A Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de São Carlos realiza no próximo dia 16, a partir das 8h, a II Conferência Regional/Municipal de Igualdade Racial.
O evento será na Escola Estadual Dr. Álvaro Guião, 2.190, no centro, e deve reunir representantes de 26 municípios da região central do estado de São Paulo.
A secretária de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes, explica que São Carlos resolveu coordenar a conferência municipal juntamente com o a regional para fortalecer a política pública de igualdade racial em municípios em que ainda não há ações nessa área.
“Desde 2001, São Carlos adotou um comprometimento com a promoção da igualdade racial e o prefeito Barba está dando continuidade a esse trabalho, pois já temos um histórico de luta pela defesa da igualdade social no município e no Estado”, afirma Rose.
De acordo com Dener Santos Silveira, chefe de Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a conferência terá como eixos principais: analisar e repactuar os princípios e diretrizes que possibilitem o fortalecimento das políticas de promoção da igualdade racial; avaliar as diretrizes para a implementação, e apresentar propostas de alteração do conteúdo do Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial e da sua forma de execução.
A promoção do encontro regional é uma das etapas obrigatórias para os municípios que pretendem participar da II Conferência Nacional de Igualdade Racial, que acontece em Brasília de 25 a 28 de junho.
Antes, será realizada a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial nos dias 10 a 12 de junho, em São Paulo.
“A Prefeitura de São Carlos, atuante na defesa dos direitos da população negra, tem compromisso em garantir a execução destas plenárias para se debater políticas públicas em prol de justiça social”, diz Silveira.
Programação:
8h às 9h – Credenciamento
9h – Abertura oficial
Abertura dos trabalhos
9h às 9h30 – Apresentação da Comissão Organizadora Estadual (COE)
Conferência Estadual
Conferência Nacional
Procedimentos
10h às 10h20 – Deliberações iniciais
Regimento estadual
Regimento Local
Informações Municipais
10h30 às 11h30 – Mesa de abertura
Tema “Avanços e Desafios para a Política de Promoção da Igualdade Racial”
11h30 – Montagem dos grupos de trabalho
12h às 13h30 – Intervalo
13h30 – Grupos de trabalho – discussão do temário