Uma onda de investimento no sistema bancário está ocorrendo desde que entrou em vigor o sistema de Pagamentos Instantâneo brasileiro – PIX. O sistema permite que recursos sejam transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia, sete dias por semana durante todos os dias do ano. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.
O primeiro efeito do novo sistema é reduzir custos de transação bancária, além de proporcionar maior segurança e o desenvolvimento de novos relacionamentos entre empresas e clientes e pessoas e pessoas.
Os efeitos para o varejo já foram percebidos. O sistema também permitirá a inclusão financeira de uma grande parte da população brasileira que não utiliza o circuito bancário. Para a criação de contas bancárias a identidade social e os documentos pessoais são necessários. Em muitas regiões brasileiras a população ainda não conta com esses documentos. Com programas de renda mínima, a necessidade de dados pessoais e bancários têm sido incentivadas o que favorece a inclusão financeira.
A Lei Geral de Proteção de Dados e a Lei de Acesso a Informação são avanços significativos recentes e fortalecem a própria inovação no setor financeiro.
O sistema criado pelo Banco Central induz também novos comportamentos comerciais, na medida que, a demanda por moeda é reduzida. Formas tradicionais de comprar e vender já sofreram modificações significativas ao longo de 2020, devido à pandemia.
No presente, está em desenvolvimento a criação de novos serviços através do sistema de pagamento instantâneo. Um deles é a cobrança através de QR Codes. Esse sistema chamado de “Pix Cobrança” permitirá que lojistas, varejistas e prestadores de serviços criem QR Codes impressos para receberem pagamentos. A relação comercial empresas – pessoas será amplificada.
Os serviços de pagamento instantâneo integrados à utilização de Smartphones torna as mudanças mais rápida na sociedade. Com isso, o comportamento dos consumidores também poderá ser alterado.
Com essa revolução nas transferências de recursos, o financiamento empresarial é incrementado. Diante das possibilidades de comercialização propostas pelo varejo, a flexibilidade de preços das mercadorias e serviços em troca de pagamentos em tempo real poderá beneficiar o caixa das empresas.
Com foco na liquidez, alterações de preços em troca de pagamentos imediatos podem incentivar um maior giro de mercadorias. A margem de lucro pode ceder lugar à preferência pela rapidez do recebimento.
O próprio sistema de crédito, operações de câmbio, investimentos financeiros, seguros e conta salário serão incorporados ao sistema até dezembro de 2021.
O site do Banco Central do Brasil www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix oferece uma ampla perspectiva com análises dos benefícios para pessoas e empresas.
Finalmente, retomando-se o aspecto prático, as empresas em geral e mais especificamente o comércio varejista têm diante de si novas possibilidades para trabalhar suas práticas com o mercado, além da matéria produto/serviço – cliente.