Domingo
19 de Novembro de 2017
Dia da Bandeira  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"A verdade é sempre o argumento mais forte."
(Sófocles)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Vacina da febre amarela tem validade?
Dose contra a febre amarela não precisa ser renovada e isso vale independentemente de quando você tomou a vacina.

Anvisa
31 de Outubro de 2017

Quem já foi vacinado pelo menos uma vez contra a febre amarela não precisa fazer uma nova visita ao posto de saúde. A avaliação sobre a vacina mostrou que uma única dose é suficiente para proteger contra a transmissão da febre amarela.

Até alguns anos atrás, a recomendação era de que a vacina fosse renovada de dez em dez anos, mas em 2014 a Organização Mundial da Saúde (OMS) mudou sua orientação quando conclui que o reforço da dose não é necessário para manter a proteção contra a doença.

No início deste ano o Brasil adotou a recomendação da OMS.

Tomei a vacina antes da mudança. O que faço?

Não é necessário se vacinar novamente. A vacina continua sendo a mesma. O que mudou foi o entendimento sobre a sua validade que até alguns anos atrás não era totalmente conhecida. Este tipo de revisão da validade de uma vacina pode acontecer porque são necessárias vários anos, e às vezes décadas, para ter certeza do período de validade da proteção de um medicamento como este.

Quem já tem o certificado não precisa trocar ou renová-lo. Quem já foi vacinado, mas não tem o certificado, precisa apenas agendar um horário em um posto de emissão do CIVP e apresentar o cartão nacional de vacinação com os dados da vacina. A vacina contra a febre amarela pode ser tomada em um posto de saúde ou em uma clínica particular.

Quais são os países que exigem o CIVP? A consulta poderá ser realizada no endereço: www.anvisa.gov.br/viajante. Clique no link: “Verifique as orientações para o país de destino” e serão apresentadas recomendações para sua viagem e a indicação da existência ou não de exigências sanitárias. Se houver exigência sanitária, será necessária a apresentação do certificado CIVP.

Como obter o CIVP?

A emissão do CIVP é gratuita e feita nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa, localizados em Portos, Aeroportos e Fronteiras. Desde abril de 2011, o certificado também pode ser emitido em Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) credenciadas, como postos de saúde e hospitais, e nas clínicas particulares credenciadas para essa finalidade.

Vale ressaltar, que os Postos da Anvisa não aplicam a vacina - apenas emitem o certificado. A vacina deve ser tomada nos serviços de saúde públicos e particulares, devidamente habilitados.

Para visualizar a lista dos serviços de vacinação privados credenciados acesse o endereço eletrônico www.anvisa.gov.br/viajante. Clique sobre o link “Centro de Orientação à Saúde do Viajante” e, após, no link “Consulte a lista completa dos Centros”.

Quais os documentos necessários?

- Cartão de vacina e documentos pessoais.

São aceitos como documentos de identificação pessoal a Carteira de Identidade (RG), o Passaporte e a Carteira de Motorista válida (CNH), entre outros.

A apresentação da certidão de nascimento é aceita para menores de 18 (dezoito) anos. Ressalta-se que crianças a partir de 9 (nove) meses já começam o esquema de vacinação.

A população indígena que não possui documentação está dispensada da apresentação de documento de identidade.

Para agilizar o atendimento, o interessado pode realizar um pré-cadastro no endereço http://www.anvisa.gov.br/viajante ao clicar na opção “cadastrar novo”.

Só o viajante pode assinar o CIVP?

Para obter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), é imprescindível a presença do interessado (viajante) nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante.

Como se trata de um documento de validade internacional, a autoridade sanitária deverá garantir que a assinatura constante do CIVP seja idêntica à do Passaporte ou à da Carteira de Identidade (RG).

E quando se tratar de criança / adolescente menor de 18 anos?

a) Necessidade da presença do menor:

Não é necessária a presença da criança ou adolescente menor de 18 (dezoito) anos quando seus pais ou responsáveis solicitarem a emissão do seu CIVP nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante.

b) Necessidade de assinatura:

- No caso de menores que não assinam o nome, o responsável pelo menor deverá assinar o documento.

- No caso de menores que já assinam o nome, orienta-se que o CIVP seja assinado de forma idêntica aos demais documentos (Passaporte ou Carteira de Identidade) da criança ou do adolescente.

Mas fique atento, o CIVP sem a assinatura torna o documento inválido e a autoridade do país de destino poderá deportar o viajante por esse motivo.

No caso de conexão ou escala em outros países, há necessidade do certificado?

Dúvidas sobre a aplicação das normas de controle sanitário, incluindo a necessidade de apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia em países onde se faz conexão ou escala, devem ser esclarecidas com a representação do próprio país (consulados / embaixadas) ou com a empresa aérea que opera nesses destinos.

O que fazer em caso de perda ou extravio?

Em caso de extravio do cartão de vacinação, o usuário deverá se dirigir à unidade de saúde onde tomou a vacina e solicitar a segunda via do documento.

Também pode procurar um dos Centros de Orientação de Viajantes da Anvisa para emitir gratuitamente uma nova via do certificado.

Quando a vacina é contraindicada?

Para casos em que a vacinação ou a profilaxia é contraindicada, o Regulamento Sanitário Internacional – RSI determina que o viajante deverá estar de posse de atestado médico que explique os motivos da contraindicação, escrito em inglês ou francês, não sendo determinado um modelo específico para esse documento. O RSI também determina que o país de destino tem autonomia para aceitar a contraindicação ou adotar uma dessas medidas adicionais para entrada do viajante.

A Anvisa divulga um modelo de atestado de isenção sugerido para esse fim, a ser emitido por um profissional médico.

O Centro de Orientação ao Viajante poderá chancelar atestado médico de contraindicação que esteja escrito em português, emitindo o Certificado de Isenção, destacando que esse documento não é previsto no RSI e tem a mesma validade que o atestado médico escrito em inglês ou francês. Para esses casos, faz-se necessário que, na avaliação do profissional médico, esteja explícito o porquê da contraindicação à vacina. As possibilidades de contraindicações para a imunização contra a Febre Amarela são: gravidez; alergia a componentes da vacina e pessoas imunodeprimidas. Como recomendação geral de qualquer imunização, consideram-se, ainda, a ocorrência de hipersensibilidade; histórico de reação anafilática após ingestão de ovo e presença de neoplasia maligna.

Demais motivos de contraindicação para vacina contra a febre amarela (Exemplo: idade superior a 60 anos, aleitamento materno, uso de outros medicamentos que não sejam imunossupressores), não são chancelados pela Agência. Nesses casos, o médico que avaliar a contraindicação é quem deverá atesta-la em inglês ou francês. O profissional poderá utilizar o modelo disponibilizado no site da Anvisa.


publicidade
1
2
3
4
5
6
slide


:: Últimas Notícias
Rádio UFSCar 95,3 FM lança aplicativo e novo site
A Rádio UFSCar 95,3 FM - emissora educativa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) -, sintonizada com as transformações tecnológicas e a ...
ACISC promove palestra sobre o Dia da Consciência Negra
Evento é aberto ao público e será realizado no dia 20 de novembro. A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), realizará na ...
Senac São Carlos participa da Semana Global de Empreendedorismo com atividades gratuitas
Evento busca ampliar o conhecimento dos participantes e reforçar que não existe idade para investir em boas ideias Durante o mês de novembro, o Senac São Paulo participa de ...
Interdição parcial de pista em 18, 19 e 20/11/2017
A AB Triângulo do Sol informa o trecho que passará por interdição parcial de pista, sábado (18), domingo (19) e segunda-feira (20), para realização de ...
ACISC prevê aumento de vagas temporárias no comércio de São Carlos - Novembro/Dezembro 2017
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos, através do Núcleo de Economia ACISC, divulgou nesta semana, o resultado da pesquisa feita junto a comerciantes de ...
1º coloquio sobre envelhecimento (20/11).
A prefeitura de São Carlos por meio da Secretaria de Cidadania e Assitencia Social, convida para o 1º coloquio sobre envelhecimento. O evento será realizado no dia 20/11 as 14 ...
1º Passeata Solidaria (18/11)
A prefeitura de São Carlos e o Fundo de solidariedade junto com os Motos Clubes da cidade, organizaram a 1º Passeata Solidaria, o evento será realizado no sábado dia 18/11 ...
Confira os locais que as equipes de tapa-buraco estarão trabalhando na próxima segunda-feira (20/11):
EQUIPE 1 – JARDIM NOVA SÃO CARLOS - RUA PAULO P. DE BARROS; EQUIPE 2 – PARQUE ARNOLD SCHIMIDT - RUA ALVARENGA PEIXOTTO; EQUIPE 3 – JARDIM TANGARÁ - AVENIDA ...
Os radares móveis estarão nas seguintes vias na próxima segunda-feira (20/11)
RADAR 1 – Av. João de Guzzi (Bairro/Centro) velocidade máxima permitida de 60 km/h; RADAR 2 – Rua Ray Wesley Herrick (Centro/Bairro) velocidade máxima permitida de 50 ...
CISC recomenda cautela no pagamento de boletos
Comerciantes devem ficar atentos e em caso de dúvida, entrar em contato com a Associação Comercial e Industrial de São Carlos. A ACISC (Associação Comercial ...
UFSCar apresenta mostra que retrata trajetórias de mulheres negras brasileiras
Até o dia 30 de novembro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe a mostra visual "Recuperando imagens e trajetórias de ...
UFSCar apresenta instalação artística sobre transfiguração fotográfica
Até o dia 30 de novembro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe a instalação artística "F0T0-GR4F14 #3.0 ...
UFSCar comemora 15 anos das Tertúlias Literárias Dialógicas no Brasil
O Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) comemorou no dia 10 de novembro os 15 anos do ...
Seminário de Antropologia da UFSCar acontece de 20 a 23 de novembro
No marco da celebração dos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), será ...
Programação é com eles: time da USP São Carlos está entre os melhores da América Latina
Uma das equipes do ICMC levou a medalha de ouro na final nacional da Maratona de Programação, o que garantiu a conquista da terceira melhor colocação entre os competidores ...
Rádio UFSCar 95,3 FM recebe propostas de programas para grade 2018 .
Já pensou em ter um programa de rádio? Que tal colocar essa ideia no ar? A Rádio UFSCar 95,3 FM, emissora educativa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), abre ...
Aberto inscrições em Pós-graduação em Engenharia de Materiais da UFSCar realiza seleção para 2018
O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com as inscrições ...
Programa de Pós-Graduação em Física da UFSCar realiza seleção para mestrado e doutorado.
O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas em processo seletivo ...
CEMAC abre inscrições para oficinas culturais
O Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC) abre na próxima segunda-feira (20), as inscrições para oficinas artístico-culturais. Mais de 400 vagas, distribuídas ...
Confira a programação da Plenária Estadual em São Carlos
Na sexta-feira (17), a partir das 9h, na Igreja Santo Expedito, ocorre a chegada dos delegados e suplentes, com realização das inscrições, credenciamento e ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
de 16/11 a HOJE - Quinta a Domingo
São Carlos vai sediar Plenária Estadual de Economia Solidária
de 17/11 a HOJE - Sexta a Domingo
Iguatemi São Carlos promove festival de cerveja e gastronomia de 17 a 19 de novembro
de 15 a 22/11
Filme: Thor 3: Ragnarok

Gênero: Ação, Aventura, Fantasia
de 15 a 22/11
Filme: Liga da Justiça

Gênero: Ação, Fantasia, Aventura
de AMANHÃ a 23/11 - Segunda a Quinta
Seminário de Antropologia da UFSCar acontece de 20 a 23 de novembro
Eventos em andamento
de 1/11 a AMANHÃ
Sindspam: Uniodonto lança nova campanha de adesão sem carência - Novembro/2017
de 16/11 a AMANHÃ - Quinta a Segunda
Programação é com eles: time da USP São Carlos está entre os melhores da América Latina
de 16/11 a AMANHÃ - Quinta a Segunda
Confira a programação da Plenária Estadual em São Carlos
de 17/11 a AMANHÃ - Sexta a Segunda
Os radares móveis estarão nas seguintes vias na próxima segunda-feira (20/11)
de 17/11 a AMANHÃ - Sexta a Segunda
1º coloquio sobre envelhecimento (20/11).
de ONTEM a AMANHÃ - Sábado a Segunda
Confira os locais que as equipes de tapa-buraco estarão trabalhando na próxima segunda-feira (20/11):
de ONTEM a AMANHÃ - Sábado a Segunda
Interdição parcial de pista em 18, 19 e 20/11/2017
HOJE e AMANHÃ - Domingo e Segunda
ACISC promove palestra sobre o Dia da Consciência Negra
de ONTEM a 23/11 - Sábado a Quinta
Senac São Carlos participa da Semana Global de Empreendedorismo com atividades gratuitas
de 13 a 24/11
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar seleciona bolsistas de pós-doutorado - Novembro/2017
de 16 a 25/11
Tradicional entidade do Ceará vence licitação para administrar as Casas de Acolhimento de São Carlos
de 16 a 25/11
Programa de Pós-Graduação em Física da UFSCar realiza seleção para mestrado e doutorado.
de ONTEM a 25/11
Rádio UFSCar 95,3 FM lança aplicativo e novo site
de 6 a 27/11
Dois programas de pós-graduação da EESC-USP aumentam suas notas na avaliação quadrienal da CAPES
de 11 a 29/11
UFSCar realiza até 29/11 campanha de natal em prol das crianças atendidas na Unidade Saúde-Escola.
de 16 a 30/11
CEMAC abre inscrições para oficinas culturais
de 16 a 30/11
CISC recomenda cautela no pagamento de boletos
de 16 a 30/11
UFSCar apresenta instalação artística sobre transfiguração fotográfica
de 16 a 30/11
Rádio UFSCar 95,3 FM recebe propostas de programas para grade 2018 .
de 16 a 30/11
Aberto inscrições em Pós-graduação em Engenharia de Materiais da UFSCar realiza seleção para 2018
de 16 a 30/11
UFSCar apresenta mostra que retrata trajetórias de mulheres negras brasileiras
de ONTEM a 30/11
ACISC prevê aumento de vagas temporárias no comércio de São Carlos - Novembro/Dezembro 2017
de 30/10 a 31/12
Beneficiários do BPC deverão se inscrever no Cadastro Único
de 15/10 a 18/2
Confira o Horário de Verão 2017/2018
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2017 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.