No último sábado (10), o mandato da vereadora Raquel Auxiliadora (PT) realizou uma plenária de avaliação e prestação de contas dos 100 primeiros dias de atuação na legislatura. A abertura da atividade contou com um debate sobre a atual conjuntura nacional e estadual, com participação da deputada estadual Márcia Lia e do deputado federal Nilto Tatto (PT).
O evento foi marcado pela instituição do Conselho Popular do Mandato, grupo formado por cerca de 30 pessoas, que orientará as ações e pautas prioritárias, e debaterá desde a indicação de emendas, projetos, requerimentos até a agenda de trabalho da vereadora. Os conselheiros políticos são apoiadores, lideranças de bairros, trabalhadores e ativistas de diversas áreas de atuação, estudantes e representantes de movimentos sociais.
Para Raquel, a proposta de atuação democrática, popular e participativa é um compromisso do mandato. “Em tempos tão difíceis, construir espaços de esperança são fundamentais para dar sentido à nossa luta. Esse Conselho é aberto a todas e todos que tem interesse em acompanhar, propor e dialogar sobre as ações do mandato. Temos muitos desafios pela frente e garantir a participação popular neste processo é fundamental”, explica a vereadora.
A primeira tarefa dos conselheiros políticos será definir a destinação dos recursos de emendas parlamentares solicitadas ao gabinete da vereadora. “Receberemos até o dia 24 de abril as solicitações de emendas. Os interessados poderão apresentar a proposta em plenária pública que realizaremos no final do mês (29), e o Conselho Popular, avaliará todas e definirá quais serão prioridade neste ano. Tudo isso de forma transparente e democrática”, destaca.