Domingo
5 de Dezembro de 2021
Fim do Quilombo dos Palmares (1967)  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Quem não consegue recordar o passado está condenado a repetí-lo."
(George Santayana)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
SINDSPAM se solidariza com corpo docente da EMEB Carmine Botta
Cartaz sobre intolerância religiosa produzido por alunos de São Carlos

clique para visualizarSindspam
24 de Setembro de 2018

A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos, diante a polêmica causada entre professores e vereadores da EMEB Carmine Botta, ocorrido na última na terça-feira (18), se solidariza com os servidores desta unidade escolar e publica na íntegra a nota de repúdio do corpo docente da escola.

Acompanhe abaixo a nota na íntegra:

Membros do corpo docente e funcionários da EMEB Carmine Botta, vimos a público, por meio deste documento, repudiar a tentativa de coibir a liberdade de pensamento e de expressão de nossos alunos, realizada em nossa unidade escolar por um grupo de vereadores no período da manhã da última terça-feira, dia 18 de setembro de 2018.

O objetivo deste documento também é esclarecer os fatos, para que não restem dúvidas sobre o compromisso ético e profissional desses professores em oferecer ensino público e de qualidade aos filhos dos trabalhadores e trabalhadoras de São Carlos.

Como parte do processo de ensino-aprendizagem apoiado em conteúdos trazidos pelo livro didático utilizado em uma determinada disciplina, foi desenvolvido um trabalho escolar que visou abordar a diversidade cultural, seus conceitos e os tipos de intolerância presentes na nossa sociedade.

Alunos do 9º ano da referida escola prepararam cartazes a partir de pesquisas de textos e imagens sobre a diversidade cultural e o respeito às diferenças, dentre outros temas discutidos em sala de aula.

Após a finalização desse processo, os cartazes foram expostos na escola com o objetivo de divulgar esses assuntos que integram o cotidiano dos alunos para a comunidade escolar, e também como uma forma de leitura da sociedade e do mundo em que vivem.

Algumas imagens presentes em um dos cartazes foram consideradas “ofensivas” por alguém, cuja identidade desconhecemos, e encaminhadas por foto a representantes do Poder Legislativo (vereadores), os quais se dirigiram à escola, a saber, Edson Ferreira, Lucão Fernandes, Moisés Lazarini e Leandro do Amaral para obter esclarecimentos sobre o trabalho realizado.

Mesmo após os esclarecimentos prestados pelas equipes gestora e pedagógica, assim como pela profissional que desenvolveu o trabalho com a turma, Leandro do Amaral agiu de forma agressiva e arbitrária, retirando os cartazes das paredes na tentativa de impedir a livre manifestação de pensamento por parte dos alunos envolvidos, sem o consentimento da equipe gestora e do corpo docente da EMEB Carmine Botta.

A remoção dos cartazes foi feita sob protestos dos professores e da equipe gestora, os quais disseram a esse vereador que tal retirada não poderia ser realizada, muito menos de forma truculenta.

Esse contra exemplo de cidadania ocorreu justamente dentro de uma unidade de ensino, local por excelência onde crianças e jovens aprendem, além dos conteúdos programáticos de várias disciplinas, valores como tolerância e respeito, os quais estão presentes inclusive nos cartazes. A intolerância, nesse caso, partiu de quem, como figura pública, precisa dar exemplo, justamente porque representa alguns eleitores dessa cidade, em sua diversidade religiosa, social e cultural.

Aliás, dentre as diferentes acepções do termo “educar”, encontradas em diversos dicionários, podemos destacar as seguintes: “dar a (alguém) todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade”; “transmitir saber a”; “dar ensino a”; “instruir”.

Cabe ao professor, como profissional habilitado para trabalhar na área de Educação, desenvolver exatamente todos esses aspectos. E é por isso que nossa prática pedagógica pauta-se pelo incentivo ao desenvolvimento da capacidade crítica das crianças e jovens a nós confiados, para que possam pensar, de forma reflexiva, sobre sua cidade, seu país e sobre o mundo atual.

Diferentemente das acusações que nos foram feitas, somos contrários a qualquer espécie de doutrinação (política, religiosa, de gênero, entre outras) e defendemos justamente o comportamento contrário ao do vereador Leandro do Amaral: o da tolerância e do respeito à diferença.

Na contramão da História, o modo de agir do exaltado representante do Poder Legislativo e do grupo que o acompanhou revela o desconhecimento dos inúmeros documentos, como resoluções, tratados e declarações, nacionais e internacionais, que têm sido aprovados, desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, no sentido de garantir uma educação que promova a igualdade de direitos, sua indivisibilidade e universalidade: “todo ser humano tem direito à instrução [...] orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais”, uma vez que “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos [...] sem distinção de qualquer espécie” (ONU, 1948).

Para a Organização das Nações Unidas e a Organização dos Estados Americanos, por exemplo, a orientação sexual e a identidade de gênero devem ser consideradas como direitos humanos e, nesse sentido, essas organizações preconizam a proteção contra a violência dirigida à comunidade LGBT, além da proibição da discriminação com base na orientação sexual e identidade de gênero (ONU, 2008; UNITED NATIONS, 2008).

No mesmo sentido, o respeito à pluralidade religiosa também deve ser promovido e incentivado.

Assim, repudiamos esse tipo de intervenção não dialógica em relação aos processos de ensino-aprendizagem em nossa e em todas as unidades escolares, como também a violência sofrida por nossos alunos e toda equipe escolar, durante e após o ocorrido, em nosso espaço de trabalho.

Devido ao nosso sentimento de repugnância diante dos fatos acima mencionados, encaminharemos essa questão à Câmara Municipal, ao Conselho Municipal de Educação, ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, ao Conselho Tutelar, entre outros órgãos passíveis de serem acionados na cidade de São Carlos, para que, publicamente, os responsáveis por essas ações truculentas, arbitrárias e antidemocráticas se retratem, tendo em vista os danos morais causados aos alunos, professores, funcionários, equipe gestora e pedagógica da EMEB Carmine Botta, que realizam um trabalho sério e de qualidade.

Imagens relacionadas:

publicidade
1
2
3
4
5
slide


:: Últimas Notícias
Primeiro caso de COVID-19 é detectado em Escola Municipal de São Carlos
O Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (SINDSPAM) foi comunicado nesta sexta-feira (03) que na primeira semana do retorno das aulas ...
Radar da Av. Bruno Ruggiero Filho entra em operação nesta segunda-feira (30/08)
A Secretaria Municipal de Transporte e Transito, informa que a partir da próxima Segunda feira (30), entrara em operação o Radar Fixo localizado na Avenida Bruno Rugiero Filho, ...
Prefeitura e DRS-III se mobilizam para aumentar número de leitos de UTI para casos não Covid
À medida em que a vacinação contra a COVID-19 avança em São Carlos e na região, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento ...
Unidade de Saúde da Família de Água Vermelha é ampliada - Agosto/2021
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Obras Públicas, finalizou a ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) do distrito de Água ...
Parque Ecológico de São Carlos vai ser reaberto ao público a partir de 1º de Setembro/2021
O Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antônio Teixeira Vianna comunica que a partir do próximo dia 1º de setembro vai estar novamente com os portões ...
Pandemia: PROCON São Carlos esclarece sobre cancelamentos ou adiamentos de eventos
A pandemia pegou todos de surpresa, especialmente no ramo de serviços de buffet e eventos. Alguns consumidores tiveram suas festas canceladas e fornecedores se viram obrigados a não ...
Animais resgatados em araraquara serão encaminhados para o parque ecológico de São Carlos
Na manhã desta segunda-feira (19/04) foi assinado um convênio entre a Secretaria de Serviços Públicos de São Carlos e a Secretaria de Meio Ambiente e ...
Atendendo pedido da Comissão da Pessoa com Deficiência, Prefeitura cede servidores a Secretaria
A Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de São Carlos informou que, atendendo ao pedido de sua autoria protocolado em 1º de fevereiro, a ...
Comércio de São Carlos estará aberto no feriado
O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Carlos e Região ...
Grupo da UFSCar-Sorocaba lança guias para processos seletivos online
A transformação digital e a nova realidade instaurada pela pandemia de Covid-19 trouxeram muitas mudanças ao mercado de trabalho, desde os processos seletivos online até ...
Educação de surdos é tema de encontro online
A educação de surdos tem ganhado novos contornos desde às conquistas legais que garantem uma prática de ensino com foco na Língua Brasileira de Sinais (Libras). ...
Atuação de fisioterapeutas em UTIs é tema de pesquisa da UFSCar
Uma pesquisa desenvolvida no curso de graduação em Fisioterapia da UFSCar pretende fazer um levantamento a respeito da assistência fisioterapêutica dentro das Unidades de ...
Pesquisa investiga uso de mídias digitais na Educação Ambiental
Avaliar como as mídias digitais podem ser usadas nas estratégias de Educação Ambiental para a conservação de espécies, principalmente aquelas menos ...
Polícia Militar repassa alimentos para a campanha “Vacina Contra a Fome”
O comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), Tenente Coronel Otávio Augusto de Lima Seminate, repassou na tarde desta segunda para vice-prefeito ...
Vereador Elton se posiciona contra modalidade EAD no curso de medicina da UFSCar
O vereador Elton Carvalho (Republicanos), em conjunto com os alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), se posicionou a favor do retorno dos estágios ...
Roselei solicita prioridade na vacinação de estudantes indígenas da UFSCar
O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Roselei Françoso (MDB), solicitou empenho da Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (13) para proceder a ...
SINDSPAM convoca Guardas Municipais para assembleia no dia 20 de abril
A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Autárquicos Municipais de São Carlos e Dourado (SINDSPAM, está convocando para o próximo dia 20 de abril todos (as) ...
Alunos da UFSCar chegam à final nacional do desafio da L’Oréal
Uma equipe formada por alunos da UFSCar foi uma das finalistas da fase nacional do L?Oréal Brandstorm 2021, um jogo de negócios voltado para o desenvolvimento de ideias inovadoras e ...
Comunicado SAAE 12/04/2021
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE comunica que de acordo com o Decreto Municipal nº 183 de 09 de abril de 2021, o atendimento presencial será retomado apenas ...
Cidadania e Assistência Social recebem novos equipamentos de informática
A Secretaria de Cidadania e Assistência Social recebeu nesta segunda-feira (12/04), 79 novos computadores, 58 tablets, 16 projetores e 26 impressoras para a renovação dos ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2021 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.