Câmara Municipal de São Carlos 9 de Outubro de 2018
Inclusão Social e Responsabilidade Ambiental. Com esses objetivos, a vereadora Cidinha do Oncológico, acompanhada do assessor Alex Prado e do Psicólogo da Saúde Fernando Calzavara de Oliveira, estiveram na última quinta-feira (4) em Votuporanga, município de 92 mil habitantes, na região noroeste do estado de São Paulo, para conhecer o Projeto Eco Tudo, que busca educar e conscientizar a população no âmbito do descarte de lixo, recicláveis, etc.
Criado pela Saev Ambiental (autarquia local responsável pela administração da água, esgoto e meio ambiente) em parceria com a prefeitura de Votuporanga, o projeto é um dos pioneiros em questão de coleta de resíduos domiciliares, com objetivo de acabar com o descarte de lixo em terrenos baldios, vias públicas e beira de córregos. No EcoTudo são recebidos resíduos sólidos, entulhos de construções, podas de arvores, óleo de cozinha, moveis velhos, roupas, lixos eletrônicos, pneus, madeiras e vários outros resíduos domiciliares.
RANKING - O Eco Tudo é reconhecido como um dos melhores projetos de conscientização ambiental, conforme ranking do programa Selo Verde/Azul, lançado em 2007 para medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental dos municípios. O ranking é realizado entre as cidades do estado de São Paulo no qual as localidades que atingem nota superior a 80 pontos recebem uma premiação chamada de ‘’Certificado Município VerdeAzul’’. Este certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada, tornar-se referência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle de Poluição.
Em 2016, Votuporanga alcançou 97.38 pontos no ranking, enquanto São Carlos atingiu 57.82 pontos. No ano seguinte, os municípios marcaram respectivamente 80.19 e 57.82 pontos.
INCLUSÃO SOCIAL - Através do Eco Tudo se viabilizam outros aspectos importantes como: a inclusão social, geração de renda, cuidado do meio ambiente entre outras melhorias para a população e para cidade. Para que tudo isso aconteça de forma eficiente, é necessário um projeto grande e maciço de conscientização da população, que terá um local apropriado com para descarte desse material.
Durante a visita, a vereadora Cidinha conheceu também a cooperativa Coopervinte, que além de gerar emprego para quem mais precisa, contribui para a limpeza da cidade, ao processarem o material reciclado e coletado por empresa terceirizada.
A parlamentar assinalou que no tocante a esse tema, em São Carlos há de se destacar os EcoPontos já existentes na cidade, que costumam trazer problemas para à população. “É fato que, os EcoPontos de São Carlos já não tem mais os devidos cuidados, até existem os que foram desativados e sem nenhum respaldo à para a população, onde estas continuam despejando materiais sem a devida orientação”.
O Projeto EcoTudo é um projeto que além de ter seus inúmeros benefícios para a cidade e para a população, envolve várias secretarias, como por exemplo as de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, de Serviços Públicos e de Cidadania e Assistência Social.
Segundo Cidinha, a ida até Votuporanga proporcionou, também, o acesso a diferentes projetos na área ambiental, emprego e renda, saúde e cidadania. A vereadora informou que pretende levar as experiências daquela cidade ao conhecimento dos respectivos gestores em São Carlos.
Ela afirma que está preocupada com o crescente aumento de pessoas que recorrem a seu gabinete na Câmara Municipal, solicitando apoio em razão do desemprego. Exemplos como os de Votuporanga a seu ver “demonstram que existem alternativas viáveis e que parte da solução pode estar na união da população com o poder público”.
|