Terça-Feira
30 de Novembro de 2021
 
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"A alma tem o poder de, nos momentos supremos de aflição, suspender-se ao fio mais tênue da esperança"
(José de Alencar)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Santa Casa de São Carlos capacita profissional para captação de órgãos
Hospital acaba de formar dois novos coordenadores intra-hospitalar de transplante para difundir os procedimentos da doação

clique para visualizarSanta Casa de Misericórdia de São Carlos
29 de Dezembro de 2014

“O processo de doação de órgãos no País se depara com muitas dúvidas sobre como se tornar um doar. A falta de informação impede o aumento do número de doações efetivas, o que prolonga ainda mais a espera dos pacientes que estão na fila por um transplante, e que precisam desse procedimento para que sua qualidade de vida possa melhorar”, afirmou o coordenador da Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos da Santa Casa de São Carlos, Ivan Carlos de Manzano Linjardi, ao reforçar que a situação nacional se reflete em São Carlos.

Na expectativa de mudar esse panorama, mesmo que de forma regionalizada, a Santa Casa promoveu a capacitação de duas enfermeiras no curso de “Formação de Coordenadores Intra-Hospitalar de Transplante por meio de Simulação Realística” ministrado na capital paulista pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE).

De acordo com a enfermeira e coordenadora das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Maria Thereza Lazzarine o curso realizado em dois dias buscou formar novos coordenadores, que possam difundir as técnicas de abordagem das famílias em casos da morte cerebral do paciente, a identificação do potencial doador, como também a ética e bioética no transplante de órgãos.

“Outro item também bastante discutido foi a importância de se fazer a notificação ao estado de pacientes que apresentam quadro clínico de morte encefálica”, relatou.

Para a enfermeira da UTI Coronária, que também participou do treinamento, Cibele de Lourdes Santi Rubert a notificação, que é compulsória (obrigatória) ao Estado, exige que os hospitais de referência em São Paulo tenham uma grupo de profissionais de saúde aptos a identificar o quadro clínico e relatar ao Programa Paulista de Incentivo à Doação de Órgãos, da Secretaria Estadual de Saúde.

Maria Thereza narrou que o curso usou atores, dai se tem a “simulação realística” que personificaram o paciente e as famílias. “O contato, mesmo que fictício, com pessoas em situação limite trouxe um grande aprendizado e aperfeiçoamento nas técnicas de abordagem das famílias, além de nos atualizar com os procedimentos pré e pós-captação”, explicou.

A formação de novos coordenadores vem ao encontro da política de expansão de serviços de saúde da Santa Casa e comunga com a ação estadual pra intensificar a doação de órgãos.
“A proposta do curso foi de disseminar as técnicas e informação dentro dos hospitais do Estado, na perspectiva de aumentar o número de doadores de tecidos e órgãos humanos e diminuir as filas de transplante”, sintetizou Maria Thereza.

INFORMAÇÃO

“A sociedade e, ainda, algumas famílias não se sentem seguras com as informações no momento da abordagem para a autorização de doação”.
Isto é o que revela a pesquisa de mestrado do enfermeiro Elton Carlos Almeida, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.

O estudo evidenciou entre outros itens que o profissional carece de informação para sustentar a abordagem com a família, mais especificamente para informar à família sobre a possível morte encefálica e, ainda, sobre os trâmites pós-doação.
“Da mesma forma, a existência de barreiras relacionadas aos preconceitos, a tabus, a mitos e a crendices populares sobre doação de órgãos, emperra cada vez mais o conhecimento adequado sobre o assunto, dificultando com isso o entendimento sobre o processo”, diz Almeida.

A Santa Casa de São Carlos investe na formação desses profissionais capacitados, como também, na aquisição de equipamentos de alta tecnologia, que possam dar segurança do diagnóstico de morte encefálica.

O equipamento que faz o exame doppler transcraniano possibilita um através da avaliação as velocidades de fluxo do sangue, nas principais artérias do cérebro.
De acordo com o diretor Superintendente da Santa Casa, Gilberto Brina, a compra desse equipamento será concretizada no início de 2015.

BOX

Doador tem de manifestar desejo em vida

O processo de doação de tecido e órgão humanos só se concretiza se houver a manifestação em vida do doador de seu desejo. Por isso é importante que as pessoas relatem aos familiares ou parceiros que tem intensão de doar os órgãos.

Na avaliação do coordenador da Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos da Santa Casa de São Carlos, Ivan Carlos de Manzano Linjardi essa informação tem de ser difundida para que se aumente o volume de captação de tecidos e órgãos humanos. “O depoimento em vida é o primeiro passo para se concretizar a doação. A manifestação já abre caminho para se abordar a família que passa naquele momento por um drama individual”.
Linjard disse ainda que o processo de conscientização da sociedade passa por uma quebra de tabus e que só a informação poderá romper com o preconceito.

Nesse sentido, uma vez manifestada de forma livre e consciente será considerada, pelo Estado, a manifestação de tal vontade. Essa autonomia é um dos pressupostos básicos de validade da doação, ou seja, a disposição de algo que incorpora a pessoa de alguém só será eficaz se o seu possuidor se manifestar de forma a deixar clara sua intenção de disposição.

Para incentivas a manifestação do desejo de doar órgãos a Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos da Santa Casa planeja um cronograma de palestrar para instituições e sociedade civil organizada com o intuito de esclarecer sobre o processo de doação. O cronograma ainda não está fechado mas será realizado ainda em 2015.


Crédito – Hever Costa Lima/Divulgação

Imagens relacionadas:

:: Notícias relacionadas
26/09/2016
Santa Casa de São Carlos comemora Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos 2016
A equipe da Comissão de Captação e Transplante de Órgãos e Tecidos da Santa Casa de São Carlos realiza nesta terça-feira, 27, ações que ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS

publicidade
1
2
3
4
5
slide


:: Veja também
09/01/2015 - Santa Casa de São Carlos recebeu R$ 3,2 milhões de emendas parlamentares e doações
06/01/2015 - Prohab fornece bloquetes para pavimentar o estacionamento da Santa Casa
30/12/2014 - Banco de Leite da Santa Casa de São Carlos tem déficit de 70% nas doações
23/12/2014 - O Banco de Sangue da Santa Casa informa o horário de funcionamento nos feriados deste final de ano de 2014
19/12/2014 - Santa Casa de São Carlos conquista Residência Médica em 5 especialidades
08/12/2014 - Santa Casa inaugurou nova Unidade Administrativa em prédio histórico neste sábado (6)
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS

:: Últimas Notícias
Primeiro caso de COVID-19 é detectado em Escola Municipal de São Carlos
O Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (SINDSPAM) foi comunicado nesta sexta-feira (03) que na primeira semana do retorno das aulas ...
Radar da Av. Bruno Ruggiero Filho entra em operação nesta segunda-feira (30/08)
A Secretaria Municipal de Transporte e Transito, informa que a partir da próxima Segunda feira (30), entrara em operação o Radar Fixo localizado na Avenida Bruno Rugiero Filho, ...
Prefeitura e DRS-III se mobilizam para aumentar número de leitos de UTI para casos não Covid
À medida em que a vacinação contra a COVID-19 avança em São Carlos e na região, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento ...
Unidade de Saúde da Família de Água Vermelha é ampliada - Agosto/2021
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Obras Públicas, finalizou a ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) do distrito de Água ...
Parque Ecológico de São Carlos vai ser reaberto ao público a partir de 1º de Setembro/2021
O Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antônio Teixeira Vianna comunica que a partir do próximo dia 1º de setembro vai estar novamente com os portões ...
Pandemia: PROCON São Carlos esclarece sobre cancelamentos ou adiamentos de eventos
A pandemia pegou todos de surpresa, especialmente no ramo de serviços de buffet e eventos. Alguns consumidores tiveram suas festas canceladas e fornecedores se viram obrigados a não ...
Animais resgatados em araraquara serão encaminhados para o parque ecológico de São Carlos
Na manhã desta segunda-feira (19/04) foi assinado um convênio entre a Secretaria de Serviços Públicos de São Carlos e a Secretaria de Meio Ambiente e ...
Atendendo pedido da Comissão da Pessoa com Deficiência, Prefeitura cede servidores a Secretaria
A Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de São Carlos informou que, atendendo ao pedido de sua autoria protocolado em 1º de fevereiro, a ...
Comércio de São Carlos estará aberto no feriado
O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Carlos e Região ...
Grupo da UFSCar-Sorocaba lança guias para processos seletivos online
A transformação digital e a nova realidade instaurada pela pandemia de Covid-19 trouxeram muitas mudanças ao mercado de trabalho, desde os processos seletivos online até ...
Educação de surdos é tema de encontro online
A educação de surdos tem ganhado novos contornos desde às conquistas legais que garantem uma prática de ensino com foco na Língua Brasileira de Sinais (Libras). ...
Atuação de fisioterapeutas em UTIs é tema de pesquisa da UFSCar
Uma pesquisa desenvolvida no curso de graduação em Fisioterapia da UFSCar pretende fazer um levantamento a respeito da assistência fisioterapêutica dentro das Unidades de ...
Pesquisa investiga uso de mídias digitais na Educação Ambiental
Avaliar como as mídias digitais podem ser usadas nas estratégias de Educação Ambiental para a conservação de espécies, principalmente aquelas menos ...
Polícia Militar repassa alimentos para a campanha “Vacina Contra a Fome”
O comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), Tenente Coronel Otávio Augusto de Lima Seminate, repassou na tarde desta segunda para vice-prefeito ...
Vereador Elton se posiciona contra modalidade EAD no curso de medicina da UFSCar
O vereador Elton Carvalho (Republicanos), em conjunto com os alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), se posicionou a favor do retorno dos estágios ...
Roselei solicita prioridade na vacinação de estudantes indígenas da UFSCar
O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Roselei Françoso (MDB), solicitou empenho da Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (13) para proceder a ...
SINDSPAM convoca Guardas Municipais para assembleia no dia 20 de abril
A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Autárquicos Municipais de São Carlos e Dourado (SINDSPAM, está convocando para o próximo dia 20 de abril todos (as) ...
Alunos da UFSCar chegam à final nacional do desafio da L’Oréal
Uma equipe formada por alunos da UFSCar foi uma das finalistas da fase nacional do L?Oréal Brandstorm 2021, um jogo de negócios voltado para o desenvolvimento de ideias inovadoras e ...
Comunicado SAAE 12/04/2021
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE comunica que de acordo com o Decreto Municipal nº 183 de 09 de abril de 2021, o atendimento presencial será retomado apenas ...
Cidadania e Assistência Social recebem novos equipamentos de informática
A Secretaria de Cidadania e Assistência Social recebeu nesta segunda-feira (12/04), 79 novos computadores, 58 tablets, 16 projetores e 26 impressoras para a renovação dos ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2021 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.