Na segunda-feira, 18 de outubro, começa a primeira etapa do Programa de Formação e Capacitação dos funcionários do Poupatempo São Carlos. A abertura do programa conceitual será feita pelo Superintendente de Novos Projetos, Ilídio Machado, às 9 horas.
Com a participação de 83 profissionais, entre funcionários públicos e contratados pela empresa vencedora da licitação para implantação e gestão do Poupatempo São Carlos, o treinamento terá a duração de aproximadamente um mês.
Confira abaixo as etapas da capacitação:
Conceitual - discorre sobre “Ética, Cidadania e Qualidade de Atendimento na Função Pública”; “Programa Poupatempo: Conceitos e Estrutura”; “Diretrizes, Princípios e Padrão Poupatempo”; apresenta os órgãos e serviços que estarão disponíveis no Poupatempo, bem como os instrumentos de gestão do atendimento e da informação (Ouvidoria e Sistema de Informação à População), recursos de teleinformática, gestão de contingências e atendimento a portadores de necessidades especiais.
Serviços – treinamento específico para os serviços dos respectivos órgãos onde os profissionais ficarão alocados. Muitos dos funcionários serão treinados em mais de um serviço, são os chamados multitarefa.
Comportamental – aborda a “Excelência no Atendimento ao Cidadão”.
Visita Monitorada – Conhecer em detalhe todo o funcionamento do Posto Poupatempo; procedimentos; padrão Poupatempo; administração de contingências; relacionamentos com os órgãos.
Implantação da Unidade
O Poupatempo São Carlos, que está sendo implantado em uma área de 1.290m² na Travessa Roberto Simonsen, 51, Vila Pelicano, terá capacidade para realizar 2.600 atendimentos por dia, e mais de 57 mil por mês.
No novo Posto, estarão disponíveis mais de 50 serviços públicos presenciais e dois mil eletrônicos, oferecidos por seis órgãos: Acessa São Paulo (acesso gratuito à Internet); Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo); e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos); IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt); SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho) e Banco do Brasil.
O Poupatempo São Carlos deve atender mais de 410 mil habitantes, moradores de São Carlos e de mais oito municípios vizinhos: Analândia, Brotas, Descalvado, Dourado, Ibaté, Itirapina, Porto Ferreira e Ribeirão Bonito.
Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação.