No dia 5 de outubro, a UNICEP recebeu o Dr. Hector Oscar Trebucq, diretor da Escola de Saúde da UNICEN, Universidad Nacional Del Centro de La Provincia de Buenos Aires. Na ocasião, o médico argentino apresentou duas palestras, uma para diretores e coordenadores de cursos da área da saúde e outra para os alunos dos cursos de enfermagem, enfocando o ensino e o estado da medicina e enfermagem na Argentina.
O Dr. Hector, entre outras observações, apontou algumas carências de profissionais da área de saúde na Argentina, como “a existência de um enfermeiro para cada 2.791 habitantes, ao contrário dos Estados Unidos, onde existe um para cada cem habitantes”. Afirmou ainda: “No nosso país, a proporção é de três médicos para cada enfermeiro profissional, sendo que o ideal seria termos 3 enfermeiros para cada médico”. Sobre a carência de enfermeiros, afirmou: “Existem 83 mil, mas, para atender as necessidades do país, seria necessário triplicar esse número. Por isso, nosso governo criou um plano para que até 2014 formemos mais 150.000 enfermeiro, que seria a necessidade do país, mas essa meta será difícil de alcançar”. Essas afirmações do médico argentino mostram a importância que a nação vizinha está dando à formação desses profissionais.
Juliano de Souza Caliari, professor do curso de Enfermagem da UNICEP, achou importante a presença dos alunos em uma palestra como essa, afirmando: “É importante participar, primeiro para conhecer um pouco da realidade do curso de enfermagem da UNICEN e conhecer a importância dada ao profissional de enfermagem em um país vizinho, como a Argentina; e, segundo, para conhecer os aspectos da possibilidade de um intercâmbio cultural e institucional com a UNICEN.”
A UNICEP está encaminhando a formalização de um convênio com a UNICEN que possibilitará aos alunos da UNICEN virem para a UNICEP e que alunos da UNICEP possam ir para a Argentina. “A grande importância que nós vemos para que se estabeleça esse convênio é dar oportunidade, tanto para os docentes quanto para os alunos, para que eles conheçam outras realidades, outras metodologias de ensino e pesquisa, e possam, ao vivenciar essas outras realidades, enriquecer a sua prática profissional”, afirma Maria Cristina Tagliavini, diretora de graduação da UNICEP.
Para o professor Sergio Perussi, coordenador de convênios internacionais, o encaminhamento da formalização de mais um convênio internacional (a UNICEP já conta com diversos Convênios Internacionais) ressalta a importância que a instituição deposita na formação integral de seus alunos, permitindo experiências internacionais, o que se reverterá na formação de alunos aptos para auxiliarem no desenvolvimento de nossa região, integrando nossas empresas e instituições ao mundo globalizado.