Tiguan e Tiguan Allspace: cinco milhões de unidades desta gama de SUVs saíram da linha de montagem em apenas onze anos
Com quase 800 mil veículos entregues em 2018, o Tiguan é um dos veículos de maior sucesso em todo o mundo
1º modelo da ofensiva de SUVs da Nova Volkswagen no Brasil, o Tiguan Allspace encerrou o ano de 2018 como o segundo SUV premium mais vendido no País
Wolfsburg – A Volkswagen está comemorando um importante aniversário de produção já no início de 2019: na metade de janeiro, o Tiguan número cinco milhões deixou a linha de montagem da fábrica de Wolfsburg, na Alemanha. O SUV Tiguan é um sucesso mundial desde seu lançamento em 2007 e, dessa forma, contribuiu significativamente para a estratégia de crescimento e a ofensiva SUV da marca.
O harmônico conceito de design do Tiguan e do Tiguan Allspace (desde 2017) foi acolhido por clientes de todo o mundo. O Tiguan se destaca pelo marcante design exterior e interior, pelas tecnologias e por suas características gerais diferenciadas. As cerca de 800 mil unidades do Tiguan e Tiguan Allspace entregues em 2018 comprovam a popularidade e o sucesso do SUV compacto. Dr. Andreas Tostmann, membro do Conselho de Administração responsável pela Produção comentou: "O Tiguan ultrapassou a marca de cinco milhões de veículos produzidos. O know-how de nossa equipe, o excepcional espírito de equipe e o entusiasmo com que produzimos nossos modelos na Volkswagen constituem os fundamentos desse magnífico sucesso e garantem uma forte base para nossa estratégia de SUVs."
Para Bernd Osterloh, presidente dos Conselhos de Trabalhadores Geral e do Grupo: "O Tiguan garante os empregos de milhares de trabalhadores altamente qualificados ao redor do mundo e contribui de forma significativa com seus ganhos. Por isso, é importante não reduzirmos nossos investimentos no desenvolvimento e produção do Tiguan, pois devemos continuar procurando inspirar nossos clientes com esse carro no futuro."
A produção do Tiguan começou em 2007 na fábrica principal de Wolfsburg, na Alemanha, dando início à história de sucesso desse SUV compacto. Mais de 120 mil unidades deixaram a linha de montagem já ao final do primeiro ano completo de produção, em 2008. Essa marca teve continuidade com um forte crescimento contínuo - em 2015, mais de 500 mil Tiguans já haviam sido vendidos em todo o mundo.
A segunda geração do Tiguan foi apresentada em 2016. Ele foi o primeiro SUV da Volkswagen baseado na estratégia modular transversal (MQB). O modelo foi seguido, em 2017, pelo espaçoso Tiguan Allspace, quase 22 centímetros mais longo e disponível também numa versão com sete lugares.
A nova geração e a expansão da gama pelo Tiguan Allspace causaram um estímulo positivo: mais de 700 mil unidades foram vendidas em 2017 e 2018 foi o ano de maior sucesso da linha de produtos Tiguan até agora, com quase 800 mil veículos.
O Tiguan e o Tiguan Allspace são produzidos atualmente em quatro fábricas da Volkswagen (China, Alemanha, México e Rússia) e oferecidos nos mercados mais importantes em todo o mundo.
Sucesso no Brasil
Lançado em julho de 2018 no Brasil, o Tiguan Allspace, 1º modelo da ofensiva de SUVs da Nova Volkswagen, encerrou o ano de 2018 como o segundo SUV premium mais vendido no País, com 5.773 unidades vendidas, um resultado quatro vezes maior que o desempenho do modelo em 2017. Em outubro, o modelo registrou o seu melhor mês de vendas desde que começou a ser comercializado no Brasil, com mais de 1.000 unidades vendidas.
O Tiguan Allspace faz parte dos cinco SUVs completamente novos que a Volkswagen lançará na América do Sul até 2020. O segundo será o T-Cross, que chegará ao mercado brasileira em abril, e o terceiro SUV dessa estratégia será o Tarek, a ser produzido na fábrica de General Pacheco, na Argentina.
Atualmente, os SUVs representam 23,3% do mercado total de automóveis de passeio no Brasil. É o segmento que mais cresce no País, com aumento de 22,1% em 2018, enquanto outros segmentos evoluíram 10,6%, no mesmo período. Considerando o mercado de carros e comerciais leves, estima-se que em quatro anos, de dez unidades vendidas no Brasil, no mínimo três serão SUVs.