Vereador Gustavo Pozzi manifesta repúdio por corte no Orçamento Federal para Assistência Social
Câmara Municipal de São Carlos 21 de Novembro de 2018
Na sessão ordinária desta terça-feira (20) o plenário da Câmara Municipal aprovou uma moção, de autoria do vereador Gustavo Pozzi (PR), em repúdio à intenção do Governo Federal em reduzir os investimentos em Assistência Social no ano de 2019. Segundo o documento aprovado, a redução no investimento na área será de aproximadamente R$46,5 bilhões de reais, e impactará na interrupção de 17 mil serviços socioassistenciais.
A motivação para a concepção da moção pelo vereador se deu em consonância à manifestação da Sociedade São Vicente de Paulo, da qual é membro, condenando o corte. Segundo uma nota redigida pela instituição e entregue ao presidente da República e ao relator da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, "o corte determina menos atendimentos ofertados pelo CRAS, CREAS, CENTRO-POP e Unidades de Acolhimento Institucional, que atuam diretamente em situações de vulnerabilidade ou risco social".
O vereador Gustavo Pozzi, lembrou a importância de tratar a todos com dignidade e do papel do Estado em acolher os que mais precisam: "O Estado não se pode furtar ao seu papel de acolher e cuidar dos que mais precisam, dos mais pobres. Se estes ficam desassistidos, a pobreza só tenderá a aumentar. É importante tratar a todos com a mesma dignidade e proporcionar condições melhores para aqueles que se encontram à margem da sociedade", disse o vereador.
Agora serão encaminhadas cópias da moção aprovada para o presidente da República, os presidentes do Senado e da Câmara e ao relator da comissão que trata do orçamento do próximo ano no Congresso.