O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para o curso Animação 2D voltada para jogos. O objetivo é introduzir conceitos, técnicas e apresentar as ferramentas da área que são utilizadas no desenvolvimento de games. Há 18 vagas disponíveis e as inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas até o dia 25 de novembro ou enquanto houver vagas por meio deste link no Sistema Apolo: http://icmc.usp.br/e/478b0.
O curso, que é voltado para estudantes de graduação dos cursos de computação, será realizado no dia 29 de novembro, das 19 às 23 horas, na sala 6-303 do bloco 6 do ICMC e será ministrado pela aluna Anayã Ferreira, sob coordenação do professor Fernando Osório. Confira, abaixo, os tópicos que serão abordados no curso.
Conceitos básicos de arte aplicados a jogos:
conceitos de desenho tradicional;
simplicidade;
formas básicas;
destaque;
juntas.
Introdução a softwares para arte digital:
interface;
uso geral;
ferramentas específicas.
12 princípios da animação voltados para jogos:
comprimir e esticar (squash and stretch);
antecipação (anticipation);
encenação (staging);
animação direta e posição-chave (straight ahead action and pose to pose);
continuidade e sobreposição da ação (overlapping action and follow through);
aceleração e desaceleração (slow in and slow out);
movimento em arco (arcs);
ação secundária (secondary actions);
temporização (timing);
exagero (exaggeration);
desenho volumétrico (solid drawing);
apelo (appeal).
Técnicas de animação:
tradicional: técnica de onion skin, procedimento básico;
vetorizada: conceitos para preparação do personagem, animação com transforms, animação com bones.
Conceitos técnicos para arte em jogos:
sprite sheets;
formatos e tamanhos;
detalhes exportando;
dicas gerais.
Mais informações:
Link para inscrições: http://icmc.usp.br/e/478b0
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373-9146
E-mail: ccex@icmc.usp.br
Crédito da imagem: Wikipedia - Por Assessoria de Comunicação do ICMC