Quinta-Feira
28 de Março de 2024
 
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Fazer dinheiro é arte, trabalhar é arte, e bons negócios são a melhor arte de todas."
(Andy Warhol)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
São Carlos recebe exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente”
A exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente ocorrerá de 15 de setembro a 23 de outubro do corrente ano, no Teatro Municipal de São Carlos.

USP São Carlos
11 de Setembro de 2015

Em mais uma ação para consolidar sua parceria com a comunidade São-Carlense e da região, o Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo (IFSC/USP) solicitou à Fundação Portinari a realização de uma exposição do grande pintor brasileiro Candido Portinari, em São Carlos. Tal solicitação contou com o apoio dos Professores Sérgio Mascarenhas e João Candido Portinari.

Em função do carinho que o Prof. João Candido Portinari tem pela cidade, como Cidadão Honorário de São Carlos, fomos agraciados com a realização da exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que é organizada pelo Projeto Portinari e coordenada pelo Núcleo de Arte Educação e Inclusão Social da entidade, sob a responsabilidade de Suely Avellar, com o objetivo de popularizar o acesso às expressivas obras do artista.

Como não poderia deixar de ser, o IFSC/USP está realizando esta importantíssima atividade cultural em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos – Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo.

Além dessas parcerias, a exposição está contando com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Grupo Gestor das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos e do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP/USP).

A exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente ocorrerá de 15 de setembro a 23 de outubro do corrente ano, no Teatro Municipal de São Carlos, sendo aberta e gratuita a toda a sociedade, tendo como público-alvo principal alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A exposição contará com um conjunto de 26 réplicas das obras de Candido Portinari, divididas em cinco módulos temáticos:

- O Ser Humano e sua relação com o espaço em que vive
- Água: fonte da vida
- Uso dos recursos minerais
- A preservação das florestas e dos animais
- O equilíbrio entre os seres humanos

Ainda dentro da programação da exposição, serão oferecidas algumas oficinas, tais como pintura a guache, desenho recorte e colagem, mosaico com EVA e modelagem em argila.

A monitoria das visitas orientadas à exposição e a condução das oficinas de arte estão a cargo das arte-educadoras do Projeto Portinari que acompanham a exposição.

As visitas à exposição poderão ser feitas de forma individual ou coletiva. Caso optem pela visita coletiva, os interessados deverão entrar em contato com a organização da exposição para o agendamento, através do email: portinari@ifsc.usp.br

De forma complementar a exposição de réplicas das obras de Candido Portinari, estarão sendo continuamente apresentados documentários sobre a vida e a obra do grande pintor no auditório do Teatro Municipal e estão sendo agendadas palestras pertinentes Suely-300 aos módulos da exposição.

Para maiores informações sobre a exposição, acompanhem diariamente as notícias veiculadas no SITE do evento.

Segundo a Coordenadora do Evento, Suely Avellar, a exposição Portinari - Arte e Meio Ambiente, composta de 26 réplicas digitais de obras de Candido Portinari (1903 – 1962), vem, desde 2011, percorrendo cidades brasileiras em diferentes regiões, oferecendo ao visitante a oportunidade de conhecer a obra deste artista, a qual se encontra, ainda hoje, inacessível ao público, por permanecer guardada em museus, salas de bancos ou coleções particulares. Para a igualmente Coordenadora do Núcleo de Arte-Educação e Inclusão Social do Projeto Portinari, Suely Avellar, que junto com o IFSC/USP está à frente de toda a logística para que esta exposição seja memorável em São Carlos, “O convite do professor Tito José Bonagamba, do Instituto de Física de São Carlos, veio ampliar o alcance deste projeto, promovendo o diálogo entre a Ciência e a Arte, descrito pelo Professor Sérgio Mascarenhas, como: - O que une ciência e arte é exatamente a criatividade comum a essas duas áreas, verdadeiro motor no desenvolvimento de um novo humanismo científico, que parece essencial para esse novo milênio”.

Para Suelly, hoje, a obra de Candido Portinari, através das exposições de réplicas, muito mais do que ser admirada em museus e galerias de todo o mundo, cumpre com o firme propósito de ser um instrumento para a mobilização social e, por conseguinte, para a identificação dos valores de brasilidade, atuando como um difusor da obra de Candido Portinari e, sobretudo, como um dinamizador de suas crenças sobre o papel social da arte. O IFSC/USP, nosso interlocutor, está, sem dúvida alguma, possibilitando uma maior integração entre a USP e a sociedade local e regional, favorecendo a difusão da obra do artista, colaborando para os objetivos propostos pelo Projeto Portinari.

Por seu turno, a Profa. Debora Gonzalez Costa Blanco, Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, considera que o resultado desta parceria é a produção do material que traz manifestações culturais para sala de aula, dando visibilidade à inserção da escola na cultura. Por exemplo, através do Baú Portinari, são propostas ações educativas visando estimular e desenvolver as competências e habilidades que ajudam os alunos a compreender melhor princípios de ética, noções de cidadania e prática ambiental, levando os mesmos a compreender melhor os conteúdos escolares, a avançar no conhecimento de mundo e, assim, a posicionar-se de maneira consciente e autônoma.

Para Debora Gonzalez Costa Blanco, esta exposição tem como objetivo promover o acesso de alunos, pais do Conselho de Escola, professores e o trio gestor das unidades escolares da rede pública estadual paulista à cultura e instituições de arte cultural. Abraçamos essa causa em parceria com a instituição já mencionada, para proporcionar aos alunos um espaço de aprendizagem fora da sala de aula, comenta a dirigente.

Por último, o Coordenador de Artes e Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos, Roberto Mori Roda, salienta que está feliz pelo fato da Prefeitura Municipal apoiar essa iniciativa do IFSC/USP, já que acredita que seja uma ótima iniciativa e uma excelente oportunidade para que a população tenha contato com as obras de um artista tão importante quanto Candido Portinari.

Temos conhecimento de outras ações do IFSC/USP, como a Semana de Óptica, que há muitos anos tem aberto as portas da USP a crianças e adolescentes de São Carlos e permitido a estas um contato mais próximo com a ciência de ponta desenvolvida na USP, e dentro deste contexto a exposição "Portinari – Arte e Meio Ambiente" só vem firmar mais ainda essa parceria da USP com a sociedade local e demonstrar que é possível conectar duas áreas tão distintas, como ciência e arte em uma única exposição.

Ficamos honrados em receber essa mostra e ressaltamos aqui que a Coordenadoria de Artes e Cultura, através da gestão atual, estará sempre aberta a firmar parcerias e apoiar projetos inovadores como este, salienta Roberto Roda.


:: Notícias relacionadas
26/10/2015
Com apoio da Prefeitura 3 mil alunos visitaram exposição “Portinari - Arte e Meio Ambiente”
Inaugurada em 15 de setembro, no Teatro Municipal de São Carlos, a exposição "Portinari - Arte e Meio Ambiente" foi encerrada em 23 de outubro, após ter recebido ...
05/10/2015
“Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente” apresenta palestra sobre Recursos Minerais no dia 07/10
No âmbito da Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que ocorre até o dia 23 de outubro, no Teatro Municipal de São Carlos, realiza-se no dia 07 de ...
28/09/2015
João Candido Portinari ministra palestra nesta terça-feira (29) no Teatro Municipal de São Carlos
João Candido Portinari, filho do grande pintor brasileiro Candido Portinari e Cidadão Honorário de São Carlos, ministra palestra nesta terça-feira (29), a partir ...
24/09/2015
Palestra de João Candido Portinari no Teatro Municipal de São Carlos
Inserida na Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que ocorre até dia 23 de outubro no Teatro Municipal de São Carlos, realiza-se no próximo dia 29 de ...
23/09/2015
Dia 30 de setembro: novo concerto com a USP – Filarmônica em paralelo com a exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente”
Realiza-se no próximo dia 30 de setembro, pelas 20 horas, no Teatro Municipal de São Carlos, mais um concerto com a USP – Filarmônica, um evento inserido na série ...
18/09/2015
1.800 alunos visitarão a exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente”
Cerca de 1.800 alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas municipais, estaduais, particulares e do ensino de jovens adultos (EJA) da cidade de São Carlos e região, ...
15/09/2015
ICMC-USP recebe exposição Bicho: quem te viu, quem te vê!
Conscientizar as pessoas sobre as constantes ameaças que animais silvestres sofrem nas estradas, no campo e até mesmo dentro das cidades. Esse é o objetivo da ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS

publicidade
1
2
3
4
slide


:: Últimas Notícias
Trânsito é liberado na Rotatório do Cristo neste sábado (27)
A Prefeitura de São Carlos liberou no início da tarde deste sábado (27/01), o tráfego de veículos na Avenida  Francisco Pereira Lopes, a partir da Rua Dra. ...
Atenção: Ruas da Vila Alpes sofrem alteração de sentido a partir de segunda-feira (29)
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que, a partir da próxima segunda-feira (29/01), será implantada a circulação em mão ...
Centro Estético de São Carlos foi premiado vencedor em evento regional da área de beleza na última terça-feira (23)
Aconteceu nesta última terça-feira (23), em Rio Claro a divulgação e entrega das premiações do "Mão de Ouro 2024", uma das maiores ...
Prefeitura efetuou mais de 5 mil castrações em 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está encerrando 2023 com mais de 5 mil ...
Interdição de Trânsito na Rotatória do Cristo - Janeiro/2024
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) comunica que a Rotatória do Cristo ficará interditada para trânsito de veículos entre os dias 02/01 a 17/01. O ...
Primeiras partidas da ‘Copinha’ em São Carlos acontecem nesta quarta-feira (03/01)
O município de São Carlos receberá os primeiros jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional ‘Copinha’, na quarta-feira (03/01). Sede da ...
Prefeitura divulga balanço da Operação Papai Noel 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, divulgou o balanço da Operação Papai Noel, realizada entre ...
Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e SENAC abrem vagas para curso de montador e reparador de computadores
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC São Carlos), vai oferecer, no mês de janeiro de ...
Prefeitura realiza roçagem e limpeza do Cemitério “Nossa Senhora do Carmo” - Dezembro/2023
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou, na manhã desta quinta-feira (28/12), a roçagem e limpeza ...
Reforma do Estádio “Luisão” está praticamente concluída
A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Obras Públicas e de Esportes e Cultura e com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ...
Departamento de fiscalização divulga balanço da operação natal 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, divulgou, nesta quarta-feira ...
Câmara Municipal entregou Prêmio Santo Dias ao Padre João Victor Bulle
A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (20), uma sessão solene onde foi entregue o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, ao Padre João Victor Bulle, em ...
Comissão da Pessoa com Deficiência destaca conquista de cadeiras para trilhas no Parque Ecológico
A Comissão da Pessoa com Deficiência do legislativo, composta pelos vereadores, Robertinho Mori (presidente), Ubirajara Teixeira- Bira (secretário) e Bruno Zancheta (membro), ...
Filme de São Carlos ganha prêmio de Festival Latino-Americano
Produzido em São Carlos ao longo de mais de 12 anos, o longa-metragem "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca", dirigido por Tiago Mal, Eduardo Perdido e Diego Doimo, levou o ...
Nota de Falecimento - Professora Diana Cury
É com imenso pesar que a UNICEP comunica o falecimento da nossa docente, Professora Diana Cury, docente do curso de Pedagogia, na data de hoje, 20 de dezembro de 2023. Diana foi docente ...
Posse da nova Diretoria dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté mandato 2023-2027
A Comissão Eleitoral, no pleno exercício de suas responsabilidades no processo de escolha da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté para o ...
ACISC realiza doação de R$40 mil à Santa Casa de São Carlos - Dezembro/2023
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realizou uma doação no valor de R$40.335,00 na manhã desta quinta-feira (14), a Santa Casa de ...
Pedidos de Seguro-Desemprego, Mercado e Gestão
Nesta edição do Informativo consideramos a matéria dos Pedidos de Seguro-Desemprego para a cidade de São Carlos. Em termos conceituais, os pedidos de Seguro-Desemprego ...
Gustavo Pozzi e Dom Luiz Carlos Dias participam de reunião sobre abordagem de pessoas em situação de rua
Na tarde desta quarta-feira (22), o vereador Gustavo Pozzi e o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, estiveram na Secretaria de Cidadania e Assistência Social reunidos com ...
Câmara aprova em primeiro turno o orçamento municipal para 2024
Por 14 votos a 1, a Câmara Municipal de São Carlos aprovou em primeiro turno o projeto de lei No 615 que estabelece o orçamento fiscal do município para o ano de 2024 no ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2024 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.