Sábado
26 de Setembro de 2020
 
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Algumas pessoas só sonham com grandes objetivos, enquanto outras permanecem acordadas e os alcançam."
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
São Carlos Science Park completou oito anos em julho 2016

clique para visualizarUSP São Carlos
18 de Setembro de 2016

É num espaço de aproximadamente 2.500 m², cedido pela prefeitura municipal de São Carlos há mais de vinte anos, que está sediado o prédio do São Carlos Science Park, denominado Solar da Inovação, que completou oito anos em 18 de julho último.

Suas janelas retangulares e estreitas, bem como a cor laranja que cobre o prédio, dão à infraestrutura um aspecto de construção moderna, ao mesmo tempo em que contrastam com as paredes altas e os móveis e postes com acabamentos antigos que complementam a instalação, rodeada pela natureza do cerrado.

É que a arquitetura do prédio foi baseada na história do desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade de São Carlos, que se iniciou em 1831 com a fundação da Fazenda Conde do Pinhal, na qual havia plantação de cana-de-açúcar, criação de gado e, posteriormente, plantação de café, que se intensificou a partir de 1850, se tornando o principal produto de exportação do Brasil. O segundo capítulo relembra a crise de 1929 nos Estados Unidos, que afetou o setor cafeeiro brasileiro, levando os imigrantes a trocar as atividades rurais por trabalhos na região urbana do município.

O capítulo final dessa história perpassa por 1954, ano em se fundou a Escola de Engenharia de São Carlos, dando início ao período de inovação e empreendedorismo da cidade, o que explica a sustentabilidade do prédio do São Carlos Science Park: os ambientes arejados internos dispensam a utilização de aparelhos de ar-condicionado, enquanto que no ambiente externo reinam as plantas, como Cana-da-Índia, e árvores, incluindo Pau-Brasil, Ipê, Eucalipto, Amoreira, Goiabeira e Pitangueira, que atraem os pássaros.

Há também uma dezena de Galinhas d'Angola, além de galos. "Aqui não temos que usar veneno, porque as galinhas combatem formigas, aranhas, lacraias, escorpiões, cupins... Compramos esses galos com penas no pé só para enfeitarmos [o entorno do prédio]... Agora, nós vamos trazer peru pra cá. Se der certo, depois traremos pavão", diz o presidente da Fundação Parque Tecnológico de São Carlos - ParqTec, Prof. Dr. Sylvio Goulart Rosa Jr.,comentando que, próximo ao ambiente verde, está sendo construída uma área de laser, cuja arquitetura também remonta às antigas fazendas de café.

O complexo, segundo o Prof. Sylvio, foi criado para ser um ambiente tranquilo, agradável e acolhedor, para promover a integração dos funcionários, de modo a que eles não interpretem o trabalho como um "castigo".

Criado em 2008 pela Fundação, com o objetivo de fixar e atrair novas Empresas de Base Tecnológica (EBT's), o São Carlos Science Park abriga duas empresas multinacionais - a suíça Leica Geosystems, que desenvolve softwares para medição e mapeamento de terra, e a indiana AMDOCS, que cria softwares para provedores de serviços de comunicação, entretenimento e mídia, sendo que, juntas, elas empregam cerca de 300 funcionários.

Instituído em dezembro de 1984 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, com o apoio da prefeitura municipal e do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o ParqTec foi criado para estabelecer mecanismos de integração entre as universidades, os centros de pesquisa e as empresas, de modo a apoiar o estabelecimento e o desenvolvimento de companhias, promover a inovação tecnológica nas indústrias, aumentar a taxa de sobrevivência e de sucesso das empresas e gerar empregos, contribuindo para o aumento da renda local.

Para isso, em janeiro de 1985, a Fundação deu início ao seu programa de incubação, acolhendo as empresas Opto Eletrônica - startup criada no IFSC/USP -, a Cemapo, Engecer e L&M, tornando-se, assim, a incubadora de empresas mais antiga da América Latina: desde então, o ParqTec tem oferecido infraestrutura física e um pacote de serviços às empresas que tem incubado, em períodos entre três ou quatro anos.

Hoje, a maior parte do aporte financeiro da Fundação vem da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo - SDECTI, da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, bem como das quase vinte empresas que tem abrigado e que atuam nas áreas de automação, biomateriais, ecologia e ciências ambientais, informática, instrumentação eletrônica, mecânica de precisão, novos materiais, óptica, química fina, serviços tecnológicos e tecnologia de informação.

De acordo com o Prof. Sylvio, ao contrário das indústrias incubadas pelo ParqTec, que dentro de aproximadamente quatro anos dão espaço a novas jovens marcas, as empresas inseridas no âmbito do São Carlos Science Park são abrigadas de modo permanente, em estruturas físicas ainda mais adequadas.

A contribuição do IFSC/USP com o ParqTec

No período entre 1965 e 1995, o Prof. Sylvio atuou como docente do IFSC/USP. O Instituto teve origem como um departamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). Posteriormente, tornou-se uma unidade uspiana juntamente com o Instituto de Química de São Carlos, dando origem ao Instituto de Física e Química de São Carlos – IFQSC, sendo que em 1994, ambas as unidades se separaram física e harmoniosamente, tendo dado origem, respectivamente, ao IFSC e ao IQSC (USP).

O Prof. Sylvio Goulart chegou à cidade de São Carlos juntamente com outros professores da antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), tendo começado a atuar no IFSC, quando a Unidade ainda era um departamento da EESC/USP. Ele diz que o IFSC teve um papel importante na transformação de São Carlos, uma vez que a Unidade deu origem ao Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC, ao observatório astronômico do Campus USP São Carlos, ao departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, à Embrapa* e, inclusive, ao ParqTec.

"Nós, físicos do Campus USP São Carlos, somos as pessoas mais importantes para a cidade. Nós fizemos as maiores contribuições e transformações recentes de São Carlos. Desde a época da Fazenda Conde do Pinhal, os melhores personagens da cidade são os físicos que vieram do Rio de Janeiro", destaca o Prof. Sylvio, acrescentando que o título de Capital da Tecnologia é muito merecido para a cidade, que hoje congrega um aglomerado de 250 EBT's. "Isso começou com a chegada dos cariocas em São Carlos. Hoje, a cidade é um exemplo de que o Brasil é capaz de fazer inovação tecnológica. São Carlos é um laboratório do Brasil moderno, limpo, decente e rico!".

Para Sylvio Goulart, embora as universidades estejam aprendendo a trabalhar - de forma lenta - em sintonia com o setor produtivo, o IFSC/USP tem sido pioneiro na transferência de tecnologia da academia para o terceiro setor e na promoção do conhecimento na região. "Além de São Carlos, qual é a cidade que tem um CDCC? Tem muita pesquisa acontecendo no IFSC. Lá, se testa o uso de laser para curar diversas doenças, existe pesquisa básica e aplicações imediatas... É um milagre! E quem é que está fazendo isso? Os físicos!", sublinha nosso entrevistado, sorrindo.

Crescimento constante

Assim como as jovens empresas que buscam espaço no ParqTec, a Fundação, apesar de ter completado 31 anos em dezembro de 2015, busca crescer, de modo constante. A apenas alguns metros da sede do São Carlos Science Park está sendo construído um novo prédio, num espaço de 1.200 m². Intitulado "Innovatorium Armando Dias Tavares", a infraestrutura abrigará uma nova série de centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de Química Fina, Novos Materiais e Biotecnologia, além de outras EBT's. A previsão, segundo Sylvio Goulart, é que a construção esteja finalizada no final de 2017.

*Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
(Créditos: Imagem 2: ParqTec)
Assessoria de Comunicação - IFSC/USP

Imagens relacionadas:

publicidade
1
2
3
4
5
slide


:: Últimas Notícias
Santa Casa de São Carlos começa atendimentos em centro de campanha
A Santa Casa de São Carlos começa a oferecer atendimento neste sábado, 21 de março, no Centro de Campanha montado para atender casos respiratórios menos graves e ...
Prefeitura de São Carlos determina fechamento dos estabelecimentos comerciais
O prefeito Airton Garcia assinou na tarde desta sexta-feira (20/03) o Decreto Nº 140, com base na Lei Federal que lhe confere poderes para enfrentamento de emergência de saúde, ...
Operação Alvorada
Na ocasião os atiradores puderam colocar em prática as técnicas envolvendo, marchas e estacionamentos (12Km ida e 16 km de volta), acampamento com bivaque, transporte de feridos, ...
Pesquisa analisa produção de compostos medicinais derivados de plantas
Um estudo desenvolvido por pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) do Campus Araras da UFSCar analisou os principais avanços e desafios na produção, em ...
UFSCar ganha prêmio em competição internacional de Biologia Sintética
Uma equipe multidisciplinar, formada por integrantes da UFSCar e de outras instituições, investiu esforços para desenvolver as bases teóricas e experimentais capazes de ...
SINDSPAM – Metalúrgicos celebram convênio para uso do Clube de Campo e Colônia de Férias
O Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (SINDSPAM), fechou mais um convênio que garantirá mais lazer, diversão e ...
Definido horário especial do comércio para o mês de Dezembro 2019
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) divulga o horário de funcionamento do comércio de rua (centro e bairros) para o mês de ...
Resumo da sessão plenária de terça-feira, 26 de novembro 2019
Na 38ª sessão ordinária do ano, a Câmara Municipal  aprovou por unanimidade nesta terça-feira (26), quatro projetos de lei em regime de urgência ...
Lei de Julio Cesar que garante cesárea por opção da gestante é aprovada na Câmara
A Câmara Municipal de São Carlos aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (26), uma lei de autoria do vereador Julio Cesar (PL) que garante à parturiente a possibilidade ...
Censo para contabilizar população em situação de rua começou nesta terça
A Secretaria de Cidadania e Assistência Social iniciou nesta terça-feira (26/11), um censo da população em situação de rua para conhecer as pessoas que vivem ...
Passarelas da região do SESC são inauguradas oficialmente
A Prefeitura de São Carlo, por meio da Secretaria de Obras Públicas, inaugurou oficialmente na tarde desta terça-feira, dia 26 de novembro, as passarelas de concreto ...
7º Hallel São Carlos e Festa do Padroeiro acontece em novembro 2019
Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos O Hallel São Carlos 2019 acontecerá nos dias 01, 02, 03 e 04 de novembro na ...
EMEB Maria Ermantina Carvalho Tarpani realiza Festa da Família neste sábado (24)
A escola municipal "EMEB Maria Ermantina Carvalho Tarpani" vai realizar nesse sábado (24/08) a Festa da Família. A escola também comemora o aniversário de 21 ...
Circo Tihany apresenta amanhã (21/08), um pocket show na Santa Casa de São Carlos
O Circo Tihany Spectacular promove um pocket show do espetáculo AbraKdabra, amanhã, quarta-feira dia 21, à partir das 14h, no Hospital Irmandade da Santa Casa de ...
Confira a localização dos Radares Móveis de Velocidade desta quinta-feira (01/08/2019)
Nesta quinta-feira (01/08/2019), a fiscalização eletrônica de velocidade estará nos seguintes pontos: Radar 1 - Av Henrique Gregori (Bairro/Shopping) 60 km/h Radar 2 - Av ...
“Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw” estreia nos cinemas de São Carlos
A partir desta semana os cinemas de São Carlos exibirão o filme "Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw", confira abaixo a ficha completa do filme: Velozes & Furiosos: ...
400 contribuintes já aderiram ao novo REFIS 2019
A Prefeitura de São Carlos já está com R$2,2 milhões de adesão por meio do Programa de Recuperação Financeira (Refis) 2019, sendo que R$700 mil ...
Homologada licitação para reforma da piscina e vestiários do CEMEI Cônego Manoel Tobias
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Educação, vai fazer a reforma completa da piscina e vestiários do Centro Municipal de Educação Infantil ...
Regina Dias, Rodrigo Zanc e André de Souza apresentam Misturando Estações nesta quinta no Teatro Municipal de São Carlos
Os cantores de Regina Dias, Rodrigo Zanc e André de Souza, acompanhados dos músicos Murilo Barbosa (piano), Rodrigo Lancelotti (violão & guitarra), Ricieri Nascimento (baixo) ...
Casa do Trabalhador em São Carlos possui vagas de emprego disponíveis nesta quarta-feira (31/07/2019)
A Casa do Trabalhador de São Carlos oferece vagas de emprego imediato para quem não tem ou quer mudar de emprego. Para concorrer a vaga é necessário a ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2020 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.