O Damha Golf Club e o Parque Eco-Esportivo Damha, em São Carlos (SP), estão entre as 172 instalações aprovadas no Processo para Cadastramento e Seleção dos Locais de Treinamento Pré-Jogos.
A lista foi anunciada nesta terça-feira pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Foram consideradas aptas 172 instalações esportivas de 73 cidades e 18 estados das cinco regiões do país.
"Estamos muito felizes com a inclusão do Damha Golf Club e do Parque Eco-Esportivo na lista, pois o Grupo Damha sempre foi um admirador e incentivador do esporte, em várias modalidades", diz Carlos Gonzalez, presidente do Damha Golf Club.
Essas instalações serão apresentadas a todos os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) e Comitês Paralímpicos Nacionais (CPNs) por meio de um guia online que será lançado durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012.
O criterioso Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos durou 12 meses e teve etapas e critérios extensivamente divulgados pelo Rio 2016T.
Seu objetivo foi identificar instalações em todo o país que atendessem aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Esportivas Internacionais para que os Comitês Olímpicos e Paralímpicos Nacionais possam trazer seus atletas para o Brasil antes dos Jogos, visando à concentração e ao aperfeiçoamento do treinamento e a sua aclimatação às condições locais.
Também foram avaliados os acessos à instalação, proximidade de aeroportos com voos domésticos, além da rede hoteleira e hospitalar disponível nas proximidades.
A identificação desses locais é uma solicitação do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Paralímpico Internacional ao país-sede dos Jogos. Uma vez identificados os locais, caberá a cada instalação negociar diretamente com os CONs e CPNs os termos de utilização de seus equipamentos pelas delegações estrangeiras.
"É com satisfação que podemos dizer que o cumprimento dessa solicitação trará benefícios para todo o Brasil. Receber delegações Olímpicas e Paralímpicas dissemina a experiência dos Jogos para além do Rio e movimenta as cidades social e economicamente. Essas cidades podem passar a atuar como polo de desenvolvimento esportivo em seu estado ou região. É também uma oportunidade de divulgação e promoção nacional e internacional do potencial esportivo e turístico dos municípios", disse o presidente do Rio 2016T, Carlos Arthur Nuzman.