João Paulo Carlos da Silva e Marcos Negrini viveram nos últimos dias uma experiência única: representaram seu país numa competição internacional em condições muito diferentes do que estão acostumados. Ambos foram convocados pela Federação Paulista de Golfe (FPG) para disputar a 1ª Copa Ryder Juniors Golf Challenge, que comemorou o centenário do La Paz Golf Club, da Bolívia. O evento foi um match play de quatro dias, em duplas e individual.
Localizado a 3,6 mil metros acima do nível do mar, o campo é considerado um dos mais altos do planeta. A altitude certamente foi um dos maiores adversários dos brasileiros. Essa dificuldade bastante significativa, aliada ao alto nível técnico dos adversários e às estreitas raias do campo (45 jardas em média, bem diferente do Brasil) resultaram numa vitória boliviana por 11 vitórias contra 1 nas duplas e sete vitórias contra uma nos confrontos individuais.
João Paulo foi o único brasileiro a vencer um confronto individual, quando derrotou Luciana Tobia.
Além dos representantes do DGC, a equipe masculina da FPG também foi formada por Jefferson Yang, sócio do São Paulo Golf Club, e Kaio Nascimento dos Santos, do Guarujá Golf Club.
A representação feminina contou com Giovanna Hirata Yabiku, do Clube de Golfe de Campinas; Florence Amy Hirose e Carolina França de Queiroz Pereira, ambas associadas ao São Fernando Golf Club, de Cotia (SP); e Vitoria Carolina Postigo, do Bastos Golf Club, de Bastos (SP). David Oka, gerente do projeto Golfe Nota 10, foi o capitão da delegação, que teve ainda a presença de Mauro Batista, diretor-executivo da FPG.
No encerramento do evento, que reuniu um grande número de associados do clube e especialmente as famílias que hospedaram os paulistas, a FPG, por meio de Mauro Batista e David Oka, entregou uma placa em homenagem à diretoria do La Paz Golf Club, entidade que completa 100 anos em 2012.