Reafirmando o título de Capital da Tecnologia, o município de São Carlos tem se destacado pelas ações voltadas à inclusão digital. Além de figurar entre as 100 primeiras cidades brasileiras que serão atendidas pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), São Carlos criou a Rede Sanca, a primeira rede desse tipo instalada fora de uma capital estadual.
Constituída por um anel em fibra óptica com mais de 32 km e pontos de rede wireless de alta velocidade, a rede vai interligar universidades, centros de pesquisas, parques tecnológicos, unidades de saúde como Hospital-Escola, SAMU e CEME, unidades escolares, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
O investimento aproximado é da ordem de R$ 1,3 milhão, sendo a maior parte custeado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Dentre as áreas potencialmente beneficiadas pelo projeto estão inclusão digital e serviços de cidadania, ensino à distância, acompanhamento de saúde familiar via rede, telemedicina e simulações distribuídas.
O professor Caetano Traina Júnior, docente do ICMC, é o representante da USP no Comitê Gestor da Rede Sanca. Segundo o pesquisador, “a disponibilidade de uma rede de alta velocidade em nossa cidade, conhecida como a Capital da Tecnologia, é importante por vários motivos. De fato, além de disponibilizar a tecnologia que geramos para a população em geral, a rede constitui-se em um meio de continuar fomentando o desenvolvimento dessa tecnologia. Por exemplo, a rede permitirá, já em um primeiro momento, a integração das unidades de saúde do município usando um Sistema de Controle de Vacinação, de Agentes Infecciosos e de Exames Laboratoriais, que está sendo desenvolvido de maneira pioneira pela USP”. A coordenação do projeto está a cargo da professora Regina Borges de Araújo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e a coordenação técnica está a cargo do Sr. Marcelo Sirbone, Analista de Redes do Centro de Informática de São Carlos, também da USP.
O acesso à internet em banda larga, ou seja em altas velocidades, é considerado um dos principais indicadores do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação de um país. Estimativas do Banco Mundial dão conta que em países de renda média e baixa, o crescimento econômico é acelerado em mais de 1% se a densidade de banda larga aumenta 10%.
Posto de Inclusão Digital
Como parte integrante do projeto, foi inaugurado no dia 31 de agosto o 29º Posto de Inclusão Digital, localizado no Centro Comunitário do bairro Maria Stella Fagá. A professora Solange Rezende esteve presente no evento, representando a Comissão de Cultura e Extensão e a Diretoria do ICMC. É de fundamental importância que a capital da tecnologia viabilize a inclusão digital a toda comunidade são-carlense e o ICMC apoia essas ações, afirma a docente.
Na cerimônia, o prefeito Oswaldo Barba, integrante da comissão nacional responsável pelo projeto de Banda larga para os municípios, mencionou que São Carlos está entre os sete municípios do Estado de São Paulo que serão atendidos ainda este ano, e informou que a rede de fibra ótica estará disponível em quatro meses, ligando todas as unidades de saúde de São Carlos.
O Centro Comunitário fica na Rua Carlos Dirceu dos Santos, 35 no Maria Stella Fagá, em São Carlos-SP.