Quarta-Feira
6 de Julho de 2022
 
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Muita gente obteria sucesso em pequenas coisas, se não estivesse preocupada com grandes ambições."
(Longfellow)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
São Carlos registra saldo positivo de 1000 empregos, economia sinaliza recuperação dos efeitos da pandemia de COVID-19

clique para visualizarPrefeitura Municipal de São Carlos
4 de Dezembro de 2020

São Carlos continua demonstrando fôlego para reverter os impactos da pandemia de COVID-19 sobre a economia. Mantendo a retomada de empregos, pelo terceiro mês consecutivo, o número de contratações superou o de demissões na cidade. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o saldo de empregos em São Carlos ficou positivo em outubro, com 1.000 novos postos de trabalho abertos.

Os melhores índices foram obtidos nos setores de serviços com 434 novos empregos, indústria (302), comércio (208), construção civil (48) e agropecuária (8).

Os dados de geração de empregos também são positivos no acumulado do ano. De janeiro a outubro deste ano foram admitidos 21.242 trabalhadores e demitidos 20.583, perfazendo um resultado positivo de 659 novos postos de trabalho apesar dos efeitos da pandemia do coronavírus sobre a economia local, que tem hoje um estoque de 72.294 trabalhadores empregados no mercado formal.

“Nós estamos com um trabalho intenso, sabemos das dificuldades, que acabou gerando saldo negativo de 1.325 empregos só no mês de abril deste ano, mas a nossa economia tem reagido bem. Alguns setores estão bem aquecidos e isso ajuda a compensar as perdas de outras áreas, inclusive na geração de empregos e manutenção dos postos de trabalho”, avaliou o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto.

O secretário Bragatto explicou que o saldo de empregos na cidade vinha sendo positivo no início do ano com registros de 365 novos empregos em janeiro, 513 em fevereiro e 502 em março e a partir do mês de abril houve grande demissão na cidade assim como em todo o país.

“A partir do mês de abril sentimos o efeito da pandemia quando a cidade registrou saldo negativo de 1.325 postos de trabalho mantendo o saldo negativo nos meses de maio 761, junho 429 e julho 107. Entretanto, São Carlos tem pujança, capacidade de reação bastante importante porque a cidade tem todos os seus setores desenvolvidos, uma multiplicação de produção em várias áreas diferentes e isso traz para a cidade condições de rápida recuperação”, frisou Bragatto.

Bragatto explica também que a Prefeitura de São Carlos através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) investiu bastante na qualificação profissional. “Isso faz parte da política pública da SMTER junto a Prefeitura para preparar as pessoas para as novas oportunidades de trabalho e nós tivemos nos últimos meses um saldo positivo de reposição de vagas e também novas empresas que estão vindo para São Carlos. Com saldo positivo de empregos nos meses de agosto, setembro e outubro nós já superamos as demissões mesmo considerando tudo o que foi perdido por causa da pandemia”, disse Bragatto.

A Casa do Trabalhador da SMTER, responsável pelo processo de intermediação de mão de obra do trabalhador em São Carlos também adotou novas medidas para combater a disseminação do coronavírus. Foram instaladas divisórias em acrílico, intensificada as ações de higienização do ambiente,  reduzida a circulação de pessoas, (atendimento de 5 pessoas por vez) sem aglomerações, bem como estão sendo oferecidas novas formas de atender ao trabalhador por agendamento (agendamento.saocarlos.sp.gov.br), telefone (3374-1750) ou e-mail smter@saocarlos.sp.gov.br.

“Ampliamos as equipes de trabalho, temos oferecido semanalmente em média mais de 100 vagas de emprego na Casa do Trabalhador em mais de 35 profissões diferentes, porque todos os setores começam a recuperar suas atividades. Essa retomada na geração de empregos nos mostra que estamos no caminho certo e que é possível cuidar de nossa cidade, olhando para o desenvolvimento sem deixar de lado a atenção com a saúde e a segurança da população”, ressalta Bragatto.

Apesar dos desafios impostos pelo atual cenário sanitário, econômico e social do país a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda tem procurado formas de manter a economia aquecida reunindo todos os setores produtivos o comércio, a prestação de serviços, a indústria, o agronegócio a construção civil, a área de tecnologia que está se desenvolvendo com bastante força.

Para fomentar a recuperação rápida da economia há também o apoio significativo das parcerias com as universidades, os institutos de pesquisas, o Onovolab o sistema S, as associações, ACISC CIESP, e outras organizações da cidade que trabalham unidas para que a cidade cresça em condição saudável.

RETOMADA -Outro fator positivo na geração de novos empregos em São Carlos foi a vinda de novas empresas para a cidade que se instalaram no campus de inovação do Onovolab (que abriga mais de 70 startups).

Entre elas o início das operações do Santander Tecnologia e Inovação que empregou 300 profissionais da área de tecnologia, a chegada do Luiza Labs – novo Centro de Tecnologia e Inovação do Magalu, que pretende gerar nos próximos meses 100 empregos ligados à área de tecnologia e o Mercado Livre, empresa de tecnologia, serviços financeiros e e-comerce que está operando um Centro de  Distribuição no Condomínio Industrial e Logístico  da construtora e incorporadora Laguna, consolidando São Carlos como uma das melhores cidades para se inovar no Brasil.

Os empregos gerados para a operação do Mercado Livre em São Carlos com a proposta de ampliar a área de armazenagem de mercadorias, teve mão de obra intermediada pelas Casa do Trabalhador. Foram contratados 80 auxiliares de logística, 12 vigilantes e 04 auxiliares de limpeza.

Preocupação e Desafios -O secretário Bragatto ressalta a preocupação com os setores que ainda não conseguiram retomar suas atividades como toda a área da Educação (transporte escolar/vans, escolas, instituições de ensino), área de eventos, cultural e artística, o setor de segurança e as pessoas que ainda não conseguiram o emprego e precisam levar o sustento para as famílias, ter uma condição de vida melhor. “Ainda existem setores que não conseguiram retomar por conta da pandemia e, portanto, precisamos olhar também a parte social, estarmos atentos a esses setores, buscarmos algumas alternativas. Não é tão simples assim. Nós sabemos das dificuldades que as pessoas estão vivendo, não podemos nos perder em empolgação. O resultado de saldo positivo de emprego é importante, mas precisamos de que alguma forma oferecer condições para que esse pessoal também consiga ter alguma atividade, e se manter até que os seus setores também retornem à normalidade”, finalizou o secretário Bragatto.

Imagens relacionadas:

   
 
Compartilhe essa notícia
Faça um comentário
sobre esta notícia
    Envie/indique esta
notícia por email
 
         

publicidade
1
2
3
4
5
slide


:: Últimas Notícias
Unidades de Saúde ampliam horário de vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, comunica que a partir desta segunda-feira (04/07), todas as Unidades Básicas de ...
Eleição para o Conselho Municipal de Saúde continua durante a semana
A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde ressaltam que nesta semana continua o processo eleitoral para escolha dos representantes usuários do Conselho ...
Prefeito Airton Garcia entrega à população o novo Shopping Popular “José Ferreira - Mota”
lém da mudança no visual da região central da cidade, o Shopping Popular “José Ferreira – Mota”, inaugurado no último sábado (02/07), pela ...
Estudo avalia conhecimento sobre fibromialgia na Atenção Básica
Uma pesquisa de Iniciação Científica (IC), desenvolvida na UFSCar, tem por objetivo verificar se os profissionais da Atenção Primária à Saúde ...
EdUFSCar lança livro que apresenta as árvores do Campus Araras
Estimular a conexão com a natureza e contribuir para tornar muitas árvores mais conhecidas, em uma publicação com linguagem simples e visual. Esses são os objetivos ...
Vereador Rodson destaca inauguração do “Novo Camelódromo” na baixada do mercado
Foi inaugurado no último sábado, (2), na baixada do mercado municipal, na Praça dos Voluntários, o Shopping Popular “José Ferreira - Mota”, onde ...
Secretaria atende vereadora Cidinha e instala balizadores na Avenida Capitão Luiz Brandão
Nesta quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) atendeu ao pedido feito pela vereadora Cidinha do Oncológico e instalou balizadores na Avenida ...
Câmara entrega título de “Cidadão Honorário de São Carlos” ao deputado federal Miguel Lombardi
A Câmara Municipal realiza nesta quinta-feira, às 16h, no Edifício Euclides da Cunha,  uma sessão solene para entrega do título de Cidadão ...
Vereador Gustavo Pozzi recebe demandas do Conselho Comunitário de Segurança de São Carlos – CONSEG
O vereador Gustavo Pozzi (PL) participou, na noite da segunda-feira (27), de uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança de São Carlos – CONSEG, realizada na ...
Comunicado Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda comunica que na próxima sexta-feira (01/07), não haverá atendimento ao público na Casa do Trabalhador “Antonio ...
Prefeitura inaugura neste sábado o Shopping Popular “José Ferreira - Mota”
A Prefeitura de São Carlos inaugura no próximo sábado (02/07), às 10h, o Shopping Popular “José Ferreira – Mota”, localizado na baixada do mercado ...
Confira como vai ser o plantão de vacinação contra a COVID-19 e contra a gripe 30/06 Junho 2022
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos departamentos de Vigilância em Saúde e de Gestão do Cuidado Ambulatorial, informa que neste sábado (02/07), vai ter ...
Comunicado da Secretaria de Transporte e Trânsito
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) comunica que nesta quinta-feira (30/06) foram instalados balizadores/sinalizadores no eixo central do trecho da avenida Capitão ...
Secretária Municipal de Educação participa de reunião da Undime
A secretária municipal de Educação, professora Wanda Hoffmann, participou na última quinta-feira, dia 30 de junho, de uma reunião ordinária e sessão ...
Policia Civil e Departamento de Fiscalização realizam operação em depósitos de sucatas e de reciclagem
O 2º Distrito da Policia Civil de São Carlos, com apoio do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, realizou na ...
Secretaria de gestão de pessoas amplia projeto “Diálogos com o Servidor”
A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas promoveu na última quarta-feira (29/06), mais uma atividade do projeto “Diálogos com o Servidor”. O evento trouxe a ...
“Minions 2: A Origem de Gru” estreia nos cinemas de São Carlos
A partir desta semana os cinemas de São Carlos exibirão o filme "Minions 2: A Origem de Gru", confira abaixo a ficha completa do filme: Minions 2: A Origem de Gru (Minions: ...
Domingo (03/07) tem Tributo a Tião Carreiro e Pardinho no Circuito Arena
A Secretaria de Esportes e Cultura, por meio do Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC), realiza no próximo domingo (03/07), a partir das 18h, no Teatro de Arena “José ...
Lei Municipal proíbe manusear, queimar ou soltar fogos de artifícios
Soltar fogos de artifício pode não ser crime, mas é uma brincadeira que de divertido não tem nada. Essa prática prejudica animais, idosos, crianças com ...
UFSCar oferta pós a distância em desenvolvimento de Tecnologia Assistiva
O Núcleo de Tecnologia Assitiva (NTA), sediado no Campus Sorocaba da UFSCar, está oferecendo o curso de especialização a distância em Desenvolvimento de ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
Prefeito Airton Garcia entrega à população o novo Shopping Popular “José Ferreira - Mota”
Estudo avalia conhecimento sobre fibromialgia na Atenção Básica
EdUFSCar lança livro que apresenta as árvores do Campus Araras
Vereador Rodson destaca inauguração do “Novo Camelódromo” na baixada do mercado
Unidades de Saúde ampliam horário de vacinação
Secretaria atende vereadora Cidinha e instala balizadores na Avenida Capitão Luiz Brandão
Comunicado da Secretaria de Transporte e Trânsito
Lei Municipal proíbe manusear, queimar ou soltar fogos de artifícios
Policia Civil e Departamento de Fiscalização realizam operação em depósitos de sucatas e de reciclagem
UFSCar oferta pós a distância em desenvolvimento de Tecnologia Assistiva
Câmara entrega título de “Cidadão Honorário de São Carlos” ao deputado federal Miguel Lombardi
Método criado na USP São Carlos tem potencial para prever a gravidade da Covid-19 em pacientes infectados
Vereador Gustavo Pozzi recebe demandas do Conselho Comunitário de Segurança de São Carlos – CONSEG
ACISC entrega televisão em ONG Projeto Cor Ação
Secretária Municipal de Educação participa de reunião da Undime
Zavaglia ganha a primeira Escola Municipal
SAMU vai receber uma nova Ambulância de Unidade de Suporte Avançado (USA) - Junho/2022
Secretaria de gestão de pessoas amplia projeto “Diálogos com o Servidor”
Comunicado SAAE - 23 de Junho de 2022
Abertas as inscricões para o II Festival Pardinho de Musica Sertaneja raiz de São Carlos
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2022 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.