São Carlos iniciado nesta quarta-feira (16), com uma ...
Escolas municipais recebem serviços de manutenção antes das voltas às aulas
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está realizando reparos em todas as unidades da rede municipal de ensino composta por 48 Centros ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2019 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.