Domingo
25 de Outubro de 2020
Dia do Dentista. Dia do Sapateiro.Dia da Democracia. Dia da Saúde Dentária.  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"As coisas que é preciso ter aprendido para fazê-las, é fazendo que aprendemos!"
(Aristóteles)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Microcefalia associada ao vírus Zika preocupa gestantes em vários estados

EcoDebate
14 de Dezembro de 2015

“Não saio de casa se não for para trabalhar. Estamos prisioneiras mesmo, porque o medo é muito grande aqui. Abri mão de tudo”, relata a policial militar pernambucana Monique Cordeiro, 27 anos, grávida de 11 semanas. Ela mora no município de Arcoverde, no sertão de Pernambuco, estado que registra o maior número de casos de microcefalia associado ao vírus Zika. Dos mais de 1,7 mil casos suspeitos, cerca de 800 são no estado. “Já tive crise de nervos, de achar que estava pintada [com manchas], sem estar. Está sendo muito difícil e a minha cidade tem muita gente doente [com sintomas de Zika]”, afirmou Monique.

Desde o fim de novembro, quando o Ministério da Saúde confirmou a relação do vírus com o aumento dos casos de malformação congênita, especialmente na Região Nordeste, Monique e grávidas de vários estados têm encarado uma gestação cheia de temores. “É meu primeiro filho e já tive um aborto há três anos, por isso é ainda maior a preocupação”, declarou. Ela lamenta que não esteja aproveitando, como gostaria, a gravidez. “São muitas notícias erradas, desencontradas, que deixam a gente com dúvidas e em pânico”, lamentou.

O uso constante de repelente, de roupas que encobrem todo o corpo, a instalação de telas contra mosquitos e a vistoria de criadouros da dengue são algumas das práticas comuns entre as mulheres entrevistadas pela Agência Brasil. No Ceará, estado que registra 40 casos suspeitos de microcefalia associada ao Zika, a analista de recursos humanos Fernanda Mendes, 34 anos, que está grávida há 17 semanas, adotou como medida principal o uso do repelente. “Comecei a ficar mais ansiosa para saber como me prevenir, buscar informações, mas também procuro não enlouquecer”, relatou.

Mas as dúvidas em relação ao uso do repelente também intrigam as gestantes. O médico Marcelo Burlá, presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, informa que não existem estudos sobre o uso intenso e prolongado desse produto em grávidas. Por outro lado, também não há relatos de efeitos adversos em relação aos agentes químicos dos repelentes habituais. A substância que tem sido mais recomendada pelos médicos é a icaridina, cujo nível de concentração permite proteção mais prolongada. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso é seguro para mulheres grávidas.

Burlá orienta que o ideal é evitar o mosquito no ambiente em que se permanece a maior parte do dia, para que não seja necessário passar constantemente o repelente. “Quando sair para a rua, usar repelente e tentar, de maneira razoável, cobrir a superfície corporal o máximo possível”, sugeriu. A grande procura por repelentes fez com que a demanda no laboratório Osler, que produz a marca com icaridina no Brasil, aumentasse mais de 1000%, informou Paulo Guerra, diretor-geral da empresa. “Tínhamos a substância em estoque, mas fizemos adaptações. Como o produto é importado e trazíamos de navio, agora estamos trazendo semanalmente de avião”, acrescentou.

Apesar disso, algumas farmácias têm adotado estratégias para garantir a distribuição do produto, como lista de espera e limite de compra por cliente. “Estava procurando o Exposis, que todo mundo fala que é o que tem maior tempo de duração, mas aqui em Fortaleza ele praticamente esgotou em todos os lugares em que procurei. Deixei meu nome em uma loja e consegui comprar um frasco”, relatou.

Jacqueline Oliveira é vendedora em uma farmácia na capital paulista e também confirma a falta do produto. “Está com lista de espera. Não tem mais em lugar nenhum”. Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou que negocia parceria com o Exército para produzir repelente.

Mudança de planos

O aumento dos casos de microcefalia fez com que a servidora pública Nathalia Zaranza, 29 anos, mudasse de planos em relação à gravidez. Também moradora de Fortaleza, ela iniciaria tratamento médico para acompanhar a tentativa de engravidar, mas decidiu não seguir com esse esforço agora. “Se for para acontecer, a gente vai ficar com medo, mas também não desistimos totalmente. Decidimos arriscar até pela vontade de engravidar”. Não há recomendação do Ministério da Saúde para que se evite a gravidez, mas as mulheres que planejam engravidar precisam avaliar os riscos antes de tomar uma decisão.

Na capital paulista, embora a Secretaria Municipal de Saúde não tenha registrado casos suspeitos de microcefalia associada ao Zika, cujo vírus tenha sido contraído em São Paulo, o temor da doença já é uma constante entre as grávidas. A jornalista Ana Maria Straube, 32 anos, grávida de 18 semanas, relata que mudou os planos de uma viagem ao Recife ao saber do surto. “Foi a única coisa que achei que deveria fazer no começo. Agora, que está aparecendo em outros estados, decidimos tomar algumas medidas de prevenção aqui em São Paulo mesmo. Comprei repelente que tem icaridina, que é o mais recomendado. Tinha bromélias que juntavam um pouco de água e tirei todas”, contou.

Foi comum encontrar entre as paulistanas que fazem o pré-natal no Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, na zona leste da capital paulista, relatos de grávidas que desconheciam o risco do vírus Zika. A boleira Mônica Rodrigues, 37 anos, está grávida de quatro meses do quarto filho e as informações que tem sobre a doença vieram da televisão e da internet. “Não adotei nenhum medida de prevenção, só os cuidados com água parada que a gente já tinha por causa da dengue”, explicou. A operadora de caixa Rosilene Nascimento, 23 anos, está grávida de cinco meses e passou a usar repelente depois do alerta da cunhada. “Ela que se informou e foi me dizendo o que fazer”, disse.

Luciana Nogueira fala sobre o medo em relação ao vírus zika
 
A auxiliar de limpeza Luciana Nogueira, 31 anos, já está no final da gestação, com 37 semanas. Apesar de conhecer a doença, ela está aliviada por saber que tudo está bem com o bebê. “Vi pela televisão e pelo jornal que está afetando as mulheres grávidas, mas com ele está tudo certo”. A operadora de caixa Flávia Silva, 26 anos, também está tranquila em relação ao parto que deve ocorrer nas próximas semanas. “Soube pelas reportagens que está mais no Nordeste. Meu médico não falou sobre isso. Fiquei assustada. Falam que não tem em São Paulo por enquanto, mas deve chegar, então a gente fica preocupada”, declarou.

Tensão
Para Marcelo Burlá, este é um momento de tensão e é preciso ter responsabilidade nas orientações às gestantes. “Não adianta ir muito cedo, com 12, 13 ou 14 semanas, para fazer ultrassom. É um período ainda precoce para avaliar. Toda gestante que teve contato com alguém ou ela mesma teve sintomas do Zika deve procurar um obstetra para fazer a avaliação a partir de 20 semanas. Uma única avaliação é suficiente para afastar completamente [o diagnóstico de microcefalia]”, destacou.

A doula Priscila Rabelo, fundadora da organização não governamental Parto Normal Fortaleza, também chama a atenção para a abordagem desse ambiente de temor entre as mulheres. “A gestação já é cheia de tensões, ansiedades. Diante deste fato novo, que está em estado de alerta, é normal que haja receio coletivo. As orientações estão em construção e isso causa muita ansiedade”. Ela coordena um grupo no Facebook que reúne mais de 8 mil mulheres e este é um tema constante. “Temos chamado a atenção para as medidas de prevenção, mas, sobretudo, para o combate ao mosquito, que é dever, não só das gestantes, mas de toda a sociedade”.

Por Camila Maciel , da Agência Brasil, in EcoDebate, 14/12/2015


:: Notícias relacionadas
28/03/2017
Estrutura de proteína crucial à replicação do vírus Zika é elucidada
A estrutura tridimensional de uma proteína, cuja ação é crucial para a replicação do vírus Zika, foi desvendada por pesquisadores do Grupo de ...
09/12/2015
NOTA da Secretaria Municipal da Saúde de São Carlos sobre suspeitas de casos de Zika Vírus ou chikungunya
A Secretaria Municipal de Saúde informa que até o momento a Vigilância Epidemiológica não registra notificações suspeitas de casos de Zika Vírus ...
05/12/2015
Estudo indica que Zika vírus está cada vez mais eficiente para infectar humanos
Durante o caminho que percorreu do continente africano até a América – passando pela Ásia e cruzando o oceano Pacífico –,  o Zika vírus (ZIKV) ...
02/12/2015
Presença do vírus Zika em nove países leva OMS a emitir alerta mundial
 De acordo com o comunicado conjunto, em 1° de dezembro havia registros de casos do vírus Zika em nove Estados-Membros: Brasil, Chile (Ilha de Páscoa), Colômbia, El ...
30/11/2015
Chegada do vírus Zika ao Sudeste é inevitável, diz infectologista
A chegada do vírus zika ao Sudeste é inevitável, segundo o infectologista Ralcyon Teixeira, supervisor do Pronto-Socorro do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo. Na ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS

publicidade
1
2
3
4
5
slide


:: Veja também
10/01/2016 - Atenção para o efeito dos repelentes para evitar transmissão de dengue, Chikungunya e Zika pelo mosquito Aedes aegypti: Denuncie se não funcionar
18/12/2015 - Ministério da Saúde esclarece boatos sobre infecção pelo zika vírus
17/12/2015 - Informe da SBMT: Zika e Microcefalia, uma relação que exige ações e cautelas
15/12/2015 - Anvisa priorizará análise técnica de registro de repelentes de insetos
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS

:: Últimas Notícias
Casa do Trabalhador abre inscrição para 2ª Turma do Curso de Analista de Redes Sociais
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) informa que as inscrições para a segunda turma do curso de Analista de Redes Sociais poderão ser feitas nesta ...
Prefeitura entrega Projeto de Lei do Orçamento 2021 ao Presidente da Câmara
Com antecedência, pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura de São Carlos encaminha o projeto que prevê a Lei Orçamentária Anual À Câmara Municipal. A ...
Feira Livre Orgânica será retomada neste sábado
A Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, visando a retomada das ações para o desenvolvimento das atividades ...
Santa Casa de São Carlos começa atendimentos em centro de campanha
A Santa Casa de São Carlos começa a oferecer atendimento neste sábado, 21 de março, no Centro de Campanha montado para atender casos respiratórios menos graves e ...
Prefeitura de São Carlos determina fechamento dos estabelecimentos comerciais
O prefeito Airton Garcia assinou na tarde desta sexta-feira (20/03) o Decreto Nº 140, com base na Lei Federal que lhe confere poderes para enfrentamento de emergência de saúde, ...
Operação Alvorada
Na ocasião os atiradores puderam colocar em prática as técnicas envolvendo, marchas e estacionamentos (12Km ida e 16 km de volta), acampamento com bivaque, transporte de feridos, ...
Pesquisa analisa produção de compostos medicinais derivados de plantas
Um estudo desenvolvido por pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) do Campus Araras da UFSCar analisou os principais avanços e desafios na produção, em ...
UFSCar ganha prêmio em competição internacional de Biologia Sintética
Uma equipe multidisciplinar, formada por integrantes da UFSCar e de outras instituições, investiu esforços para desenvolver as bases teóricas e experimentais capazes de ...
SINDSPAM – Metalúrgicos celebram convênio para uso do Clube de Campo e Colônia de Férias
O Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (SINDSPAM), fechou mais um convênio que garantirá mais lazer, diversão e ...
Definido horário especial do comércio para o mês de Dezembro 2019
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) divulga o horário de funcionamento do comércio de rua (centro e bairros) para o mês de ...
Resumo da sessão plenária de terça-feira, 26 de novembro 2019
Na 38ª sessão ordinária do ano, a Câmara Municipal  aprovou por unanimidade nesta terça-feira (26), quatro projetos de lei em regime de urgência ...
Lei de Julio Cesar que garante cesárea por opção da gestante é aprovada na Câmara
A Câmara Municipal de São Carlos aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (26), uma lei de autoria do vereador Julio Cesar (PL) que garante à parturiente a possibilidade ...
Censo para contabilizar população em situação de rua começou nesta terça
A Secretaria de Cidadania e Assistência Social iniciou nesta terça-feira (26/11), um censo da população em situação de rua para conhecer as pessoas que vivem ...
Passarelas da região do SESC são inauguradas oficialmente
A Prefeitura de São Carlo, por meio da Secretaria de Obras Públicas, inaugurou oficialmente na tarde desta terça-feira, dia 26 de novembro, as passarelas de concreto ...
7º Hallel São Carlos e Festa do Padroeiro acontece em novembro 2019
Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos O Hallel São Carlos 2019 acontecerá nos dias 01, 02, 03 e 04 de novembro na ...
EMEB Maria Ermantina Carvalho Tarpani realiza Festa da Família neste sábado (24)
A escola municipal "EMEB Maria Ermantina Carvalho Tarpani" vai realizar nesse sábado (24/08) a Festa da Família. A escola também comemora o aniversário de 21 ...
Circo Tihany apresenta amanhã (21/08), um pocket show na Santa Casa de São Carlos
O Circo Tihany Spectacular promove um pocket show do espetáculo AbraKdabra, amanhã, quarta-feira dia 21, à partir das 14h, no Hospital Irmandade da Santa Casa de ...
Confira a localização dos Radares Móveis de Velocidade desta quinta-feira (01/08/2019)
Nesta quinta-feira (01/08/2019), a fiscalização eletrônica de velocidade estará nos seguintes pontos: Radar 1 - Av Henrique Gregori (Bairro/Shopping) 60 km/h Radar 2 - Av ...
“Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw” estreia nos cinemas de São Carlos
A partir desta semana os cinemas de São Carlos exibirão o filme "Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw", confira abaixo a ficha completa do filme: Velozes & Furiosos: ...
400 contribuintes já aderiram ao novo REFIS 2019
A Prefeitura de São Carlos já está com R$2,2 milhões de adesão por meio do Programa de Recuperação Financeira (Refis) 2019, sendo que R$700 mil ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2020 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.