O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da em USP São Carlos promoverá nesta quarta-feira, dia 15, o seminário Sistemas Fuzzy Genéticos - Abordagens e Tendências, a ser ministrado pela professora Heloisa de Arruda Camargo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A palestra ocorrerá às 14 horas, no Auditório do ICMC, e tem como público-alvo alunos, docentes e demais interessados.
O termo Sistemas Fuzzy Genéticos foi cunhado há cerca de duas décadas para se referir aos sistemas fuzzy gerados automaticamente por meio de algoritmos genéticos. Especificamente no contexto de sistemas baseados em regras fuzzy, diversas abordagens genéticas podem ser utilizadas com a finalidade de projetar ou otimizar tais sistemas.
Entende-se por projeto do sistema, o processo de geração de um ou mais componentes da base de conhecimento a partir de conjuntos de dados. A otimização ocorre quando uma parte do sistema já está construída e o algoritmo genético é usado para ajustar ou aperfeiçoar esse componente, de acordo com algum critério.
Entre as abordagens de construção genética, encontram-se trabalhos que têm o objetivo de construir a base de regras, a base de dados (partições fuzzy) ou ambas simultaneamente. Entre os trabalhos classificados como otimização genética, estão aqueles que tem como objetivo ajustar parâmetros de conjuntos e regras fuzzy e parâmetros do mecanismo de inferência ou do método de defuzificação.
Nesse seminário serão descritas as principais abordagens para projeto ou otimização de sistemas baseados em regras fuzzy por meio de algoritmos genéticos existentes na literatura e serão apontadas as principais tendências observadas nas pesquisas mais recentes. Além disso, serão apresentados também as abordagens tratadas nos trabalhos de pesquisa do laboratório de computação flexível do DC-UFSCar.
O ICMC fica no Campus 1, Av. Trabalhador são-carlense, 400.
Mais informações:
E-mail: eventos@icmc.usp
Telefone: (16) 3373-9146