Professores e alunos da Fadisc, Faculdades Integradas de São Carlos, realizaram na quarta-feira (23), em conjunto com a CUT, Central Única dos Trabalhadores, diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, uma manifestação em razão da crise que vive os alunos e professores com a faculdade.
A CUT apóia a causa trabalhista dos professores e emprestaram um carro de som, que foi utilizado pelos professores na porta da faculdade.
Em carta pública enviada a comunidade, os professores comunicam que tentaram de todas as formas legais abrir mesa de negociação com a mantenedora da Fadisc, para o pagamento dos salários atrasados, das retenções salariais e garantia dos direitos trabalhistas, como férias, INSS, FGTS, e décimo terceiro salário, mas nenhuma reivindicação foi atendida.
A carta diz ainda que a direção da faculdade perseguiu e demitiu alguns funcionários sem justa causa.
Convidada a participar da manifestação, a reportagem do Jornal da InterSom, esteve presente e tentou conversar com todas as partes envolvidas.
Demitido, o ex-professor de matemática das engenharias da Fadisc, Vinicius de Castro, disse que a situação na faculdade está terrível.
O professor fez uma denuncia grave a reportagem, falou que foi ameaçado no momento do manifesto pela mantenedora da Fadisc, e revelou ainda, que outros professores já foram ameaçados até por armas de fogo.
Vinicius de Castro, afirmou que os professores receberam a informação de que haverá uma intervenção na faculdade, e que o prédio onde está instalada a instituição vai a leilão.
Os alunos estavam presentes na manifestação apoiando a causa dos professores.
A reportagem do Jornal da InterSom, também tentou falar com a diretoria da Fadisc no local, mas ninguém foi encontrado.
Além da CUT, os alunos e professores da Fadisc, recebem apoio do prefeito Oswaldo Barba, do deputado federal, Newton Lima, além de vereadores da Câmara Municipal de São Carlos.