"Um guerreiro responsável não é o que coloca sobre seus ombros o peso do mundo: é aquele que aprende a lidar com os desafios do instante." (Paulo Coelho)
Vereador Freire solicita atuação da limpeza pública pra prevenir criadouros de mosquitos da dengue
Câmara Municipal de São Carlos 24 de Outubro de 2015
O vereador Equimarcílias de Souza Freire (PMDB) protocolou na Câmara Municipal nesta sexta-feira (23), requerimento de informações à Prefeitura solicitando a limpeza do bairro Jardim Santa Angelina e de toda a cidade. No documento, o parlamentar afirma que há lixo em diversos pontos do município, principalmente nos bairros periféricos.
Freire destaca que o lixo obstrui as galerias de escoamento de águas pluviais, causando diversos problemas. Um deles é a enxurrada que pode levar dejetos para córregos, rios e mananciais e consequentemente poluí-los e contaminá-los.
Além disso, o vereador argumenta que se inicia o período de chuvas intensas e o lixo é um acumulador de água em potencial, podendo contribuir para o aumento de criadouros de mosquito da dengue. Ele afirma que entre 01/07/2014 e 01/07/2015 foram confirmados 20.029 casos de dengue no município e houve mais 21.178 suspeitas (pacientes tratados com a mesma sorologia), totalizando 41.307 ocorrências.
Freire relata que uma matéria veiculada pela imprensa local nesta sexta-feira (23) afirmou que, após 1º de julho deste ano, 336 suspeitas de dengue já foram registradas, sendo 20 confirmadas por exame. Ele solicita à Prefeitura um relatório sobre esses números, para que o poder Executivo oficialize a quantidade de casos e suspeitas e lamenta que dados tenham sido omitidos à Comissão Parlamentar de Inquérito – sob sua presidência - instaurada pela Câmara com a finalidade de apurar a contradição dos números de casos de dengue divulgados pela Prefeitura e pela empresa Unimed.
“Se a prevenção e o combate não forem realizados de acordo com as normas do Ministério da Saúde a cidade mais uma vez vai bater todos os recordes de casos de dengue. Não parou de ter dengue na cidade”, disse o parlamentar.
O vereador afirma que continua fiscalizando e cobrando a Prefeitura e a Vigilância Sanitária com relação aos números relativos à doença. Ele relata que, durante as oitivas da CPI, todos os envolvidos e responsáveis pelo combate e prevenção da doença foram alertados. Freire também destacou que CPI está em fase de conclusão e que o relatório com todas as informações apuradas está sendo finalizado.