Sábado
6 de Março de 2021
 
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"A unica maneira de ter amigos é ser amigo."
(Emerson)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Sindicato orienta Servidores Municipais de São Carlos em caso de greve da categoria

Sindspam
5 de Abril de 2014

Após a decretação do estado de greve do funcionalismo público municipal de São Carlos, muitos companheiros e companheiras estão procurando diretores e a sede do sindicato para obter informações sobre uma possível greve, caso a mesma seja deflagrada pela categoria.

Por esse motivo a diretoria do Sindspam, divulga detalhes de o que é, como é deflagrada e quem pode participar de uma greve.

A GREVE LEGAL

HÁ NECESSIDADE DE REALIZÁ-LA?

Toda vez que se fala em entrar em greve, cria-se um alvoroço em todas as universidades, diante de várias situações que poderão surgir durante o movimento paredista estabelecido pelos trabalhadores. A greve é um instrumento legal e legítimo dos trabalhadores para suas reivindicações.

O QUE É UMA GREVE?

GREVE é a cessação coletiva e voluntária do trabalho realizada por trabalhadores com o propósito de obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios. Por extensão, pode referir-se à cessação coletiva e voluntária de quaisquer atividades, remuneradas ou não, para protestar contra algo.

QUANDO FAZER A GREVE?


Geralmente, antes de se fazer uma greve, a categoria passa por uma grande mobilização, através de caravanas, atos, reuniões setoriais, assembléias, informativos, enfim, diversas formas para que seja dada visibilidade ao processo que está por vir. Mas, antes de sua realização, é necessário que se esgotem todos os meios possíveis de negociação. Ao final deste processo, a categoria se reúne e delibera por fazer ou não a greve.

GREVE, DIREITO ASSEGURADO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

A greve é um dispositivo democrático assegurado pelo artigo 9º da Constituição Federal Brasileira de 1988.

"Art. 9º É assegurado direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

Parágrafo 1º A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

Parágrafo 2º Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei."

CONTRA QUEM SE FAZ UMA GREVE?

Nós do Serviço Público Federal, sempre fazemos greve contra os governantes do poder executivo, ou seja: Presidente da República e seus Ministros. Dificilmente se faz greve interna dentro das Universidades, a não ser por demanda interna, o (a) Reitor (a), ou justiça federal faça qualquer investida contra os direitos dos trabalhadores, quando este tipo de greve se torna inevitável, como aconteceu na UNB onde os trabalhadores ficaram 180 dias em greve pela retirada da URP de seus salários pelo STJ.

O QUE É EIXO DE GREVE?


Antes de se entrar em greve, os trabalhadores propõem uma pauta de reivindicação para ser apresentada ao Poder Executivo e, dentro desta pauta, traça-se o Eixo de Greve.

Para o momento atual dos trabalhadores das Universidades, o principal eixo para ser reivindicado é campanha salarial dentre outros itens como: correção do Anexo IV da lei de Carreira; Racionalização dos Cargos; VBC (Vencimento Básico Complementar) e Reposicionamento dos aposentados.

QUEM ESTÁ EM ESTÁGIO PROBATÓRIO PODE FAZER GREVE?

Sim. É comum aos trabalhadores em estágio probatório serem informados de que eles não podem fazer greve, porque influenciará em seu resultado em seu resultado final de pontuação.

Isso é uma inverdade e pode até resultar em assédio moral. Vivemos em um país democrático e de livre manifestação. O estágio probatório serve para avaliar seu trabalho conforme seu cargo e não é proibido reivindicar direitos.

Até hoje ninguém foi perseguido por fazer greve. Toda vez que entramos em greve, o Comando Local de Greve, se reúne com a Reitoria para pedir apoio e estabelecer uma linha de diálogo.

Em todas as greves anteriores não tivemos qualquer servidor sendo perseguido pelas chefias, intimando-os a comparecer ao setor de trabalho alegando que ele está em estágio probatório.

COMANDO NACIONAL DE GREVE

O Comando Nacional de Greve é formado por representações dos sindicatos de bases, ou seja, nós do SINDUFLA, escolhemos em Assembléia que será nosso representante no CNG. Geralmente este representante fica a disposição do CNG por vários dias.

QUEM PODE FAZER GREVE?

Dentro do Serviço Público Federal, todo trabalhador pode fazer greve, desde que não se encaixe nas situações das escalas previamente estabelecidas para os setores essenciais. Mesmo assim, com a elaboração das escalas destes setores, este trabalhador também poderá participar da greve normalmente.

Lembrem-se: quando se entra em greve podemos obter resultado positivo ou negativo, que será igualmente distribuído aos trabalhadores equanimente.

OS SETORES ESSENCIAIS

Geralmente os setores tratados como essenciais para o funcionamento da Universidade são aqueles que estão lidando com assistência médica hospitalar, serviços de processamentos de dados e atividade vinculadas diretamente às pesquisas dentro da Instituição Federal. Portanto, para estes setores, deverá ser elaborada uma escala de serviço para que estes funcionem com o mínimo de 30% de sua capacidade.

O QUE É ESTADO DE GREVE

O Estado de Greve é uma situação que é aprovada pelos trabalhadores, alertando aos governantes que a qualquer momento poderão deflagrar uma greve.

O QUE É INDICATIVO DE GREVE

O Indicativo de greve é deflagrado pelos trabalhadores para estabelecer uma data mínima para se dar inicio a greve. Contudo, esta decisão não é definitiva, podendo ser alterada conforme a conjuntura que se apresenta para o momento.

O QUE É COMANDO LOCAL DE GREVE

Quando a greve é deflagrada, não existe mais a figura da Coordenação do Sindicato. Todas as demandas da greve serão comandadas por um Comando local de greve, que terá de dar conta das atividades.

O Comando Local de Greve será composto por membros da diretoria do Sindicato e por trabalhadores da base que queiram participar, eleitos em assembléia.

COMO PARTICIPAR DA GREVE

Para participar da greve é necessário que esteja presente em todos os atos previstos pelo Comando Local de Greve. Após a deflagração da greve, o Sindicato arca juridicamente sobre estes servidores, inclusive na possibilidade de perseguição sobre os mesmos.

Todo servidor que aderir ao movimento de greve terá por obrigação a participação nos atos. Se este falar que está em greve e não comparecer aos atos da Entidade e a chefia notar que o mesmo não comparece no setor de trabalhão, ela poderá aplicar as penalidades a ele competente.

(Fonte:Portal Jusbrasil)


:: Notícias relacionadas
10/04/2014
Nova reunião discutiu questão do reajuste salarial dos Servidores Públicos Municipais
Nesta quinta-feira (10) foi realizada na sala dos ex-prefeitos, no Paço Municipal, uma nova reunião para discutir a questão do reajuste salarial dos servidores públicos. O ...
10/04/2014
Em reunião com Sindspam, Governo pede prazo para apresentar nova proposta de reajuste
Foi realizada na manhã desta quinta-feira (10) uma reunião na Prefeitura Municipal com a participação dos secretários Julio Soldado (Governo), Helena Antunes (Admini ...
09/04/2014
Prefeitura marca reunião com servidores municipais para esta quinta-feira (10)
Nesta quarta-feira (09) o presidente do sindicato, Adail Alves de Toledo, recebeu um telefonema do secretário de Governo Júlio Soldado, marcando uma reunião para esta quinta-feira ...
08/04/2014
Câmara buscará intermediar reivindicação do Sindspam sobre reajuste do funcionalismo municipal
A Câmara Municipal recebeu na sessão desta terça-feira (8) o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais (Sindspam), Adail Alves de Toled ...
08/04/2014
Servidores: Diretores realizaram mais duas assembleias nesta terça-feira (08)
Diretores do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (Sindspam) com apoio da subsede da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de São ...
05/04/2014
“Damos o passo de acordo com o fundilho das calças”, diz Altomani sobre reajuste
O prefeito Paulo Altomani (PSDB) repercutiu o reajuste dos servidores públicos municipais, após a entrevista coletiva que anunciou os investimentos do Grupo Encalso/Damha em São C ...
04/04/2014
Comunicado da prefeitura de São Carlos sobre negociação salarial dos servidores municipais
Em relação à negociação salarial dos servidores públicos, a Prefeitura Municipal de São Carlos vem, por meio deste, esclarecer à populaç& ...
03/04/2014
Prefeitura oferece 0,16% de aumento e servidores municipais de São Carlos decretam Estado de Greve
Os servidores públicos municipais decidiram entrar em estado de greve, após rejeitar a proposta de aumento real no salário da categoria de 0,16%. O percentual foi oferecido pela P ...
03/04/2014
Atenção Servidor Público da Prefeitura de São Carlos: Assembleia Geral nesta quinta-feira (03)
O Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (Sindspam), esta convocando toda a categoria para assembleia geral nesta quinta-feira na sede social do ...
29/03/2014
Acordo Coletivo: Prefeitura adia reunião com secretários municipais
Depois da negativa da Prefeitura Municipal de São Carlos em conceder aumento real aos servidores públicos municipais da Administração Direta e Indireta, fato ratificado pel ...
25/03/2014
Sindspam solicita reunião com secretários para tratar do reajuste dos servidores
Diretores do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (Sindspam), participaram nesta segunda-feira (24) de mais uma reunião com a secret&aac ...
20/03/2014
Servidores rejeitam proposta de reajuste oferecido pela Prefeitura nesta quarta-feira (19)
O Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (Sindspam), realizou na noite da última quarta-feira (19) a primeira assembleia geral com a categ ...
20/03/2014
Lineu apoia luta dos servidores municipais por 10% de reajuste
Ao participar da primeira Assembleia do ano dos servidores públicos municipais, ocorrida na noite do dia 19, na sede do SINDSPAM, o vereador Lineu Navarro (PT) manifestou apoio à luta do ...
16/03/2014
Sindspam convoca servidores para Assembleia nesta quarta-feira (19), para discutir reajuste salarial
A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (Sindspam), está convocando todos os servidores em geral, para participarem da Assem ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS

publicidade
1
2
3
4
5
slide


:: Últimas Notícias
Prefeitura realiza manutenção nas Ruas da Quinta da Felicidade - Fevereiro/2021
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou nesta semana os trabalhos de recuperação das ruas de terra no loteamento ...
Comunicado SAAE - Manutenção na rede nesta quarta-feira (17/02)
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE São Carlos - comunica que iniciará nesta quarta-feira (17/02/21), a partir das 7h, a operacionalização da ...
Circuito Arena em Casa 2021 bate recorde de visualizações na internet
Como o carnaval foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus, a folia foi virtual em todo o país. Bem longe das aglomerações, típicas nas festas ...
Rede Municipal de Ensino volta às aulas em modo remoto dia 18/02
A Secretaria Municipal de Educação (SME) marcou para o próximo dia 18 de fevereiro o início do semestre letivo de 2021. A data atende a um princípio legal de ...
Airton Garcia e Edson Ferraz participaram de videoconferência com prefeitos da região neste domingo (14/02)
O prefeito Airton Garcia e o vice-prefeito Edson Ferraz participaram na manhã deste domingo (14/02), no Paço Municipal, de uma videoconferência com os prefeitos dos 24 ...
Prefeitura de São Carlos não decreta feriado e ponto facultativo no Carnaval 2021
A Prefeitura de São Carlos informa que não decretou feriado no dia 16 de fevereiro, terça-feira de carnaval e nem ponto facultativo nos dias 15 (segunda-feira) e 17 ...
Carnaval 2021 contará com desfile de fantasias de luxo online
Devido a pandemia, a Secretaria de Esportes e Cultura também prevê outros eventos com transmissões on-line que serão exibidos pela página social do CEMAC A ...
São Carlos recebe R$ 8 milhões para modernização da iluminação pública
Atendendo uma solicitação do prefeito Airton Garcia, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), anunciou na manhã desta terça-feira (26/01), no paço ...
Nota prefeitura de São Carlos - 26/01/2021
A Prefeitura de São Carlos comunica o falecimento da Sra. Durcelina Pimenta Ferraz, de 85 anos, mãe do vice-prefeito, Edson Ferraz. Ao mesmo tempo que informa com pesar, também ...
Prefeitura conclui iluminação do pontilhão “4 de Novembro”
O serviço de manutenção foi necessário depois que o local foi alvo de furto da fiação elétrica A Prefeitura de São Carlos, por meio da ...
Vereador Tiago Parelli destaca trabalho do Parque Ecológico e se coloca à disposição por melhorias
O vereador Tiago Parelli (PP) esteve no Parque Ecológico Dr. Antonio Teixeira Vianna nesta segunda-feira (25), oportunidade em que destacou “o ótimo trabalho que vem sendo ...
Câmara e Ciesp discutem desenvolvimento econômico de São Carlos
Os vereadores Roselei Françoso (MDB), presidente da Câmara Municipal, e Robertinho Mori (PSL), 2º vice presidente da Mesa Diretora, receberam a Diretoria do Centro das ...
Vereador Bruno Zancheta quer equipe administrativa da Saúde em grupo prioritário da vacinação contra Covid-19
O vereador Bruno Zancheta (PL) protocolou um ofício ao presidente do Comitê de Emergencial de Combate ao Coronavírus, Mateus de Aquino, e também ao Secretário ...
Presidente da Câmara Roselei e vereador Bira recebem visita do idealizador do Ramal Centro Paulista do Caminho da Fé
Na manhã desta terça-feira (26), o idealizador do Ramal Centro Paulista do Caminho da Fé, de Borborema até São Carlos, Marcio Cardoso de Oliveira, visitou a ...
Câmara Municipal define comissões permanentes para o biênio 2021/2022
Os vereadores da Câmara Municipal de São Carlos definiram nesta terça-feira (26), durante a primeira sessão plenária do ano, a formação das ...
Informativo Econômico ACISC – 26 de janeiro de 2021.
A política econômica em 2020, em particular no segundo semestre do ano, conseguiu amenizar o impacto da crise sanitária. Há várias maneiras de demonstrar tal ...
Confira a localização dos Radares Móveis de Velocidade desta terça-feira (26/01/2021)
Nesta terça-feira (26/01/2021), a fiscalização eletrônica de velocidade estará nos seguintes pontos: Radar 1 - Av Henrique Gregori (Shopping/Bairro) 60 Km/h Radar 2 ...
Vigililância Epidemiológica já aplicou 863 doses da Coronavac
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e da Vigilância Epidemiológica, iniciou na manhã desta segunda-feira (25/01) a ...
Serviços Públicos divulga cronograma semanal em diversas frentes de trabalho
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, segue nesta semana com mais uma etapa do cronograma dos trabalhos de limpeza e roçagem, ...
Timburis e Astolpho Luís do Prado recebem serviço de recapeamento
A Prefeitura de São Carlos iniciou nesta segunda-feira (25/01) o recapeamento das vias dos bairros Astolpho Luís do Prado e Timburis. O serviço faz parte da primeira etapa de ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2021 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.