Inserida no cronograma de eventos comemorativos ao aniversário da cidade, a inauguração do complexo viário Fernando Arruda Botelho, e que traz a réplica de um avião Xavante como monumento, aconteceu na manhã deste domingo (03), com a presença de autoridades e familiares do homenageado. Integraram a mesa de autoridades, o presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral (PSDB), o prefeito Paulo Altomani, ao lado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, o ex-deputado Federal e presidente do Cepam, Lobbe Neto, secretários e convidados.
O monumento está localizado na rotatória da Rua Miguel Petroni com a Avenida João Dagnone, no Santa Felícia, e compõe o complexo viário que leva o nome do aviador homenageado.
Entre seus familiares, estiveram presentes, a mãe do homenageado Maria Flora, a esposa Rosana, os filhos e amigos próximos, como José Bento Carlos Amaral.
Segundo Marquinho, é uma homenagem muito justa que está sendo prestada ao aviador Fernando de Arruda Botelho, que faleceu em 2012 em detrimento de um acidente aéreo.
“Estamos em um novo tempo, com novas ideias e novas realizações que serão somadas às que a nossa cidade já possui. E este complexo irá marcar o feito deste cidadão, um amante da aviação, que era o Fernando. Tenho certeza que – de onde ele estiver – acredito que do alto, onde ele gostava de estar, ele está olhando por nós”, disse Marquinho.
EMPENHO - A réplica do Xavante foi doada pela Aeronáutica e o projeto que viabilizou este complexo foi custeado pelo Instituto Arruda Botelho, além do apoio da TAM e da administração municipal.
A disposição do monumento faz referência ao segundo campus da USP na cidade, onde é oferecido o curso de Engenharia Aeronáutica. Altomani ressaltou ser esse um presente dado durante as comemorações do aniversário da cidade. “Agradecemos o apoio de todos para concretização deste projeto que, certamente, valoriza a nossa cidade e reforça sua vocação como polo aeronáutico. Fernando de Arruda Botelho foi um ícone para São Carlos”, disse o prefeito.
A viúva do homenageado, Rosana Camargo, afirmou que o apoio da Prefeitura, em especial de Paulo Altomani, e de sua família foi fundamental para que este sonho se concretizasse.
PARTICIPANTES - Entre os presentes na solenidade, destaca-se o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento, Cláudio Di Salvo, o Brigadeiro Edgar Oliveira Junior, o comandante do 4º Comando Aéreo Regional de São Paulo, Major Brigadeiro José Geraldo Ferreira Malta, os deputados Aldo Demarchi e Roberto Massafera, os vereadores Cidinha do Oncológico e Rodson Magno. E os secretários Júlio Soldado (Governo), José Roberto Poianas (Fazenda), Márcio Marino (Obras Públicas), José Carlos Correa (Serviços Públicos), Wiviane Spaziani Tiberti (Cidadania e Assistência Social), Lauanna Campagnoli (Habitação e Desenvolvimento Urbano), Ricardo Castro (Saúde), Celso Higashi (Transporte e Trânsito), Carlos Alberto Andreucci (Educação), Hilário Apolinário de Oliveira (Trabalho, Emprego e Renda), do procurador geral do município, Waldomiro Bueno de Oliveira, do presidente do SAAE, Sérgio Pepino, do presidente da Prohab, Mauro Moraes, e funcionários da TAM e integrantes da Força Aérea Brasileira. (Com informações da assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal).