O prefeito Oswaldo Barba e o delegado da Polícia Federal (PF), Nelson Edilberto Cerqueira, anunciaram, na tarde desta segunda-feira (6), a instalação de um posto da Polícia Federal em São Carlos.
A unidade será responsável pela emissão de passaportes. O projeto de lei que firma o convênio entre o município e a PF será enviado à Câmara nos próximos dias.
O posto funcionará na Casa do Trabalhador, que fica na Avenida São Carlos, 1800. A estimativa é que o posto inicie as atividades em julho.
O deputado Newton Lima participou do anúncio. Segundo ele, desde quando era prefeito, a administração manifestava o interesse em montar um posto da PF. “Esse sonho se materializou. Barba e eu fazemos gestões junto ao governo federal para a internacionalização do aeroporto Mário Pereira Lopes e a emissão dos passaportes em São Carlos, certamente, faz parte de todo esse processo, que também facilita a atração de novos empreendimentos a São Carlos”, acentuou.
Para o prefeito Oswaldo Barba, São Carlos também necessita de um posto da PF em função da demanda crescente das agências de viagem. “Os brasileiros estão viajando cada vez mais para o exterior em função do bom momento pelo qual passa a economia”, destacou. “Temos importantes centros de pesquisa concentrados nas universidades, nas Embrapas e nos parques tecnológicos. Os pesquisadores usam muito o serviço de emissão de passaportes e a unidade, em São Carlos, facilitará a vida desses usuários”, continuou o prefeito.
O prefeito também fez questão de agradecer a agilidade da Polícia Federal desde seu pleito. “Estive em Araraquara no final de março, e já estamos anunciando mais este serviço para São Carlos. Nosso objetivo é melhorar, cada vez mais, a estrutura da nossa cidade”, ressaltou.
Números
O delegado da PF comentou que a demanda por emissão de passaportes cresceu 83% entre 2009 e 2010. No ano passado foram expedidos 9,9 mil documentos enquanto em 2009 o número foi de 5,4 mil. “Nesse ano planejamos emitir 18 mil passaportes”, projetou Cerqueira.
Ele acrescentou que a Polícia Federal, em Araraquara, atende a 29 municípios. De 1.700 passaportes emitidos em maio, 30% foram de pessoas de regiões fora da área de abrangência da delegacia, como cidades do Sul de Minas Gerais. “Hoje, os interessados fazem o cadastramento no site da Polícia Federal e esperam cerca de 50 dias para a emissão do passaporte.
Com o posto de São Carlos a gente espera que esse tempo seja reduzido para 3 ou 4 dias”, concluiu.
O posto para emissão de passaportes contará com funcionários da Polícia Federal e da Prefeitura de São Carlos, que já estão em treinamento.