A Secretaria Municipal de Saúde comunica que tem registrados até o momento 19 Notificações da gripe H1N1 nas redes pública, conveniada e particular da cidade. São 16 casos suspeitos na Santa Casa, dois na Unimed e um na casa de Saúde.
Cabe ressaltar que a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos é a entidade responsável pelo atendimento à pacientes de outras sete cidades da região. Dois pacientes foram internados na própria Santa Casa. Um deles veio a óbito no último dia 13/03, a causa somente foi confirmada por exame na data de hoje (29/03). Outro continua internado.
O prefeito Paulo Altomani entrou em contato pessoalmente com o secretário Estadual de Saúde, David Uip, sobre a necessidade de uma ação mais ampla de prevenção. O secretário informou que será feita uma campanha de vacinação em todo o estado no mês de abril.
O secretário municipal de Saúde, Marcus Petrilli, reforça o pedido para que população aumente os cuidados. “A gripe H1N1 é transmitida de pessoa em pessoa. É necessário evitar locais de grande aglomeração, que estiver com os sintomas. Até porque os sintomas são os mesmos da gripe comum”, destacou. “Lavar as mãos sempre que possível, principalmente depois de espirros e tosse é essencial. A maior parte da transmissão é pelas mãos”, lembrou Petrilli.
O secretário lembrou ainda que quem estiver com os sintomas procure as Unidades Básicas ou Unidades de Saúde da Família, que estão preparadas e capacitadas para o atendimento a todos. “O estado passa por um período de alerta pela H1N1. Nossa preocupação faz parte deste contexto de uma ação conjunta contra a doença”, finaliza Petrilli.