Oferecer atendimento humanizado ao surdo é responsabilidade social. Além de ser um fator de inclusão e humanização, é também garantir seus direitos concedidos por lei. A Libras - língua de modalidade espaço-visual – é a língua de sinais das comunidades surdas do Brasil, garantida e reconhecida por meio da Lei 10.436/02 que a oficializa e o Decreto 5626/05, que regulamenta a referida Lei.
O uso dessa língua é um dos principais aspectos quando se fala na garantia desses direitos, pois esta favorece a interação e a socialização do surdo.
Depois do sucesso da 1ª Edição do Simpósio Sinais & Vida – projeto de inclusão de surdos, numa iniciativa de profissionais que atuam junto a essa comunidade e em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, Senac e UNICEP, o projeto continua, agora também com a grande contribuição do SESC, objetivando garantir a comunicação e diminuir a barreira no acesso aos serviços de saúde por parte desses usuários.
Será discutida a assistência oferecida aos surdos e serão oferecidos mais subsídios e estratégias para que os profissionais que atuam nos serviços de saúde possam estabelecer um vinculo maior, garantindo um cuidado mais inclusivo.
Reconhecendo sua especificidade lingüística e com o objetivo de incentivar um atendimento de qualidade, Sinais & Vida realiza a 2ª Oficina “Atendimento Humanizado ao Surdo”, voltado a profissionais e estudantes da área da saúde. Traz também uma programação direcionada aos surdos, comemorando o Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro – Lei 11.976/2008 -, data em que são relembradas as lutas por melhores condições de vida. Sinais & Vida objetiva consolidar a importância de comemoração dessa data.
Programação
“Atendimento Humanizado ao Surdo”
Publico Alvo: Profissionais e estudantes da área da Saúde e demais interessados (vagas limitada).
14h – abertura
14h15 – 18h
• Língua e Linguagem
• Distúrbios da Linguagem
• Linguagem e Surdez
• Língua Brasileira de Sinais
• Da garantia do direto à saúde das pessoas surdas ou com deficiência auditiva
Local: SESC São Carlos (Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni)
Dia Nacional do Surdo
Publico Alvo: Surdos, familiares e profissionais e estudantes da educação
19h30 – Abertura
19h45 – Hino Nacional Brasileiro em Libras
20h – Nossa Língua e Nossos Direitos
Local: Senac São Carlos (Rua Episcopal, 700 – Centro)