Sexta-Feira
19 de Agosto de 2022
Dia Mundial da Fotografia, Dia do Artista de Teatro  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"A alegria é sinal de uma pessoa generosa: se viveres de luz, será luminoso!"
(Desconhecido)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Pesquisa de dinâmicas da paisagem no Estado de SP ganha Prêmio MapBiomas

clique para visualizarUFSCar
18 de Julho de 2022

Uma pesquisa desenvolvida na UFSCar, que analisa dinâmicas da paisagem em áreas protegidas no Estado de São Paulo, conquistou o primeiro lugar no Prêmio MapBiomas, na categoria Jovem. O estudo detectou que os espaços analisados - Zonas de Amortecimento que protegem Unidades de Conservação -, de forma geral, perderam cobertura florestal ao longo dos anos e que faltam, no Cerrado, zonas classificadas como de alta preservação.

O trabalho, desenvolvido no escopo de uma Iniciação Científica financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é de autoria de Alexandre Bomfim Gurgel do Carmo, estudante de Ciências Biológicas no Campus Lagoa do Sino da UFSCar. A orientação foi de Paulo Guilherme Molin, docente no Centro de Ciências da Natureza (CCN), e co-orientação de Felipe Rosafa Gavioli, estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis (PPGPUR), também da UFSCar.

O autor e os orientadores integram o Centro de Pesquisa e Extensão em Geotecnologias (CePE-Geo), grupo dedicado ao desenvolvimento de projetos com aplicação de geotecnologias, coordenado por Molin e André Toledo, também docente no CCN. O projeto de pesquisa é também vinculado ao projeto temático Fapesp NewFor (Compreendendo florestas restauradas para o benefício das pessoas e da natureza), do qual Molin é pesquisador.

Para as análises, foi utilizado o mapeamento de uso e ocupação da terra, disponibilizado pela Rede MapBiomas, que foi tratado pelo autor com o uso de ferramentas de geoprocessamento, enfocando as Zonas de Amortecimento (ZAs) de Unidades de Conservação (UCs) do Estado. O intuito foi analisar as dinâmicas da paisagem em cada ZA, gerando conhecimento novo a partir do mapeamento disponibilizado.

Unidades de Conservação são espaços territoriais protegidos por lei, podendo ser de proteção integral (que não permitem exploração) ou de uso sustentável (permitindo exploração com regras). Já as ZAs são áreas de entorno às UCs, como se fossem uma "zona tampão" - ou seja, um território em volta da unidade de conservação sujeito a normas e restrições específicas que visam filtrar impactos negativos das atividades no entorno, como ruídos, poluição, espécies invasoras e o próprio avanço da ocupação humana.

O trabalho avaliou, de forma inédita, como as ZAs de UCs paulistas estão evoluindo - de 1988 a 2018 - em relação a sua cobertura de vegetação nativa. Foram detectadas 33 ZAs classificadas como alta conservação; 18 como média conservação; e 34 como baixa conservação - sendo alta a cobertura de vegetação nativa acima de 40%; média, entre 20 e 40%; e baixa, inferior a 20%.

Outro dado encontrado diz respeito aos biomas: todas as ZAs classificadas como de alta conservação estão na Mata Atlântica - não há, portanto, nenhuma no Cerrado. "Vários estudos mostram que já existe pouca área preservada neste bioma. Para piorar, detectamos que, entre as UCs existentes ali, nenhuma tem zona de amortecimento com boa qualidade. O Cerrado no Estado de São Paulo está sendo negligenciado", alerta Molin.

Além disso, as ZAs analisadas tiveram uma diminuição de mais de 38 mil hectares de vegetação nativa ao longo dos últimos 30 anos, e a maioria de alta qualidade de conservação está na categoria de uso sustentável, e não na de proteção integral.

"Em muitos lugares de vegetação nativa, detectamos, ao longo do tempo, uma transição para áreas de agricultura, de pastagens ou urbanas. Isso acende uma luz vermelha de que algo está errado, que uma política pública que deveria estar ajudando na conservação, de certa forma, não funciona como deveria", analisa o docente.

"A presença de paisagens urbanas é um fato dos últimos anos, e o desenvolvimento das áreas estudadas é importante - porém, deve ser feito de forma sustentável, prezando pela conservação", pontua Carmo.

Ao detectar quais zonas estão muito bem protegidas e quais não estão, o estudo traz dados importantes para ação do poder público. "É possível analisar quais UCs devem ser prioridade para alocação de verba pública, implementação de melhorias e outras estratégias que possam melhorar a qualidade da conservação desses espaços", registra o docente da UFSCar.

Nesse sentido, Carmo acrescenta que o estudo pode auxiliar, de imediato, em tomadas de decisão e em políticas públicas que envolvam o plano de manejo adequado das ZAs das UCs do Estado de São Paulo, de acordo com cada particularidade.

Premiação
Em sua quarta edição, o Prêmio MapBiomas é realizado pela Rede MapBiomas, em parceria com o Instituto Ciência Hoje. A Rede desenvolve o mapeamento anual de cobertura e uso da terra no Brasil desde 1985, além de validar e refinar alertas de desmatamento, gerando laudos para cada alerta detectado no Brasil desde 2019. Também monitora mensalmente a superfície de água e áreas queimadas no Brasil.

A premiação visa estimular trabalhos que utilizam dados de qualquer iniciativa, módulo ou produto da MapBiomas, incluindo iniciativas de outros países.

"Em um momento tão difícil que estamos passando na Ciência e na academia brasileira, o Prêmio MapBiomas vem valorizar, reconhecer e destacar a importância das pesquisas científicas para o Brasil", sintetiza Julia Shimbo, coordenadora científica do MapBiomas.

Para Shimbo, os trabalhos contemplados demonstram a seriedade e o compromisso da Ciência brasileira em contribuir na geração de conhecimento para a melhoria da sociedade e do País.

Molin corroroba com a ideia e enfatiza o grande diferencial da iniciação científica produzida na UFSCar, contemplada no Prêmio. "A Ciência, mesmo no nível de graduação, já comprova ser esclarecedora e inovadora, contribuindo com problemáticas da atualidade", avalia o orientador.

Para ele, o Campus Lagoa do Sino, criado há oito anos, já aponta seu crescimento exponencial por meio de conquistas como esta. "Isso comprova a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão realizados aqui e nosso enorme potencial, tendo a devida valorização e investimentos", finaliza.

Com a conquista do primeiro lugar na categoria Jovem, Carmo recebeu prêmio de R$10.000 além de assinatura anual da Revista Ciência Hoje Digital e bolsa para realização de um curso de geoprocessamento de imagens de satélites, usando o Google Earth Engine, promovido pela Solved.

Detalhes sobre a premiação e demais pessoas contempladas estão em https://mapbiomas.org/premio.

Imagens relacionadas:

   
 
Compartilhe essa notícia
Faça um comentário
sobre esta notícia
    Envie/indique esta
notícia por email
 
         

publicidade
1
2
3
4
5
slide


:: Últimas Notícias
Estudo foca transição para vida adulta de jovens com paralisia cerebral
Compreender como está sendo a transição para a vida adulta de jovens com paralisia cerebral (PC) é o objetivo principal da pesquisa que está sendo ...
Projeto avalia força de músculos respiratórios de pessoas com DPOC - 12 de Agosto
Uma pesquisa de iniciação científica, realizada no Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular (LFCV) do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar, está ...
Pós-graduação em Estudos da Condição Humana seleciona para mestrado
Até o dia 18 de agosto, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos ...
Seis empresas participam do processo Licitatório para operacionalização de radares
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio do Departamento de Procedimentos Licitatórios, realizou nesta terça-feira (02/08) a abertura dos envelopes de ...
Prefeito Airton Garcia acompanha serviço de sinalização no Jardim dos Coqueiros
O prefeito Airton Garcia, acompanhado do secretário de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano e do chefe de gabinete, José Pires (Carneirinho), esteve no último domingo ...
Licitação do Transporte: sessão de abertura de proposta foi realizada nesta segunda-feira
O envelope contendo a proposta referente à habilitação da Concorrência Pública Nº 01/2022, Processo Nº 8479/2020, do tipo menor valor de custo por ...
Procon São Carlos reforça orientação sobre proibição da venda de cigarros eletrônicos
O PROCON São Carlos alerta os comerciantes sobre a Resolução nº 46 da ANVISA que proíbe a comercialização, importação e a propaganda de ...
Comissão Processante fará novas tentativas de notificar o prefeito nesta quarta-feira
O vereador Gustavo Pozzi, presidente da Comissão Processante instaurada pela Câmara Municipal para investigar denúncia contra o prefeito Airton Garcia Ferreira (Processo Nº ...
Edson Fermiano é recebido na sessão plenária da Câmara
O presidente da Câmara Municipal, vereador Roselei Françoso, abriu um precedente no início da sessão plenária desta terça-feira (2) e concedeu a palavra ao ...
Roselei vai a Brasília defender empregos gerados pela Tecumseh
O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Roselei Françoso (MDB), estará em Brasília nesta quarta-feira (3), no Ministério da Ciência, ...
Vereador Rodson pede agilidade para entrega de Habite-se do condomínio de casas Ipê Mirim
Na noite da última quinta-feira, 28, o vereador Rodson Magno esteve em reunião com os futuros moradores do condomínio de casas Ipê Mirim, localizado na região do ...
Melhorias na sinalização no Jardim dos Coqueiros atende pedido do vereador Bruno Zancheta
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizou nesta última semana melhorias na sinalização no bairro Jardim dos Coqueiros. As benfeitorias foram ...
Câmara entregou títulos de Comerciante do Ano e Homenageado das edições de 2020, 2021 e 2022
A Câmara Municipal realizou na última sexta-feira (29), no Edifício Euclides da Cunha, a sessão solene de entrega dos títulos de comerciantes dos anos de 2020, 2021 ...
Pós em Ciência, Tecnologia e Sociedade inscreve alunos especiais
O Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar está com vagas abertas para alunos especiais para o segundo semestre de ...
Projeto avalia força de músculos respiratórios de pessoas com DPOC
Uma pesquisa de iniciação científica, realizada no Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular (LFCV) do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar, está ...
UFSCar abre seleção para Tutor Virtual de Pedagogia
A Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar está com inscrições abertas, até 26 de agosto, no processo para seleção de ...
Pós-graduação em Psicologia seleciona para mestrado e doutorado
De 2 de agosto a 2 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar está com inscrições abertas em processo seletivo para ingresso ...
UFSCar tem programação especial para o Dia Nacional da Saúde
Em alusão ao Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, o Instituto da Cultura Científica (ICC) e a Coordenadoria de Comunicação (CCS) da UFSCar realizam uma ...
Pós-graduação em Ciência Política seleciona para mestrado e doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) da UFSCar recebe inscrições, até 29 de agosto, na seleção para os cursos ...
Comunicado SAAE - 1 de Agosto
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa a necessidade de manutenção emergencial corretiva na bomba do poço profundo da Unidade de ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
Projeto avalia força de músculos respiratórios de pessoas com DPOC - 12 de Agosto
UFSCar abre seleção para Tutor Virtual de Pedagogia
Pós-graduação em Estudos da Condição Humana seleciona para mestrado
Estudo foca transição para vida adulta de jovens com paralisia cerebral
Comissão Processante fará novas tentativas de notificar o prefeito nesta quarta-feira
Roselei vai a Brasília defender empregos gerados pela Tecumseh
Pós-graduação em Psicologia seleciona para mestrado e doutorado
Procon São Carlos reforça orientação sobre proibição da venda de cigarros eletrônicos
Vereador Rodson pede agilidade para entrega de Habite-se do condomínio de casas Ipê Mirim
Melhorias na sinalização no Jardim dos Coqueiros atende pedido do vereador Bruno Zancheta
Seis empresas participam do processo Licitatório para operacionalização de radares
Pós em Ciência, Tecnologia e Sociedade inscreve alunos especiais
Licitação do Transporte: sessão de abertura de proposta foi realizada nesta segunda-feira
Câmara entregou títulos de Comerciante do Ano e Homenageado das edições de 2020, 2021 e 2022
Prefeito Airton Garcia acompanha serviço de sinalização no Jardim dos Coqueiros
Edson Fermiano é recebido na sessão plenária da Câmara
Pós-graduação em Ciência Política seleciona para mestrado e doutorado
Projeto avalia força de músculos respiratórios de pessoas com DPOC
Comunicado SAAE - 1 de Agosto
UFSCar tem programação especial para o Dia Nacional da Saúde
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2022 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.