Sábado
27 de Abril de 2024
Dia da Empregada Doméstica, Dia do Sacerdote  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"A crença em Deus pode ser usada como força motriz, no trabalho, como ferramenta maior de motivação."
(J.R.Gretz)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Pioneirismo: Volkswagen do Brasil dá início às aulas do primeiro curso de Mecatrônica do País com mesmo nível de qualificação alemã

clique para visualizarVolkswagen do Brasil
28 de Janeiro de 2016

A Volkswagen do Brasil acaba de reforçar seu pioneirismo em qualificação profissional, sendo a primeira empresa do País a oferecer um curso de Mecatrônica com o mesmo nível dos ministrados na Alemanha. As aulas tiveram início no Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), localizado na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP).

A aula inaugural contou também com um evento na fábrica para lançar o novo curso do qual participaram executivos da Volkswagen do Brasil, entre os quais o vice-presidente de Recursos Humanos, Holger Rust; o vice-presidente de Compras, Josef Baumann; o diretor de Recursos Humanos, Nilton Junior; entre outros; também participaram autoridades como o vice-presidente executivo da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), Thomas Timm; o diretor técnico do SENAI São Paulo, Ricardo Terra; o Cônsul Geral da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidler, entre outros.

Para igualar o ensino na fábrica Anchieta ao mesmo nível da qualificação oferecida na Alemanha, o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI iniciou um programa piloto que acrescenta o terceiro ano de ensino para 20 alunos. Nesse terceiro ano, inédito, haverá novas aulas práticas ministradas em um novo Laboratório exclusivo de Mecatrônica. Os alunos também terão oportunidade de aplicar seus novos conhecimentos nos processos produtivos de suas respectivas empresas sob orientação de tutores.

Um dos diferenciais do curso é o diploma de Mecatrônico reconhecido pelo Governo da Alemanha, para os alunos que tiverem desempenho exigido pelo País europeu e forem certificados pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha (AHK). Além do diploma alemão, o aluno recebe do SENAI, ao concluir o terceiro ano de ensino, a certificação de Especialista Técnico Desenvolvedor Integrador de Sistemas Automatizados de Manufatura.

“As pessoas são extremamente importantes para a Volkswagen do Brasil, que reforça seu compromisso com a qualificação profissional e com o futuro de jovens brasileiros ao investir em educação de alto nível. A Volkswagen é a primeira empresa do País a oferecer este curso de Mecatrônica no mesmo padrão de qualificação da Alemanha, com diploma reconhecido pelo Governo alemão. É um projeto inédito e extremamente inovador. Mesmo diante do atual cenário econômico desafiador, a Volkswagen do Brasil continua investindo em nossos jovens e olhando para futuro”, afirmou o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Holger Rust.

Parcerias com Governo da Alemanha e com fornecedores

Para implantar esse modelo alemão de formação profissional em Mecatrônica, a Volkswagen do Brasil estabeleceu várias parcerias. Uma delas foi com o Governo da Alemanha por meio do Ministério para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ - Bundesministerium für wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung). A Volkswagen do Brasil também estabeleceu parcerias com seis de suas empresas fornecedoras para esse projeto: Grob, ZF, Mahle, Kostal, Thyssen Campo Limpo e Thyssen Elevadores.

A primeira turma, que acaba de iniciar as aulas, é composta por 20 alunos. Entre eles estão jovens que concluíram os dois primeiros anos de ensino no Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI com melhor desempenho – e que acabaram de ser contratados como empregados da Volkswagen do Brasil – e também funcionários das seis empresas fornecedoras, parceiras no projeto.

“O novo curso de Mecatrônica em padrão alemão permite formar profissionais de alta performance que poderão atuar em diversos processos de Manufatura com excelência. Todos eles estarão qualificados para contribuir ainda mais com a inovação, alta tecnologia e qualidade dos nossos produtos e, consequentemente, com a satisfação dos nossos clientes. Além disso, essa parceria com fornecedores também permite ampliar a oportunidade de ensino para jovens de diversas comunidades”, completou Holger Rust.

Conheça o Centro Volkswagen SENAI

Com 42 anos de tradição, o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI sempre se destacou pelo ineditismo e já formou dentro da fábrica Anchieta 6.435 alunos para o mercado de trabalho. Primeira escola a implantar na indústria brasileira a metodologia de ensino dual alemã, que alia a teoria à prática, é referência até hoje na qualificação de trabalhadores brasileiros. Em 2016, são 141 alunos matriculados.

O Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI oferece formação em dois anos, os quais permanecem com o mesmo conteúdo. Ao concluir o primeiro ano, com aulas teóricas e práticas nos equipamentos da escola, o aluno recebe o diploma de Mecânico Industrial. O segundo ano oferece a formação de Técnico em Mecatrônica, com aulas teóricas na escola e práticas em diversas áreas da Volkswagen do Brasil, incluindo o desenvolvimento de projetos aplicativos com acompanhamento de professores e mentores das áreas.

Conheça a nova formação em Mecatrônica no padrão alemão

Para oferecer a nova formação de Mecatrônico com o mesmo nível de qualificação da Alemanha, iniciou-se um programa piloto, acrescentando o terceiro ano de ensino, este com 20 vagas. Entre os alunos estão os que concluíram com melhor desempenho os dois primeiros anos do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI e também funcionários das seis empresas fornecedoras que são parceiras no projeto.

Ao concluir esse terceiro ano, o aluno receberá do SENAI o certificado de Especialista Técnico Desenvolvedor Integrador de Sistemas Automatizados de Manufatura. O aluno também será submetido a testes teóricos e práticos exigidos pela Alemanha – as provas serão aplicadas por um Comitê Técnico coordenado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) – para receber o diploma de Mecatrônico (Mechatroniker – Automatisierungstechnik), reconhecido pelo Governo alemão.

No terceiro ano, que é 80% prático e 20% teórico, os alunos recebem conteúdo adicional que equipara o ensino ao padrão de qualificação dos cursos de Mecatrônica oferecidos na Alemanha. A grade curricular terá novas aulas práticas ministradas no SENAI em laboratório desenvolvido especificamente para o terceiro ano. O aluno também atuará diretamente nos processos produtivos de sua respectiva empresa, com apoio de tutores, uma vez que ele já estará contratado como empregado da Volkswagen do Brasil ou da empresa parceira.

O novo Laboratório de Mecatrônica, montado exclusivamente para o terceiro ano do curso, conta com simuladores de postos de trabalho com equipamentos idênticos aos utilizados pela Alemanha para formação em Mecatrônica, entre os quais painéis eletroeletrônicos para automação de dispositivos mecânicos. O terceiro ano do curso também inclui novo conteúdo aprofundado de eletroeletrônica. Os alunos ainda desenvolverão projetos aplicativos conciliando dispositivos mecânicos, eletroeletrônicos e pneumáticos. Também haverá desenvolvimento de sistemas de rede integrados, alinhado às mais novas tecnologias em instalações automobilísticas.

“O Laboratório de Mecatrônica, construído exclusivamente para as aulas práticas do novo curso de Mecatrônica no padrão alemão, e as atividades de Mecatrônica executadas diretamente no processo produtivo da empresa colocam os estudantes em contato direto com a realidade do trabalho. Dessa forma, os jovens estarão totalmente preparados para atuar com excelência junto às mais avançadas tecnologias disponíveis na produção automobilística”, afirma o diretor do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, Marco Artur Constantino.

Imagens relacionadas:

publicidade
1
2
3
4
slide


:: Veja também
27/01/2016 - Volkswagen do Brasil realiza doação de motores para instituições de ensino de São Carlos e de São Paulo
27/01/2016 - Dia Nacional do Fusca marca os 70 anos de início de produção do modelo
12/01/2016 - Recalls de automóveis têm aumento de 85% em 2015, aponta Procon
04/01/2016 - Blocos de motores da Volkswagen do Brasil em São Carlos, são exportados para a fábrica de Chemnitz, na Alemanha
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS

:: Últimas Notícias
Trânsito é liberado na Rotatório do Cristo neste sábado (27)
A Prefeitura de São Carlos liberou no início da tarde deste sábado (27/01), o tráfego de veículos na Avenida  Francisco Pereira Lopes, a partir da Rua Dra. ...
Atenção: Ruas da Vila Alpes sofrem alteração de sentido a partir de segunda-feira (29)
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que, a partir da próxima segunda-feira (29/01), será implantada a circulação em mão ...
Centro Estético de São Carlos foi premiado vencedor em evento regional da área de beleza na última terça-feira (23)
Aconteceu nesta última terça-feira (23), em Rio Claro a divulgação e entrega das premiações do "Mão de Ouro 2024", uma das maiores ...
Prefeitura efetuou mais de 5 mil castrações em 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está encerrando 2023 com mais de 5 mil ...
Interdição de Trânsito na Rotatória do Cristo - Janeiro/2024
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) comunica que a Rotatória do Cristo ficará interditada para trânsito de veículos entre os dias 02/01 a 17/01. O ...
Primeiras partidas da ‘Copinha’ em São Carlos acontecem nesta quarta-feira (03/01)
O município de São Carlos receberá os primeiros jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional ‘Copinha’, na quarta-feira (03/01). Sede da ...
Prefeitura divulga balanço da Operação Papai Noel 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, divulgou o balanço da Operação Papai Noel, realizada entre ...
Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e SENAC abrem vagas para curso de montador e reparador de computadores
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC São Carlos), vai oferecer, no mês de janeiro de ...
Prefeitura realiza roçagem e limpeza do Cemitério “Nossa Senhora do Carmo” - Dezembro/2023
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou, na manhã desta quinta-feira (28/12), a roçagem e limpeza ...
Reforma do Estádio “Luisão” está praticamente concluída
A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Obras Públicas e de Esportes e Cultura e com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ...
Departamento de fiscalização divulga balanço da operação natal 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, divulgou, nesta quarta-feira ...
Câmara Municipal entregou Prêmio Santo Dias ao Padre João Victor Bulle
A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (20), uma sessão solene onde foi entregue o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, ao Padre João Victor Bulle, em ...
Comissão da Pessoa com Deficiência destaca conquista de cadeiras para trilhas no Parque Ecológico
A Comissão da Pessoa com Deficiência do legislativo, composta pelos vereadores, Robertinho Mori (presidente), Ubirajara Teixeira- Bira (secretário) e Bruno Zancheta (membro), ...
Filme de São Carlos ganha prêmio de Festival Latino-Americano
Produzido em São Carlos ao longo de mais de 12 anos, o longa-metragem "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca", dirigido por Tiago Mal, Eduardo Perdido e Diego Doimo, levou o ...
Nota de Falecimento - Professora Diana Cury
É com imenso pesar que a UNICEP comunica o falecimento da nossa docente, Professora Diana Cury, docente do curso de Pedagogia, na data de hoje, 20 de dezembro de 2023. Diana foi docente ...
Posse da nova Diretoria dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté mandato 2023-2027
A Comissão Eleitoral, no pleno exercício de suas responsabilidades no processo de escolha da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté para o ...
ACISC realiza doação de R$40 mil à Santa Casa de São Carlos - Dezembro/2023
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realizou uma doação no valor de R$40.335,00 na manhã desta quinta-feira (14), a Santa Casa de ...
Pedidos de Seguro-Desemprego, Mercado e Gestão
Nesta edição do Informativo consideramos a matéria dos Pedidos de Seguro-Desemprego para a cidade de São Carlos. Em termos conceituais, os pedidos de Seguro-Desemprego ...
Gustavo Pozzi e Dom Luiz Carlos Dias participam de reunião sobre abordagem de pessoas em situação de rua
Na tarde desta quarta-feira (22), o vereador Gustavo Pozzi e o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, estiveram na Secretaria de Cidadania e Assistência Social reunidos com ...
Câmara aprova em primeiro turno o orçamento municipal para 2024
Por 14 votos a 1, a Câmara Municipal de São Carlos aprovou em primeiro turno o projeto de lei No 615 que estabelece o orçamento fiscal do município para o ano de 2024 no ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2024 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.