No mês da passagem da Tocha Olímpica por São Carlos, a reportagem do São Carlos Clube (SCC) conversa com Nenê Hilário. Em férias na cidade antes de atuar nas Olimpíadas Rio 2016, o atleta que acaba de assinar contrato com a Houston Rockets, aproveitou para treinar na Academia do Clube e relatar um pouco de sua trajetória no esporte.
Confira a entrevista exclusiva da São Carlos Clube:
1 - Você é um símbolo brasileiro em ascensão no esporte internacional. Mas como foi o início da sua carreira em São Carlos? Como tudo começou?
R: Minha carreira começou nas escolinhas do professor Nivaldo Carlos Meneghelli. Foi com ele que eu aprendi a jogar. O Meneghelli é uma pessoa muito especial em minha vida.
2 - Em que momento você percebeu que era o maior ídolo do basquete brasileiro? E como foi a sensação?
R: Eu não me vejo dessa forma, mas é um grande privilégio poder representar meu país e também ser um brasileiro na NBA.
3 - Neste ano olímpico teremos a satisfação de vê-lo brilhar em solo brasileiro. Qual a expectativa para as Olimpíadas no Brasil?
R: É uma grande honra e também serve como motivação, afinal, vamos jogar para o nosso povo, família e amigos.
4 - Voltando a sua carreira internacional... há quanto tempo você está fora do país? Pretende encerrar sua carreira nos EUA ou no Brasil?
R: Estou entrando na minha décima quinta temporada na NBA. É gratificante poder jogar na maior liga de basquete do mundo por tanto tempo. Eu ainda não fiz planos de onde encerrarei minha carreira, mas, enquanto isso, vou seguindo no basquete norte- americano.
5 - Fazendo um balanço da sua gloriosa carreira no basquete, o que os EUA agregou?
R: Eu cheguei aos Estados Unidos ainda muito jovem. Sou grato a todas as pessoas que lá conheci, às pessoas que fazem parte da minha vida e que me ajudaram a ser o homem que sou hoje.
6 - Como você avalia o sucesso dos brasileiros no NBA?
R: Temos um número recorde de nove brasileiros na NBA, o que mostra o talento dos nossos atletas e também o quanto podemos crescer ainda mais. Isso é só o começo!
7 - Sempre que está em férias, sua presença é certa na Academia do SCC. Como você avalia nossa estrutura?
R: A estrutura da Academia do SCC é excelente para fazer o trabalho muscular necessário durante minhas férias aqui no Brasil. É sempre com grande satisfação que visito o SCC, que já faz parte da nossa história aqui em São Carlos.
8 - Para terminar, deixe uma mensagem aos atletas que ainda engatinham na modalidade. Qual o conselho do Nenê? Qual caminho nossos jovens atletas devem seguir para se tornarem referências futuras no basquete?
R: Trabalhem forte, escutem os mais velhos e os treinadores e acreditem que seus sonhos podem ser tornar realidade!