O prefeito Airton Garcia, juntamente com os secretários de Planejamento e Gestão, Bill Moreira e de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano, recebeu na manhã desta quarta-feira (06/07), no Paço Municipal, a madre Maria Cleonice, monja da Ordem Graça Misericórdia, organização religiosa cristã, autônoma e ecumênica, sem vínculo formal com nenhuma religião instituída.
A Ordem já desenvolve um projeto na região do Antenor Garcia por meio do Núcleo Luz de Figueira - Imaculada Casa do Alívio do Sofrimento, filiado à Federação Humanitária Internacional (FFHI) e que atende mais de 50 famílias de baixa renda. Além do apoio com doação de alimentos, o Núcleo distribuí também, mobiliário, vestuário, calçados, utensílios domésticos, além de medicamentos e outros artigos de primeira necessidade. Por meio do Projeto Fraterno Servir também oferece cursos de capacitação como de culinária que em 8 módulos forma adolescentes e jovens da comunidade.
Todo esse trabalho já é de conhecimento da Prefeitura que somente aguarda o cadastramento da entidade no Conselho Municipal de Cidadania e Assistência Social para que futuramente possa estabelecer convênio com o Núcleo.
“O prefeito Airton Garcia já conhece esse nosso trabalho, porém hoje viemos apresentar um outro projeto: Casa de São Lázaro de cuidados paliativos. Conseguimos uma área no Santa Felícia e também recebemos um imóvel em doação e vamos construir um “hospice”, local onde poderemos oferecer cuidados paliativos com assistência integral para pacientes que estejam diante de uma doença grave e avançada, próximo ao final da vida, englobando apoio aos seus familiares. Hospice também é uma filosofia do cuidado”, explicou a madre Maria Cleonice.
A monja ressaltou, ainda, que o propósito dessa Casa é o respeito à autonomia do paciente. “Atenção e disponibilidade para atender a necessidade de cada paciente, família e profissionais envolvidos nos cuidados ao sofrimento humano”, finaliza.
“É um projeto muito bonito e fico contente de São Carlos ter sido escolhida para recebê-lo. A Prefeitura vai apoiar com tudo o que estiver na lei, já solicitei ao nosso secretariado, pois é mais um importante instrumento na rede de cuidados do município”, disse o prefeito Airton Garcia.
O atendimento médico e psicológico oferecido aos pacientes será realizado por voluntários capacitados que se somarão a uma equipe multiprofissional e todos os serviços não terão custo.
A construção e o custeio do projeto serão mantidos pelo Núcleo Luz de Figueira por meio de doações para a Casa de São Lázaro que podem ser realizadas pelo PIX financeiro@casadesaolazaro.org ou pelo Banco do Brasil na agência 6509-9, conta corrente 28.182-4. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (11) 96398-8481. Inicialmente serão construídos 51 leitos.