Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promoverá a seguinte programação no mês de dezembro de 2017:
2 – LUTERO
Luther, USA, 1974, Drama, 111 minutos
Direção: Guy Green
Elenco: Stacy Keach, Hugh Griffith, Judi Dench
Um cavaleiro se encontra com um sacerdote dentro de uma igreja. O sacerdote se chama Martinho Lutero. O cavaleiro traz consigo um cadáver e acusa Lutero e seus ideais reformistas de serem os responsáveis pela assolação que se abateu sobre a cidade. O mesmo cavaleiro, então, quebra a quarta parede para narrar a vida do religioso.
Filho de um mineiro, o jovem alemão Martinho, seguindo a vontade de seu pai, estudava Direito. Um dia, em meio a uma tempestade, quase é atingido por um raio e, com medo, promete à Santa Ana que se sua vida for poupada, dedicará sua vida ao monastério. Atendido, Lutero cumpre a promessa e se filia a Ordem dos Agostinianos onde, buscando alcançar a salvação, se dedica às boas obras. No entanto, tais atos não confortam sua consciência. Então, o monge decide estudar Teologia e em pouco tempo torna-se doutor. Com seus estudos bíblicos, Lutero logo começa a notar falhas na doutrina católica da salvação pelas obras e, aos poucos, a questioná-la.
Nesse ano de 2017, comemora-se o aniversário de 500 anos da Reforma Protestante. No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero pregou na porta da igreja de Württemberg, na Alemanha, as suas famosas 95 teses. Tal ato de rebeldia contra o maior poder da época, Roma tomou proporções extraordinárias e seus ideais moldaram boa parte do pensamento ocidental moderno. Lutero foi parte de uma série de filmes sobre personagens famosos feitos pelo American Film Theatre. O filme é baseado na famosa peça de teatro homônima de John Osbourne e, por isso, tem várias características próprias de uma peça como, por exemplo, cenários fechados, diálogos longos e até mesmo uma pausa para intervalo na metade do filme.
Felipe Augusto Hencklain
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Reforma Protestante
Contém: Exposição de cadáver
9 – O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
Il Vangelo Secondo Matteo, Itália/França, 1964, Drama, 135 minutos
Direção: Pier Paolo Pasolini
Elenco: Enrique Irazoqui, Margherita Caruso, Susanna PasolinI
Na pequena província da Judeia, na época do domínio romano, um humilde carpinteiro, José, decide abandonar sua esposa que, apesar de supostamente virgem, acha-se grávida. Um anjo é enviado para anunciar que o filho de Maria fora gerado por obra divina e convence José a criá-lo como seu filho. Com intervenções esporádicas do anjo e de reis vindos de lugares distantes, Jesus cresce e se torna um conhecido pregador na Judeia, caminhando pelas cidades seguido de seus humildes discípulos, curando os doentes, divulgando o reino de Deus e advertindo contra a hipocrisia dos religiosos da época.
Sem dúvida alguma, o personagem mais conhecido e influente na sociedade é Jesus Cristo. Não é de se estranhar, portanto, que haja tantos filmes que retratem sua vida. O Evangelho Segundo São Mateus se destaca dentre os demais por prezar pela fidelidade ao texto bíblico. Como sugerido pelo título, o filme se baseia no Evangelho de Mateus, o primeiro na ordem canônica e apontado por estudiosos como o mais realista dos evangelhos. Logo de cara, nos chama a atenção a imagem de Jesus que aqui não segue o molde dos demais filmes, loiro com olhos claros. Pelo contrário, o ator escolhido se assemelha mais com o tipo físico dos judeus da época. A fidelidade à Bíblia é de tal ordem, que o longa acaba repleto dos diálogos e sermões de Cristo, sem espaço para dramatizações. Isso pode, talvez, causar certa estranheza no público mais acostumado com produções hollywoodianas.
Apontado pelo Vaticano como a melhor biografia de Cristo já produzida pelo cinema, O Evangelho Segundo São Mateus é uma obra inesquecível do italiano Pier Paolo Pasolini, sempre lembrado por suas produções chocantes e críticas à sociedade e à Igreja.
Felipe Augusto Hencklain
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Vida de Jesus
Contém: Agressão física, assassinato, exposição de cadáver
16 – A FELICIDADE NÃO SE COMPRA
It’s a Wonderful Life, EUA, 1946, Drama, 97 minutos
Direção: Frank Capra
Elenco: James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore
Desde criança George Bailey é um espírito livre e se mostra muito bondoso ajudando todos ao seu redor, seja seu patrão, o qual é violento, ou o irmão, Henry Bailey, que se não fosse por ele, morreria afogado. Devido à personalidade altruísta, abdicou dos seus sonhos de fazer faculdade e viajar o mundo para seguir os passos do pai cuidando do negócio da família, uma firma que ajuda a classe trabalhadora da cidade e desafia a autoridade do Sr. Potter, figura mais influente no condado de Bedford Falls. Em plena guerra, um acidente faz o tio de Bailey perder oito mil dólares, ameaçando o futuro da empresa e da cidade. No Natal, frustrado pelo andar de sua vida, o protagonista decide se suicidar e Clarence, seu anjo da guarda, é incumbido de ajudá-lo mostrando como seria o mundo se ele não tivesse nascido.
O filme conquista pelo carisma dos personagens, fazendo o espectador se apaixonar por eles logo de início. Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator (James Stewart), Melhor Diretor, Melhor Montagem, Melhor Mixagem de Som e eleito em 2006 como o filme americano mais inspirador da história em votação realizada pelo American Film Institute, deixando seu legado na história como um dos maiores clássicos do cinema.
Como curiosidade, em 1947, o FBI emitiu uma nota sobre o filme como uma “potencial infiltração comunista na indústria cinematográfica” porque iguala banqueiros como o personagem de Lionel Barrymore a um carrasco. Isso, de acordo com o órgão, era um truque comum usado pelos comunistas.
Iago Ribeiro Lisboa
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