Terça-Feira
23 de Outubro de 2018
Dia do Aviador.Dia da Aviação  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Não queira ser audacioso, quando basta ser inteligente"
(Paulo Coelho)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Vacina da febre amarela tem validade?
Dose contra a febre amarela não precisa ser renovada e isso vale independentemente de quando você tomou a vacina.

Anvisa
31 de Outubro de 2017

Quem já foi vacinado pelo menos uma vez contra a febre amarela não precisa fazer uma nova visita ao posto de saúde. A avaliação sobre a vacina mostrou que uma única dose é suficiente para proteger contra a transmissão da febre amarela.

Até alguns anos atrás, a recomendação era de que a vacina fosse renovada de dez em dez anos, mas em 2014 a Organização Mundial da Saúde (OMS) mudou sua orientação quando conclui que o reforço da dose não é necessário para manter a proteção contra a doença.

No início deste ano o Brasil adotou a recomendação da OMS.

Tomei a vacina antes da mudança. O que faço?

Não é necessário se vacinar novamente. A vacina continua sendo a mesma. O que mudou foi o entendimento sobre a sua validade que até alguns anos atrás não era totalmente conhecida. Este tipo de revisão da validade de uma vacina pode acontecer porque são necessárias vários anos, e às vezes décadas, para ter certeza do período de validade da proteção de um medicamento como este.

Quem já tem o certificado não precisa trocar ou renová-lo. Quem já foi vacinado, mas não tem o certificado, precisa apenas agendar um horário em um posto de emissão do CIVP e apresentar o cartão nacional de vacinação com os dados da vacina. A vacina contra a febre amarela pode ser tomada em um posto de saúde ou em uma clínica particular.

Quais são os países que exigem o CIVP? A consulta poderá ser realizada no endereço: www.anvisa.gov.br/viajante. Clique no link: “Verifique as orientações para o país de destino” e serão apresentadas recomendações para sua viagem e a indicação da existência ou não de exigências sanitárias. Se houver exigência sanitária, será necessária a apresentação do certificado CIVP.

Como obter o CIVP?

A emissão do CIVP é gratuita e feita nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa, localizados em Portos, Aeroportos e Fronteiras. Desde abril de 2011, o certificado também pode ser emitido em Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) credenciadas, como postos de saúde e hospitais, e nas clínicas particulares credenciadas para essa finalidade.

Vale ressaltar, que os Postos da Anvisa não aplicam a vacina - apenas emitem o certificado. A vacina deve ser tomada nos serviços de saúde públicos e particulares, devidamente habilitados.

Para visualizar a lista dos serviços de vacinação privados credenciados acesse o endereço eletrônico www.anvisa.gov.br/viajante. Clique sobre o link “Centro de Orientação à Saúde do Viajante” e, após, no link “Consulte a lista completa dos Centros”.

Quais os documentos necessários?

- Cartão de vacina e documentos pessoais.

São aceitos como documentos de identificação pessoal a Carteira de Identidade (RG), o Passaporte e a Carteira de Motorista válida (CNH), entre outros.

A apresentação da certidão de nascimento é aceita para menores de 18 (dezoito) anos. Ressalta-se que crianças a partir de 9 (nove) meses já começam o esquema de vacinação.

A população indígena que não possui documentação está dispensada da apresentação de documento de identidade.

Para agilizar o atendimento, o interessado pode realizar um pré-cadastro no endereço http://www.anvisa.gov.br/viajante ao clicar na opção “cadastrar novo”.

Só o viajante pode assinar o CIVP?

Para obter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), é imprescindível a presença do interessado (viajante) nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante.

Como se trata de um documento de validade internacional, a autoridade sanitária deverá garantir que a assinatura constante do CIVP seja idêntica à do Passaporte ou à da Carteira de Identidade (RG).

E quando se tratar de criança / adolescente menor de 18 anos?

a) Necessidade da presença do menor:

Não é necessária a presença da criança ou adolescente menor de 18 (dezoito) anos quando seus pais ou responsáveis solicitarem a emissão do seu CIVP nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante.

b) Necessidade de assinatura:

- No caso de menores que não assinam o nome, o responsável pelo menor deverá assinar o documento.

- No caso de menores que já assinam o nome, orienta-se que o CIVP seja assinado de forma idêntica aos demais documentos (Passaporte ou Carteira de Identidade) da criança ou do adolescente.

Mas fique atento, o CIVP sem a assinatura torna o documento inválido e a autoridade do país de destino poderá deportar o viajante por esse motivo.

No caso de conexão ou escala em outros países, há necessidade do certificado?

Dúvidas sobre a aplicação das normas de controle sanitário, incluindo a necessidade de apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia em países onde se faz conexão ou escala, devem ser esclarecidas com a representação do próprio país (consulados / embaixadas) ou com a empresa aérea que opera nesses destinos.

O que fazer em caso de perda ou extravio?

Em caso de extravio do cartão de vacinação, o usuário deverá se dirigir à unidade de saúde onde tomou a vacina e solicitar a segunda via do documento.

Também pode procurar um dos Centros de Orientação de Viajantes da Anvisa para emitir gratuitamente uma nova via do certificado.

Quando a vacina é contraindicada?

Para casos em que a vacinação ou a profilaxia é contraindicada, o Regulamento Sanitário Internacional – RSI determina que o viajante deverá estar de posse de atestado médico que explique os motivos da contraindicação, escrito em inglês ou francês, não sendo determinado um modelo específico para esse documento. O RSI também determina que o país de destino tem autonomia para aceitar a contraindicação ou adotar uma dessas medidas adicionais para entrada do viajante.

A Anvisa divulga um modelo de atestado de isenção sugerido para esse fim, a ser emitido por um profissional médico.

O Centro de Orientação ao Viajante poderá chancelar atestado médico de contraindicação que esteja escrito em português, emitindo o Certificado de Isenção, destacando que esse documento não é previsto no RSI e tem a mesma validade que o atestado médico escrito em inglês ou francês. Para esses casos, faz-se necessário que, na avaliação do profissional médico, esteja explícito o porquê da contraindicação à vacina. As possibilidades de contraindicações para a imunização contra a Febre Amarela são: gravidez; alergia a componentes da vacina e pessoas imunodeprimidas. Como recomendação geral de qualquer imunização, consideram-se, ainda, a ocorrência de hipersensibilidade; histórico de reação anafilática após ingestão de ovo e presença de neoplasia maligna.

Demais motivos de contraindicação para vacina contra a febre amarela (Exemplo: idade superior a 60 anos, aleitamento materno, uso de outros medicamentos que não sejam imunossupressores), não são chancelados pela Agência. Nesses casos, o médico que avaliar a contraindicação é quem deverá atesta-la em inglês ou francês. O profissional poderá utilizar o modelo disponibilizado no site da Anvisa.


publicidade
1
2
3
4
5
6
slide


:: Últimas Notícias
Romance da EdUFSCar aborda multiculturalismo brasileiro
A EdUFSCar está lançando o romance "Maracatu Circuncidado", de autoria de Lincoln Amaral. A obra trata da história de Arthur, um jovem pernambucano, guia de museu em ...
Agenda da Unidade Móvel da ACISC - 23 a 26 de outubro
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) informa que de 23 a 26 de outubro, das 13h às 17h, a sua Unidade Móvel estará na ...
Audiência Pública discutirá Orçamento Municipal para 2019 nesta quinta-feira
O presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar, convocou os vereadores para participar de audiência pública nesta quinta-feira, quando será discutida a Lei ...
Atividade no Kartódromo chama atenção para as ações do Outubro Rosa
O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos, dentro da programação da Campanha Outubro Rosa, realizou mais uma ação para chamar atenção da ...
Inscrições para sorteios das barracas para o Festival Rock na estação será na quarta-feira 27/10/2018
 Os ambulantes que pretendem comercializar produtos durante o Festival Rock na Estação 2018 que será realizado no próximo sábado, dia 27 de outubro, na ...
São Carlos decreta Estado de Emergência por causa das chuvas
A chuva que caiu na noite da última quinta-feira (18), 45,4 mm em menos de 60 minutos, causou mais transtornos em São Carlos. Como a chuva foi muito grande e concentrada, novamente ...
Estudantes doam mais de 12 toneladas de alimentos para o Fundo Social
Estudantes das atléticas da USP-São Carlos e da UFSCar estiveram na tarde desta sexta-feira (19), na sede do Fundo Social de Solidariedade para entregar a parte final das dos produtos ...
Prefeitura finaliza Processo Licitatório de R$4,7 milhões para recapeamento
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Comissão Permanente de Licitação, realizou nesta sexta-feira (19/10), a abertura dos envelopes de propostas das empresas ...
Pós-graduação em Ciências Ambientais seleciona para mestrado e doutorado
Até 19 de novembro, estão abertas as inscrições na seleção para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em ...
Pesquisa na UFSCar aborda a violência de gênero na Universidade
O Núcleo de Estudos e Pesquisas de Saúde, Educação, Gênero e Direitos (NESEA) da UFSCar está realizando a pesquisa "Violência de gênero na ...
UFSCar oferece especializações na área de Psicologia 2019
Foi prorrogado, até o dia 9 de novembro, o período de inscrição em dois cursos de pós-graduação lato sensu ofertados pelo Departamento de ...
Brasil: Movimento do Comércio avança 0,5% em setembro
O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,5% em setembro na avaliação mensal dessazonalizada, de acordo com os ...
ACISC apoia o 4º Fitness Day de conscientização sobre o Outubro Rosa
O Iguatemi São Carlos realizará no dia 21 de outubro, das 8h30 às 11h, o 4º Fitnes Day, evento que tem por objetivo principal conscientizar a população sobre a ...
Vereador Gustavo Pozzi participa de premiação do “Vem pra USP”
Na tarde desta quinta-feira (18), o vereador Gustavo Pozzi participou da cerimônia de premiação dos estudantes mais bem classificados na edição 2018 da ...
Vereador Rodson sugere construção de canil e gatil na Casa de Passagem
O vereador Rodson Magno do Carmo (PSDB) esteve na tarde desta quinta-feira (18) na Prohab (Progresso e Habitação de São Carlos), em reunião com a diretora administrativa ...
Comissão de Ética e Decoro Parlamentar reuniu-se nesta quinta-feira 18/10/2018
Os vereadores que compõem a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal reuniram-se na tarde desta quinta-feira (18) no Anexo Administrativo da Casa, para ...
Vereador Sérgio Rocha pede que valas abertas pelo SAAE sejam reparadas
O vereador Sérgio Rocha apontou a necessidade urgente de que o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) conclua os serviços de reparos com a correção ...
Maestro João Carlos Martins e Octeto Bachiana realizam concerto gratuito em São Carlos neste sábado 20/10/2018
Apresentação será no Teatro Municipal de São Carlos, às 20h e contará com participação especial do tenor Jean William Maestro João ...
Outubro Rosa: sábado tem atividade no Kartódromo
Para retirar o ticket da camiseta Outubro Rosa basta levar produtos de higiene pessoal ou fraldas descartáveis infantis ou geriátricas O Fundo Social de Solidariedade juntamente com o ...
Prefeitura remarca Leilão de Bovinos
A Prefeitura de São Carlos remarcou para o próximo dia 26 de novembro, às 10h, o Leilão Nº 01/2018 - Processo 17166/2016 – para alienação de ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2018 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.