Sábado
20 de Abril de 2024
Dia do Diplomata  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Aquele que não raciocina é um fanático; aquele que não pode raciocinar é um tolo; aquele que não ousa raciocinar é um escravo!"
(Sir Drummond)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Projeto da UFSCar transforma escolas públicas envolvendo toda a comunidade
Transformar uma escola com a participação de gestores, estudantes, familiares e da comunidade, além dos agentes educativos e professores é a proposta das Comunidades de Aprendizagem

clique para visualizarUFSCar
16 de Junho de 2016

Transformar social e culturalmente uma escola com a participação de gestores, estudantes, familiares e da comunidade de entorno, além dos agentes educativos e professores, é a proposta das Comunidades de Aprendizagem, um projeto de pesquisa e extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). "É um projeto político pedagógico que a escola escolhe seguir buscando sempre a máxima aprendizagem necessária para conseguirmos uma sociedade da informação para todas as pessoas", explica Fabiana Marini Braga, professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar e uma das integrantes do projeto. O princípio básico do projeto é a aprendizagem dialógica, que como o próprio nome diz, está embasada no diálogo aberto e respeitoso da escola com a comunidade, de forma que todos possam colaborar para a melhoria da instituição de ensino. Atualmente são 95 comunidades e 266 escolas brasileiras que desenvolvem uma ou mais ações do projeto, que são chamadas de atuações educativas de êxito. Na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru) são 102 Comunidades e 151 escolas desenvolvendo atuações educativas de êxito". A escola de São Carlos, a EMEB Arthur Natalino Deriggi, é uma das instituições de ensino que realiza o projeto. Ela adotou em 2010 a proposta para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tornando-se a primeira Comunidade de Aprendizagem de EJA no Brasil.

O projeto Comunidades de Aprendizagem foi criado em 1990 pelo Centro Especial de Investigación em Teorías y Practicas Superadoras de Desigualdades (CREA), localizado na Universidade de Barcelona, na Espanha, grupo que tem por objetivo gerar pesquisa científica capaz de identificar as teorias e práticas para superar as desigualdades e para capacitar profissionais de excelência máxima em ensino e pesquisa.

Fabiana conta que o projeto foi trazido para o Brasil em 2002 pela professora Roseli Rodrigues de Mello, também do DTPP, que estava realizando pós-doutorado na universidade espanhola. Na UFSCar, o projeto Comunidades de Aprendizagem é desenvolvido por um grupo de dez professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE).

Em 2012, o Instituto Natura conheceu o projeto realizado pela UFSCar e em 2013 incorporou a ideia como uma de suas metas. "Como o projeto Comunidades de Aprendizagem seguia a linha de atuação do Instituto, eles resolveram abraçar a ideia e investir no processo de difusão, formação e execução do mesmo. O projeto ganhou uma dimensão nacional e internacional com a participação do Instituto", conta Fabiana. Com o Instituto, o alcance do projeto aumentou. A UFSCar também tem a mesma atuação do Instituto na divulgação, formação e execução do projeto, mas de forma mais pontual, enquanto o Instituto consegue atender uma quantidade maior de instituições de ensino. "Além disso, um diferencial do Instituto é que ele também forma pessoas das secretarias de Educação para acompanhar a implantação e desenvolvimento do projeto nas escolas", relata Fabiana.

Ela comenta que a proposta das Comunidades de Aprendizagem é oferecer o caminho teórico-metodológico para efetivar um modelo comunitário de escola, com a intenção de alcançar a aprendizagem de máxima qualidade para crianças, jovens e adultos que estudam na escola. "É um projeto de transformação social e cultural que se desenvolve a partir de uma organização que fomenta o diálogo entre comunidades e agentes educativos e professores, no planejamento da escola e de ações que serão realizadas entre todos”.

Para que este objetivo seja realizado são propostas atuações educativas de êxito que, reconhecidas pela comunidade científica internacional, alcançam excelentes resultados em contextos diversos por meio da aprendizagem dialógica, ou seja, do diálogo. As atuações educativas de êxito incluem: Tertúlias Dialógicas, Grupos Interativos, Biblioteca Tutorada, Formação de Familiares, Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos, Participação Educativa da Comunidade e Formação Pedagógica Dialógica.

Tertúlias Literárias Dialógicas são encontros semanais em torno da leitura de obras clássicas da literatura de produção nacional e internacional relacionando as histórias com a realidade da vida dos participantes. A Biblioteca Tutorada representa a expansão do horário de atendimento da biblioteca com a participação de voluntariado. Os Grupos Interativos caracterizam-se pela organização da aula em grupos heterogêneos que são acompanhados por pessoas voluntárias para dinamizar a interação dos estudantes em torno de uma atividade elaborada pelo professor. Formação de Familiares é a oferta de atividades formativas para os familiares (aulas de idiomas, palestras, orientação e formação profissional, tertúlias etc). A Participação Educativa da Comunidade é uma ação que envolve este grupo em tomadas de decisão consensuada sobre ações e decisões. O Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos é uma iniciativa preventiva que envolve toda a comunidade na elaboração das normas de convivência. E a Formação Pedagógica Dialógica é a capacitação científica e teórica de evidências validadas pela comunidade científica internacional.

Qualquer escola pode adotar o projeto Comunidades de Aprendizagem ou uma ou mais atuações educativas de êxito. O processo de implantação passa por algumas fases. Após tomar conhecimento das bases teóricas e de funcionamento do projeto, os agentes educacionais, professores, estudantes, familiares e comunidade de entorno decidirão se querem ou não iniciar um processo de transformação. Sinalizando positivamente, é o momento de idealizar a escola que querem. A partir dos meios e recursos com os quais a escola já conta, planos a curto, médio e longo prazos são traçados e prioridades estabelecidas. Depois é o momento de planejar, traçando um plano de transformação e estabelecendo a melhor maneira de concretizá-lo. Na sequência entra a fase de consolidação, buscando fomentar a aceleração da aprendizagem com mudanças nos processos educativos, realizando atividades com voluntários em sala de aula e em outros espaços da escola. "Neste momento também se prioriza o desenvolvimento das atuações educativas de êxito mencionadas anteriormente.  Cada escola escolhe aquelas que mais se aproxima de suas demandas", diz Fabiana.

Sucesso do projeto

A docente conta que não é possível transformar uma escola sem que todos os envolvidos nela e a comunidade estejam de acordo com as mudanças. "Uma escola que não quer se abrir para a comunidade ou que esta última não queira se envolver com a escola não pode aderir ao projeto", relata.

Osmair Benedito da Silva, assessor pedagógico da EJA da Escola EMEB Arthur Natalino Deriggi, no Bairro Cidade Aracy II, em São Carlos, é responsável pela execução da proposta na escola. Ele trabalha lá desde 2002 e conta que em 2010 a escola aderiu ao Comunidades de Aprendizagem. "No começo o desafio foi grande na organização de todos os envolvidos, visto que é difícil romper com o paradigma da educação formal, mesmo a nossa proposta sempre ter sido baseada no diálogo. Demorou três anos para que pudéssemos começar a executar o projeto com o envolvimento dos professores, estudantes e comunidade", comenta.

A escola tem 180 alunos de 15 a 65 anos, 16 professores e conta com cerca de 30 voluntários entre familiares, ex-alunos e pessoas da UFSCar. Osmair diz que eles realizam todas as atuações de êxito do projeto e que percebeu uma significativa mudança na escola antes e depois do Comunidades de Aprendizagem. "Tivemos uma diminuição da evasão escolar, uma melhor convivência entre os mais novos e mais velhos em sala de aula e ótimos resultados quantitativos e qualitativos no aprendizado", aponta.

Qualquer escola pode adotar o projeto Comunidades de Aprendizagem.

Mais informações podem ser obtidas pelos sites www.comunidadedeaprendizagem.com ou www.niase.ufscar.br/comunidades-de-aprendizagem, pelo email niase@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8277.

Imagens relacionadas:

publicidade
1
2
3
4
slide


:: Veja também
18/06/2016 - Quartas Sociológicas promove palestra sobre subjetividade, política e ciberespaço
15/06/2016 - Secretaria de Educação tem novo endereço a partir desta quarta-feira (15)
13/06/2016 - Orquestra Experimental da UFSCar realiza concerto de lançamento do projeto Amigos da Orquestra
09/06/2016 - Projeto Comunidades de Aprendizagem chega à etapa Sensibilização
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS

:: Últimas Notícias
Trânsito é liberado na Rotatório do Cristo neste sábado (27)
A Prefeitura de São Carlos liberou no início da tarde deste sábado (27/01), o tráfego de veículos na Avenida  Francisco Pereira Lopes, a partir da Rua Dra. ...
Atenção: Ruas da Vila Alpes sofrem alteração de sentido a partir de segunda-feira (29)
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que, a partir da próxima segunda-feira (29/01), será implantada a circulação em mão ...
Centro Estético de São Carlos foi premiado vencedor em evento regional da área de beleza na última terça-feira (23)
Aconteceu nesta última terça-feira (23), em Rio Claro a divulgação e entrega das premiações do "Mão de Ouro 2024", uma das maiores ...
Prefeitura efetuou mais de 5 mil castrações em 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está encerrando 2023 com mais de 5 mil ...
Interdição de Trânsito na Rotatória do Cristo - Janeiro/2024
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) comunica que a Rotatória do Cristo ficará interditada para trânsito de veículos entre os dias 02/01 a 17/01. O ...
Primeiras partidas da ‘Copinha’ em São Carlos acontecem nesta quarta-feira (03/01)
O município de São Carlos receberá os primeiros jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional ‘Copinha’, na quarta-feira (03/01). Sede da ...
Prefeitura divulga balanço da Operação Papai Noel 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, divulgou o balanço da Operação Papai Noel, realizada entre ...
Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e SENAC abrem vagas para curso de montador e reparador de computadores
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC São Carlos), vai oferecer, no mês de janeiro de ...
Prefeitura realiza roçagem e limpeza do Cemitério “Nossa Senhora do Carmo” - Dezembro/2023
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou, na manhã desta quinta-feira (28/12), a roçagem e limpeza ...
Reforma do Estádio “Luisão” está praticamente concluída
A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Obras Públicas e de Esportes e Cultura e com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ...
Departamento de fiscalização divulga balanço da operação natal 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, divulgou, nesta quarta-feira ...
Câmara Municipal entregou Prêmio Santo Dias ao Padre João Victor Bulle
A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (20), uma sessão solene onde foi entregue o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, ao Padre João Victor Bulle, em ...
Comissão da Pessoa com Deficiência destaca conquista de cadeiras para trilhas no Parque Ecológico
A Comissão da Pessoa com Deficiência do legislativo, composta pelos vereadores, Robertinho Mori (presidente), Ubirajara Teixeira- Bira (secretário) e Bruno Zancheta (membro), ...
Filme de São Carlos ganha prêmio de Festival Latino-Americano
Produzido em São Carlos ao longo de mais de 12 anos, o longa-metragem "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca", dirigido por Tiago Mal, Eduardo Perdido e Diego Doimo, levou o ...
Nota de Falecimento - Professora Diana Cury
É com imenso pesar que a UNICEP comunica o falecimento da nossa docente, Professora Diana Cury, docente do curso de Pedagogia, na data de hoje, 20 de dezembro de 2023. Diana foi docente ...
Posse da nova Diretoria dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté mandato 2023-2027
A Comissão Eleitoral, no pleno exercício de suas responsabilidades no processo de escolha da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté para o ...
ACISC realiza doação de R$40 mil à Santa Casa de São Carlos - Dezembro/2023
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realizou uma doação no valor de R$40.335,00 na manhã desta quinta-feira (14), a Santa Casa de ...
Pedidos de Seguro-Desemprego, Mercado e Gestão
Nesta edição do Informativo consideramos a matéria dos Pedidos de Seguro-Desemprego para a cidade de São Carlos. Em termos conceituais, os pedidos de Seguro-Desemprego ...
Gustavo Pozzi e Dom Luiz Carlos Dias participam de reunião sobre abordagem de pessoas em situação de rua
Na tarde desta quarta-feira (22), o vereador Gustavo Pozzi e o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, estiveram na Secretaria de Cidadania e Assistência Social reunidos com ...
Câmara aprova em primeiro turno o orçamento municipal para 2024
Por 14 votos a 1, a Câmara Municipal de São Carlos aprovou em primeiro turno o projeto de lei No 615 que estabelece o orçamento fiscal do município para o ano de 2024 no ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2024 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.