Domingo
29 de Maio de 2022
Dia do Geógrafo, Dia do Estatístico  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Gênio é aquele que tem uma grande paciência"
(Thomas Edison)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
São Carlos recebe exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente”
A exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente ocorrerá de 15 de setembro a 23 de outubro do corrente ano, no Teatro Municipal de São Carlos.

USP São Carlos
11 de Setembro de 2015

Em mais uma ação para consolidar sua parceria com a comunidade São-Carlense e da região, o Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo (IFSC/USP) solicitou à Fundação Portinari a realização de uma exposição do grande pintor brasileiro Candido Portinari, em São Carlos. Tal solicitação contou com o apoio dos Professores Sérgio Mascarenhas e João Candido Portinari.

Em função do carinho que o Prof. João Candido Portinari tem pela cidade, como Cidadão Honorário de São Carlos, fomos agraciados com a realização da exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que é organizada pelo Projeto Portinari e coordenada pelo Núcleo de Arte Educação e Inclusão Social da entidade, sob a responsabilidade de Suely Avellar, com o objetivo de popularizar o acesso às expressivas obras do artista.

Como não poderia deixar de ser, o IFSC/USP está realizando esta importantíssima atividade cultural em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos – Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo.

Além dessas parcerias, a exposição está contando com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Grupo Gestor das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos e do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP/USP).

A exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente ocorrerá de 15 de setembro a 23 de outubro do corrente ano, no Teatro Municipal de São Carlos, sendo aberta e gratuita a toda a sociedade, tendo como público-alvo principal alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A exposição contará com um conjunto de 26 réplicas das obras de Candido Portinari, divididas em cinco módulos temáticos:

- O Ser Humano e sua relação com o espaço em que vive
- Água: fonte da vida
- Uso dos recursos minerais
- A preservação das florestas e dos animais
- O equilíbrio entre os seres humanos

Ainda dentro da programação da exposição, serão oferecidas algumas oficinas, tais como pintura a guache, desenho recorte e colagem, mosaico com EVA e modelagem em argila.

A monitoria das visitas orientadas à exposição e a condução das oficinas de arte estão a cargo das arte-educadoras do Projeto Portinari que acompanham a exposição.

As visitas à exposição poderão ser feitas de forma individual ou coletiva. Caso optem pela visita coletiva, os interessados deverão entrar em contato com a organização da exposição para o agendamento, através do email: portinari@ifsc.usp.br

De forma complementar a exposição de réplicas das obras de Candido Portinari, estarão sendo continuamente apresentados documentários sobre a vida e a obra do grande pintor no auditório do Teatro Municipal e estão sendo agendadas palestras pertinentes Suely-300 aos módulos da exposição.

Para maiores informações sobre a exposição, acompanhem diariamente as notícias veiculadas no SITE do evento.

Segundo a Coordenadora do Evento, Suely Avellar, a exposição Portinari - Arte e Meio Ambiente, composta de 26 réplicas digitais de obras de Candido Portinari (1903 – 1962), vem, desde 2011, percorrendo cidades brasileiras em diferentes regiões, oferecendo ao visitante a oportunidade de conhecer a obra deste artista, a qual se encontra, ainda hoje, inacessível ao público, por permanecer guardada em museus, salas de bancos ou coleções particulares. Para a igualmente Coordenadora do Núcleo de Arte-Educação e Inclusão Social do Projeto Portinari, Suely Avellar, que junto com o IFSC/USP está à frente de toda a logística para que esta exposição seja memorável em São Carlos, “O convite do professor Tito José Bonagamba, do Instituto de Física de São Carlos, veio ampliar o alcance deste projeto, promovendo o diálogo entre a Ciência e a Arte, descrito pelo Professor Sérgio Mascarenhas, como: - O que une ciência e arte é exatamente a criatividade comum a essas duas áreas, verdadeiro motor no desenvolvimento de um novo humanismo científico, que parece essencial para esse novo milênio”.

Para Suelly, hoje, a obra de Candido Portinari, através das exposições de réplicas, muito mais do que ser admirada em museus e galerias de todo o mundo, cumpre com o firme propósito de ser um instrumento para a mobilização social e, por conseguinte, para a identificação dos valores de brasilidade, atuando como um difusor da obra de Candido Portinari e, sobretudo, como um dinamizador de suas crenças sobre o papel social da arte. O IFSC/USP, nosso interlocutor, está, sem dúvida alguma, possibilitando uma maior integração entre a USP e a sociedade local e regional, favorecendo a difusão da obra do artista, colaborando para os objetivos propostos pelo Projeto Portinari.

Por seu turno, a Profa. Debora Gonzalez Costa Blanco, Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, considera que o resultado desta parceria é a produção do material que traz manifestações culturais para sala de aula, dando visibilidade à inserção da escola na cultura. Por exemplo, através do Baú Portinari, são propostas ações educativas visando estimular e desenvolver as competências e habilidades que ajudam os alunos a compreender melhor princípios de ética, noções de cidadania e prática ambiental, levando os mesmos a compreender melhor os conteúdos escolares, a avançar no conhecimento de mundo e, assim, a posicionar-se de maneira consciente e autônoma.

Para Debora Gonzalez Costa Blanco, esta exposição tem como objetivo promover o acesso de alunos, pais do Conselho de Escola, professores e o trio gestor das unidades escolares da rede pública estadual paulista à cultura e instituições de arte cultural. Abraçamos essa causa em parceria com a instituição já mencionada, para proporcionar aos alunos um espaço de aprendizagem fora da sala de aula, comenta a dirigente.

Por último, o Coordenador de Artes e Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos, Roberto Mori Roda, salienta que está feliz pelo fato da Prefeitura Municipal apoiar essa iniciativa do IFSC/USP, já que acredita que seja uma ótima iniciativa e uma excelente oportunidade para que a população tenha contato com as obras de um artista tão importante quanto Candido Portinari.

Temos conhecimento de outras ações do IFSC/USP, como a Semana de Óptica, que há muitos anos tem aberto as portas da USP a crianças e adolescentes de São Carlos e permitido a estas um contato mais próximo com a ciência de ponta desenvolvida na USP, e dentro deste contexto a exposição "Portinari – Arte e Meio Ambiente" só vem firmar mais ainda essa parceria da USP com a sociedade local e demonstrar que é possível conectar duas áreas tão distintas, como ciência e arte em uma única exposição.

Ficamos honrados em receber essa mostra e ressaltamos aqui que a Coordenadoria de Artes e Cultura, através da gestão atual, estará sempre aberta a firmar parcerias e apoiar projetos inovadores como este, salienta Roberto Roda.


:: Notícias relacionadas
26/10/2015
Com apoio da Prefeitura 3 mil alunos visitaram exposição “Portinari - Arte e Meio Ambiente”
Inaugurada em 15 de setembro, no Teatro Municipal de São Carlos, a exposição "Portinari - Arte e Meio Ambiente" foi encerrada em 23 de outubro, após ter recebido ...
05/10/2015
“Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente” apresenta palestra sobre Recursos Minerais no dia 07/10
No âmbito da Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que ocorre até o dia 23 de outubro, no Teatro Municipal de São Carlos, realiza-se no dia 07 de ...
28/09/2015
João Candido Portinari ministra palestra nesta terça-feira (29) no Teatro Municipal de São Carlos
João Candido Portinari, filho do grande pintor brasileiro Candido Portinari e Cidadão Honorário de São Carlos, ministra palestra nesta terça-feira (29), a partir ...
24/09/2015
Palestra de João Candido Portinari no Teatro Municipal de São Carlos
Inserida na Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que ocorre até dia 23 de outubro no Teatro Municipal de São Carlos, realiza-se no próximo dia 29 de ...
23/09/2015
Dia 30 de setembro: novo concerto com a USP – Filarmônica em paralelo com a exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente”
Realiza-se no próximo dia 30 de setembro, pelas 20 horas, no Teatro Municipal de São Carlos, mais um concerto com a USP – Filarmônica, um evento inserido na série ...
18/09/2015
1.800 alunos visitarão a exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente”
Cerca de 1.800 alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas municipais, estaduais, particulares e do ensino de jovens adultos (EJA) da cidade de São Carlos e região, ...
15/09/2015
ICMC-USP recebe exposição Bicho: quem te viu, quem te vê!
Conscientizar as pessoas sobre as constantes ameaças que animais silvestres sofrem nas estradas, no campo e até mesmo dentro das cidades. Esse é o objetivo da ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS

publicidade
1
2
3
4
5
slide


:: Últimas Notícias
Primeiro caso de COVID-19 é detectado em Escola Municipal de São Carlos
O Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (SINDSPAM) foi comunicado nesta sexta-feira (03) que na primeira semana do retorno das aulas ...
Radar da Av. Bruno Ruggiero Filho entra em operação nesta segunda-feira (30/08)
A Secretaria Municipal de Transporte e Transito, informa que a partir da próxima Segunda feira (30), entrara em operação o Radar Fixo localizado na Avenida Bruno Rugiero Filho, ...
Prefeitura e DRS-III se mobilizam para aumentar número de leitos de UTI para casos não Covid
À medida em que a vacinação contra a COVID-19 avança em São Carlos e na região, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento ...
Unidade de Saúde da Família de Água Vermelha é ampliada - Agosto/2021
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Obras Públicas, finalizou a ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) do distrito de Água ...
Parque Ecológico de São Carlos vai ser reaberto ao público a partir de 1º de Setembro/2021
O Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antônio Teixeira Vianna comunica que a partir do próximo dia 1º de setembro vai estar novamente com os portões ...
Pandemia: PROCON São Carlos esclarece sobre cancelamentos ou adiamentos de eventos
A pandemia pegou todos de surpresa, especialmente no ramo de serviços de buffet e eventos. Alguns consumidores tiveram suas festas canceladas e fornecedores se viram obrigados a não ...
Animais resgatados em araraquara serão encaminhados para o parque ecológico de São Carlos
Na manhã desta segunda-feira (19/04) foi assinado um convênio entre a Secretaria de Serviços Públicos de São Carlos e a Secretaria de Meio Ambiente e ...
Atendendo pedido da Comissão da Pessoa com Deficiência, Prefeitura cede servidores a Secretaria
A Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de São Carlos informou que, atendendo ao pedido de sua autoria protocolado em 1º de fevereiro, a ...
Comércio de São Carlos estará aberto no feriado
O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Carlos e Região ...
Grupo da UFSCar-Sorocaba lança guias para processos seletivos online
A transformação digital e a nova realidade instaurada pela pandemia de Covid-19 trouxeram muitas mudanças ao mercado de trabalho, desde os processos seletivos online até ...
Educação de surdos é tema de encontro online
A educação de surdos tem ganhado novos contornos desde às conquistas legais que garantem uma prática de ensino com foco na Língua Brasileira de Sinais (Libras). ...
Atuação de fisioterapeutas em UTIs é tema de pesquisa da UFSCar
Uma pesquisa desenvolvida no curso de graduação em Fisioterapia da UFSCar pretende fazer um levantamento a respeito da assistência fisioterapêutica dentro das Unidades de ...
Pesquisa investiga uso de mídias digitais na Educação Ambiental
Avaliar como as mídias digitais podem ser usadas nas estratégias de Educação Ambiental para a conservação de espécies, principalmente aquelas menos ...
Polícia Militar repassa alimentos para a campanha “Vacina Contra a Fome”
O comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), Tenente Coronel Otávio Augusto de Lima Seminate, repassou na tarde desta segunda para vice-prefeito ...
Vereador Elton se posiciona contra modalidade EAD no curso de medicina da UFSCar
O vereador Elton Carvalho (Republicanos), em conjunto com os alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), se posicionou a favor do retorno dos estágios ...
Roselei solicita prioridade na vacinação de estudantes indígenas da UFSCar
O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Roselei Françoso (MDB), solicitou empenho da Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (13) para proceder a ...
SINDSPAM convoca Guardas Municipais para assembleia no dia 20 de abril
A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Autárquicos Municipais de São Carlos e Dourado (SINDSPAM, está convocando para o próximo dia 20 de abril todos (as) ...
Alunos da UFSCar chegam à final nacional do desafio da L’Oréal
Uma equipe formada por alunos da UFSCar foi uma das finalistas da fase nacional do L?Oréal Brandstorm 2021, um jogo de negócios voltado para o desenvolvimento de ideias inovadoras e ...
Comunicado SAAE 12/04/2021
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE comunica que de acordo com o Decreto Municipal nº 183 de 09 de abril de 2021, o atendimento presencial será retomado apenas ...
Cidadania e Assistência Social recebem novos equipamentos de informática
A Secretaria de Cidadania e Assistência Social recebeu nesta segunda-feira (12/04), 79 novos computadores, 58 tablets, 16 projetores e 26 impressoras para a renovação dos ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2022 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.