UFSCar 2 de Outubro de 2018
De 4 a 9 de outubro, o Observatório Astronômico da UFSCar promoverá uma série de atividades na programação da Semana Mundial do Espaço, evento realizado em todo o mundo em comemoração ao lançamento, em 4 de outubro de 1957, do Sputnik, primeiro satélite espacial produzido pela Humanidade. Serão oferecidos debates, palestras, oficinas e observações astronômicas, no Observatório, que fica na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, e no Onovolab, espaço de empreendedorismo e inovação em São Carlos (à Rua Aquidaban, 1, no Centro).
No dia 4, quinta-feira, às 18h30, haverá palestra e observação na UFSCar. Gustavo Rojas, astrofísico do Observatório, fará a apresentação "Exoplanetas: admiráveis mundos novos". Na observação, que acontece no terraço do Observatório, poderão ser vistos Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, além de aglomerados de estrelas. A atividade acontece até 20h30, e a observação está sujeita às condições meteorológicas, podendo ser cancelada em caso de chuva ou tempo nublado.
No dia 5, acontece no Onovolab o debate "Oportunidades espaciais para o Brasil", com Rojas - que também é representante brasileiro de divulgação científica do Observatório Europeu do Sul (ESO); Lucas Fonseca, coordenador da Missão Garatéa - primeira tentativa brasileira de colocar uma sonda na órbita da Lua; e Anderson Criativo, CEO do Onovolab. A atividade será acompanhada de observação com telescópios no estacionamento do local.
No dia 6, serão realizadas três oficinas, todas elas abertas às pessoas interessadas. Os temas são a construção de um foguete de garrafa PET, uma introdução à astrofotografia e aplicativos e softwares de Astronomia. As atividades também acontecem no Onovolab, das 14 às 17 horas.
Nos dias 8 e 9, às 19 horas, no Onovolab, acontecem dois painéis. No dia 8, Rojas e o também astrofísico Luiz Vitor de Souza, docente do Instituto de Física de São Carlos (da Universidade de São Paulo - USP), conversam sobre os projetos brasileiros de Astronomia no painel "O Brasil na era dos grandes telescópios". No dia 9, o tema é "e-Astronomia - a nova fronteira do Universo", em painel com a participação de Ricardo Ogando, do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia, vinculado ao Observatório Nacional, e Dhiogo Corrêa, da empresa Itera, de tecnologia de informação.
Para as atividades que acontecem no Onovolab, é necessário realizar inscrição em formulário eletrônico. Para as oficinas, há uma taxa de R$ 10, e os demais eventos são gratuitos. Mais informações na página do evento no Facebook.
|