As pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio da Embrapa Instrumentação Agropecuária, São Carlos, SP estão levando pesquisadores da Unidade a cruzarem o Atlântico a convite de instituições internacionais, interessadas em firmar acordos de cooperação na área.
Na Alemanha, o chefe geral Luiz Henrique Caparelli Mattoso participou da delegação brasileira para discutir a implantação de um Laboratório Virtual (Labex) da Embrapa no país, na semana de 4 a 8.
Na Jordânia, o pesquisador Rubens Bernardes Filho participou da primeira missão brasileira para discutir acordo de cooperação técnico-científica com instituições daquele país.
O encontro ocorreu nos dias 4 e 5 de outubro nas dependências do Jordan Higher Council for Science and Technology, na capital, Amman, e foi coordenado pela Embaixada Brasileira e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) dos dois países. Ainda participou da missão brasileira a pesquisadora da Embrapa Recurso Genéticos e Biotecnologia, Maria de Fátima Grossi de Sá, e representantes do Instituto Nacional do Semiárido, Campina Grande -PB e do Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, localizado em Campinas-SP.
Pela Jordânia, estiveram presente pesquisadores do National Energy Research Center, National Center for Agricultural Research na extension Ministry of Energy & Mineral Resources and Water Resources Agency e Jordan Higher Council for Science and Technology.
De acordo com Bernardes Filho, durante a reunião representantes dos dois países fizeram uma apresentação de suas instituições, linhas de pesquisa desenvolvidas e possibilidades de cooperação entre eles. O pesquisador apresentou seminário sobre as pesquisas em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA) da Embrapa Instrumentação Agropecuária, participou de três reuniões e visitou institutos de pesquisa. "Foram iniciadas discussões para uma possível colaboração científica com as instituições de pesquisa da Jordânia nas áreas de energia renovável e tecnologia para regiões secas/desérticas, sendo esta uma prioridade nacional do país.
Bernardes Filho adianta que o próximo passo resultante desse encontro deverá ser uma visita técnica de pesquisadores da Jordânia à Embrapa e ao Instituto Nacional do Semiárido, prevista para ocorrer até março de 2011.
Embrapa Instrumentação Agropecuária
Rua XV de Novembro, 1452
São Carlos, SP - Brasil - CEP 13560-970
Fone: (16) 2107-2800
Fax: (16) 2107-2902