O Poupatempo é um programa do Governo de São Paulo para facilitar e desburocratizar a vida dos cidadãos paulistanos. Por isso, o investimento na expansão das unidades por todo o Estado pode ser notado na recente inauguração do Poupatempo Piracicaba, o 17º posto fixo do Estado.
Seis deles (Osasco, Santos, São José do Rio Preto, Jundiaí, Taubaté e Piracicaba) foram entregues em menos de dois anos.
O projeto ainda prevê a implantação de unidades nos municípios de Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba, Caraguatatuba, Tatuí, Botucatu, Cotia, Mogi das Cruzes, além de Cidade Ademar (região sul) e Lapa (região oeste), ambas na capital paulista.
Somente com o final desta primeira fase, a capacidade diária de atendimento do Programa Poupatempo será ampliada em 50%, passando dos 95 mil atendimentos realizados à época do anúncio da expansão, em outubro de 2007, para mais de 140 mil atendimentos diários.
Com a entrega dos seis primeiros postos desta expansão, a capacidade diária do Programa será superior a 122 mil.
Novas ferramentas de modernização
A exemplo do Poupatempo Jundiaí e do Poupatempo Taubaté, inaugurado há dois meses, a unidade de Piracicaba também abre as portas para a população já contando com novos mecanismos que estão modernizando e otimizando ainda mais os serviços.
Entre eles, estão: o Sintonia, sistema que monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento, estará instalado em 19 máquinas, fazendo a gestão dos serviços do Instituto de Identificação, Detran e Secretaria do Emprego; os terminais eletrônicos para o pagamento da taxa de emissão da 2ª via do RG por meio de cartão de débito; e o aviso do agendamento de serviços de RG e Atestado de Antecedentes Criminais através de mensagens de texto SMS.
Acessibilidade como padrão de atendimento
Os projetos dos Postos Poupatempo contemplam rampas e elevadores quando necessário - como no caso do Poupatempo Itaquera. A informação sobre os serviços está disponível por folhetos nos Postos, onde também pode ser explicada pelos Orientadores ao Cidadão, na internet e pelo teleatendimento, e em cada Poupatempo há equipes de atendentes capacitados para o atendimento ao portador de deficiência, inclusive em Linguagem Gestual.
E-poupatempo
Criado em 2001 como uma inovação aos já existentes métodos de prestação de serviços públicos, o e-poupatempo é um programa voltado ao acesso e ao estímulo para a realização de serviços pela internet. As salas contam com atendentes treinados para auxiliar o cidadão de modo que ele próprio faça o manuseio do equipamento, e também para acompanhar todo o processo e identificar as dificuldades e barreiras encontradas pelo cidadão.
Todos os dados coletados nas salas são analisados, proporcionando informações importantes para que os responsáveis pelos serviços conheçam o perfil dos cidadãos e em que pontos eles têm maiores dificuldades para a utilização dos serviços. Desde sua criação, o e-poupatempo já realizou mais de 4 milhões de serviços públicos eletrônicos.
Entre os mais de 2 mil serviços disponibilizados nas salas, os destaques são: licenciamento de veículos, cadastro nos sistemas do Emprega São Paulo e da Nota Fiscal Paulista, emissão de Atestado de Antecedentes Criminais e 2ª via de contas de consumo, registro de Boletim de Ocorrência, consulta a multas e pontuação da CNH.
Programa Poupatempo
O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp - Tecnologia da Informação - que há mais de 12 anos presta serviços de qualidade à população. Desde a inauguração do primeiro Posto, o Sé, em 1997, o programa prestou mais de 240 milhões de serviços.