Patrimônio Cultural: Perspectivas e Subsídios para a Formação de Arquitetos e Urbanistas. Esse é o tema da mesa-redonda que será realizada nesta quarta-feira, dia 29 de setembro, das 14 às 18 horas.
A finalidade do evento é debater o conteúdo didático sobre patrimônio cultural que será ministrado aos graduandos em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Essa será a primeira de duas mesas-redondas sobre o tema.
Os participantes serão:
- Profa. Dra. Anna Beatriz Ayroza, da Galvão Arquiteto, superintendente do IPHAN-SP, docente da FAU-UFBA, membro fundador e ex-diretora do DOCOMOMO-Brasil, pesquisadora da História da Arquitetura Moderna Brasileira.
- Prof. Dr. Lucio Gomes Machado Arquiteto, docente da FAU-USP, ex-conselheiro do CONDEPHAAT e do COMPRESP, pesquisador da História da Arquitetura Moderna Brasileira, autor do projeto de restauro e requalificação da Casa da Dona Yayá da USP, Cinemateca Brasileira, Estação Ciência e Hospedaria dos Imigrantes de Santos.
- Profa. Dra. Maria Angela C.S. Bortolucci, docente da EESC-USP, pesquisadora de Arquitetura Urbana e Rural Paulista, Arquitetura e Modos de Vida na transição dos séculos XIX e XX, Patrimônio Cultural.
- Arquiteto Victor Hugo Mori, do IPHAN-SP, conselheiro do CICOP e do ICOMOS, ex-Diretor Técnico e Chefe de Restauro do CONDEPHAAT, ex-conselheiro CONDEPASA, ex-Diretor Técnico e Superintendente Regional do IPHAN, autor de Arquitetura Militar – Um panorama histórico a partir do Porto de Santos e co-autor, com Carlos Lemos, de Patrimônio: 70 anos em São Paulo. Participou de muitos projetos e obras de restauração, incluindo: Aldeia de Carapicuíba, antiga “Casa das Caldeiras” da Fábrica Matarazzo, Escola Romão Pugliese de Ramos de Azevedo, Plano de Preservação do Centro Histórico de Itu, Capela Oitocentista de Ibiraci, Fazenda Aliança (S. João da Boa Vista), Castelinho no Outeiro de Santa Catarina (Santos), Casa do Trem Bélico (Santos), Igreja Matriz de Santana (Itanhaém), Sobrado do Porto (Ubatuba), Casarão do Chá em Mogi das Cruzes, Edifício da Rua Venceslau Brás junto à Praça da Sé (SP), antigo Jockey Club de Santos, Fortaleza da Barra Grande (Guarujá), Forte São João (Bertioga), Fortaleza de Itaipu (Praia Grande), antigo Colégio Campos Salles (futuro Museu Manabu Mabe) entre outros.
O evento, promovido pela CoC-ArqUrb, acontecerá no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP - Campus 1 - Av. Trabalhador são-carlense, 400.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9244