Comprometida em preservar e valorizar o patrimônio histórico da cidade, a Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Fundação Pró-Memória informa que a restauração da "Maria Fumaça 821" está em fase de conclusão e deverá entregue ainda neste semestre.
Para a diretora administrativa, Shirley Roza Manzione Grosso, a visita de um especialista da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) foi fundamental para impulsionar o ritmo da restauração. “No início do ano, o assessor de Relações Públicas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Geraldo Godoy, visitou a Fundação Pró-Memória e nos trouxe um manual de composição de cores da locomotiva. nele continha todas as informações necessárias para que a pintura restaurada ficasse como na original. A partir daí, começamos a nos reunir com o pessoal da Associação Sãocarlense de Ferreomodelismo (ASCFer), iniciando uma parceria”, explicou.
Segundo o diretor presidente da Fundação Pró-Memória, Luis Carlos Triques, a ajuda do especialista não ficou apenas em apresentar o manual de cores, mas também na indicação de uma empresa na região, capaz de realizar o trabalho de restauração. “Na época, o senhor Geraldo Godoy nos indicou a Engemasa, e explicou que era a única empresa, que ele conhecia na região, que poderia fazer esse trabalho para a Pró-Memória. Então conversamos e firmamos parceria que estão possibilitando a execução dos serviços”, ressaltou.
Kellen Cristina Braghim de Moraes, diretora do departamento de Planejamento e Finanças da Fundação Pró-Memória, destaca que “a contribuição voluntária é importantíssima para a recuperação e pintura estética da “Maria Fumaça 821”. Essa parceria entre prefeitura, Fundação Pró-Memória e Associação Sãocarlense de Ferreomodelismo (ASCFer) contribui imensamente para o sucesso do projeto de restauração”, finalizou.
A locomotiva “Maria Fumaça 821” foi fabricada na Filadélfia em 1891 pela Baldwin Locomotive Works. É uma locomotiva a vapor com iluminação a gasômetro. Puxava as composições de trens da Companhia Paulista de estradas de Ferro, que depois foram substituídas pelas locomotivas elétricas.
Por volta de 1960, a Prefeitura de São Carlos recebeu a "Maria Fumaça" da Companhia Paulista e em 1971 ela foi instalada na Praça Brasil, onde permaneceu por 40 anos. Atualmente encontra-se na Estação Cultura (antiga Estação Ferroviária da Fepasa).
O projeto de restauração é gerenciado pela Fundação Pró-Memória de São Carlos e conta com a contribuição voluntária da Engemasa Engenharia e Materiais Ltda, da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), da Associação São-Carlense de Ferreomodelismo (ASCFer) e da Madeireira Expansão Ltda.